quarta-feira, 14 de julho de 2021

O abaixamento de Cristo - São Boaventura

Aprendei a humilhar-vos de verdade, e não apenas na aparência, como aqueles que se humilham de maneira fraudulenta, os hipócritas de que fala o Eclesiástico: «Abaixa-se em humildade fingida aquele cujo coração está cheio de fraude» (Ecli 19,23, Vulgata). «Pelo contrário, aquele que é verdadeiramente humilde», diz o bem-aventurado Bernardo, «não procura ver proclamada a sua humildade, mas passar por desprezível.» 

Nem a virgindade é agradável a Deus sem humildade, crede no que vos digo. A Virgem Maria não teria sido a Mãe de Deus se restasse nele alguma ponta de orgulho. Grande virtude é esta, pois, sem a qual todas as outras virtudes, longe de poderem existir, rebentam de orgulho.
 
Cristo foi humilhado a ponto de, no seu tempo, nada ter sido considerado mais vil que Ele. Tão grande foi a sua humildade, tão profundo o seu abaixamento, que ninguém era capaz de julgar dele segundo a verdade, ninguém podia acreditar que fosse Deus. Ora, Nosso Senhor e Mestre disse de Si mesmo: «O servo não é mais que o seu senhor» (cf Mt 10,24); portanto, se sois serva do Senhor, discípula de Cristo, deveis ser aviltada, desconsiderada, humilde.

in Sobre a vida perfeita, II, § 1, 3, 4


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...


Um texto profundo, mas difícil de entender e, muito mais, de praticar...
Realmente, somos mesmo servos inúteis!

Maria José Martins disse...

E depois de tentar analisar este texto, sobre o que é a verdadeira Humildade, fico com a sensação de que Deus "parece" gostar de nos sentir "HUMILHADOS!"--que Ele me perdoe, porque este desabafo é somente fruto da necessidade que tenho de encontrar uma resposta RACIONAL, pensando em tantos outros, que assim possam sentir--
Sendo Deus um PAI, que é Amor por excelência, e nos Criou livres, porque EXIGE tanta anulação de nós próprios? Eu sei que tudo passa pela necessidade de nos tornarmos PERFEITOS, pois, segundo os Místicos, quanto mais crescemos em Santidade, e mais perceção obtemos sobre Quem Deus é, e como é realmente, maior consciência adquirimos da nossa mediocridade, da nossa miséria, da nossa podridão, ao ponto de nos considerarmos LIXO, perante a SUA PERFEIÇÃO, chegando a não entender, porque nos AMA tanto. E, até aqui, eu entendo! Contudo, também nos pede que "amemos o outro como a nós mesmos". Ora, se eu "não me amar", também não posso estar bem, para AMAR o outro.
E aqui, penso eu, é que está o segredo da verdadeira HUMILDADE: deixar que seja Deus a Amar, mas através de mim, com tuas as consequências que daí, possam advir; e todos sabemos como Jesus nos AMA, AMANDO até os inimigos!!
E eu, porque acredito que somente Ele tem palavras de Vida Eterna, tento esforçar-me por Lhe obedecer e fazer o que Ele me pede, mas que alguém AJUDE os que ainda não O conhecem e que, por isso, raciocinando, apenas HUMANAMENTE, podem tirar conclusões ERRADAS, indo buscar as respostas às doutrinas da "New Age", que privilegiam SOMENTE e, acima de tudo, o EGO, para que, depois de se sentirem "realizados", possam contribuir para a felicidade alheia, mas, colocando SEMPRE o "SEU EU" em primeiríssimo lugar, ao ponto de RARAMENTE se sacrificarem por UM BEM MAIOR: Eu tenho direito a ser feliz e os meus interesses acima de tudo: EU, EU, EU e sempre EU!
Daí, a IGREJA dever CONDENAR ABERTAMENTE, e até PROIBIR, os Católicos de frequentar essas áreas: REIKI, Yoga e outros...pois, todos sabemos, que há COLÉGIOS RELIGIOSOS e PARÓQUIAS que já as lecionam. Falam muito de TOLERÂNCIA e de AMOR, mas, partindo do pressuposto EU, EU e sempre EU, doutrina CONTRÁRIA à de Jesus Cristo!
Apregoam o auto controlo, baseado somente na sobrevalorização do EGO INDIVIDUAL, renegando o DEUS DE JESUS CRISTO, pois, são de ascendência Esotérica e Espírita!