quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Santo Afonso Maria de Ligório sobre a Santa Missa

Uma só Missa presta a Deus maior honra que todas as orações e penitências dos santos, todos os trabalhos dos apóstolos, todos os sofrimentos dos mártires, todo o amor dos serafins e mesmo da Mãe de Deus, porque todas as honras dos homens são de natureza finita, enquanto que a honra que Deus recebe pelo santo sacrifício da missa é infinita, visto que lhe é prestada por uma pessoa divina. 

Devemos por isso reconhecer, com o santo Concílio de Trento, que a Santa Missa é a mais santa e divina de todas as obras. (...) Ainda que se sacrificasse a vida de todos os anjos e santos, mesmo assim, esse sacrifício não prestaria a Deus essa honra infinita, que lhe dá uma única Santa Missa.

Pe. Saint-Omer, C. Ss.R. in 'Obra compilada dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório' (Edit. Vozes, Petrópolis, 1955)


blogger

1 comentário:

maria José Martins disse...


E mais uma vez insisto, depois de ler estes textos: Atualmente, em vez de "foclore", o que TODOS precisamos é de quem nos AJUDE a entender, com Profundidade, o Verdadeiro Valor duma Missa. Daí, eu defender, que DEVERÍAMOS REGRESSAR ÀS ORIGENS...
E isto, somente, reforça, o que tenho vindo a tentar transmitir, nos meus últimos comentários...
E que me desculpem, se vou ferir alguém, mas a minha Geração já não recebeu grande parte da Sacralidade que envolve a Essência duma Missa e, por isso, habituámo-nos a "consumi-la", quase somente, por Preceito, o que facilitou a sua banalização e, consequentemente, o seu abandono. É por isso que, hoje, grande maioria dos que se afirmam Crentes, não a valorizam e até a dispensam... porque "ninguém AMA o que não conhece!"
Assim, que aqueles que, neste momento, estão a tentar dar o seu melhor, para consertar as coisas, procurem, com simplicidade, TODO O TESOURO DA NOSSA FÉ TRADICIONAL, que os nossos SANTOS e, sobretudo OS MÍSTICOS, nos legaram, COM PROVAS DADAS, em vez de nos oferecerem "mais do mesmo", porque, MUNDANIZAR a Igreja, apenas A vulgariza e provoca, com o tempo, o desinteresse e o afastamento de quem BUSCA ALGO DIFERENTE, MAS PERMANENTE!
E ISSO, SOMENTE DEUS CONFERE ÀQUELES QUE O BUSCAM COM RADICALIDADE, INTEIRO ABANDONO E VERDADE!
Caso contrário, pode mesmo AFASTAR-SE, como nos diz na Sua Palavra: Deus não convive com o Mal!