quarta-feira, 18 de julho de 2018

Danças impróprias na Igreja da Misericórdia em Leiria

Esta fotografia reporta-se a um "espectáculo" de dança realizado na Igreja da Misericórdia, situada no centro histórico de Leiria. O resto das fotografias, que nos abstemos de divulgar, demonstram bem o baixo nível daquela coreografia, que à pouca roupa dos protagonistas aliou também movimentos sensuais, e que destoa totalmente do local onde foi realizada.

A Igreja da Misericórdia já não era usada para culto público, e precisava de um restauro bastante dispendioso, de modo que em 2014 o Bispo de Leiria-Fátima, agora Cardeal António Marto, assinou o decreto de redução a uso profano.
No entanto, o cân. 1222, que regula a redução de uma igreja a uso profano, sublinha que esse uso, apesar de profano (por exemplo que a igreja sirva como um museu), jamais poderá ser sórdido:

Cân. 1222 — § l. Se alguma igreja de modo nenhum puder servir para o culto divino e não haja possibilidade de a reparar, o Bispo diocesano pode reduzi-la a usos profanos, mas não sórdidos. 

§ 2. Quando outras causas graves aconselharem a que alguma igreja deixe de empregar-se para o culto divino, o Bispo diocesano, ouvido o conselho presbiteral, pode reduzi-la a usos profanos não sórdidos, com o consentimento daqueles que legitimamente sobre ela reivindiquem direitos, e contanto que daí não sofra detrimento o bem das almas. 

A dança sensual protagonizada na Igreja da Misericórdia foi um uso sórdido, e por isso ilegítimo, com a agravante acrescida de que foram deixadas na igreja as imagens sacras e até o sacrário. Aquelas imagens escandalizaram os fiéis e é-lhes devida uma explicação e uma reparação do mal feito.

Quem quiser poderá enviar um email ao Cardeal Marto pedindo para se pronunciar publicamente sobre este assunto, e fazer os possíveis para garantir que isto não volte a acontecer: gabinetebispo@leiria-fatima.pt.

João Silveira


blogger

6 comentários:

Luisa Nazareth disse...

Estou estupefacta!!! Mas o que é isto??? Pode-se saber quem realizou este espectáculo? Esta vergonha? Não me interessa sequer discutir se a Igreja ainda funciona ou não, é um altar, é o meu templo e não admito que o ofendam!! Não gostam da religião? Passem à frente! Já chega!!

Anónimo disse...

Eu própria vi este espetaculo. E como entendedora de danca contemporanea e performance e como bailarina de ambas as vertentes posso afirmar com toda a certeza que nao existiram quaisquer "movimentos sensuais" como descrito no texto. Nao existiu nada na performance destes bailarinos de dança contemporanea que desrespeita-se o local onde se encontram. Se bem se lembra a performance contava com bailarino no chao deitados, a ver se ao espelho, a encontar se as portas, a andar, a exclamar citações. Nao existiu qualqer nudismo, nao existiram movimentos que remetessem a situações sensuais. Aconselho-o a pesquisar sobre arte e cultura antes de "acusar" bailarinos de serem desrespeitosos.

Pedro Marques disse...

A igreja faz-lhe mal à moleirinha.

Anónimo disse...

Não há necessidade de fazerem isto.. Falta de respeito pelas pessoas crentes....Podiam ir para a Rússia....

Antonio Laginha disse...

Realmente há MELHORES LUGARES PARA DANÇAR do que dentro de uma igreja com um piso IMPRÓPRIO para os corpos dos bailarinos. Se é que estamos a VERR ... bailarinos (parecem umas miúdas amadoras) . Também me parece que so figurinos são feios e nada criativos. Porém a nudez (se é disso que se trata) É COMUM NAS IGREJAS ! Veja-se santos como Sebastião ou mesmo Jesus de tanga na cruz ! Veio daí alguma mal ao MUNDO (falsamente puritano) ?

Anónimo disse...

Gostaria de saber se o paroco de Leiria bem comop o Sr Cardeal, tiveram conhecimento. E quem autorizou tal sacrilesio contra a ireja e quem acredita. Se vao ser ou pode ser castigado. um abraço