sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

São Brás: Hoje é dia da Bênção da Garganta

São Brás nasceu em Sebaste, cidade da Arménia, no fim do século III. Era médico, mas abandonou tudo para se dedicar inteiramente ao serviço de Deus, numa vida solitária e penitente.

Segundo a tradição, vivia na gruta do Monte Argeu, rodeado de animais selvagens, mas obedientes às suas ordens. E a ele recorriam numerosas pessoas, buscando alento para as suas aflições. Foi aclamado pelo povo como bispo de Sebaste e sofreu o martírio durante a perseguição de Licínio, em 323, pelas mãos de Agrícola, governador da Capadócia.

Um dia recorreu a ele uma mãe pedindo-lhe que auxiliasse o seu filho que estava a morrer sufocado por causa de uma espinha de peixe que se havia atravessado na sua garganta. O santo curou-o fazendo o sinal da cruz. Estando São Brás mais tarde preso, a mesma mulher trouxe-lhe alimentos e velas. Daí vem à tradição de se aplicar duas velas, enquanto se invoca o santo, aos que sofrem da garganta.

Oração a São Brás

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar correctamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Ámen

Bênção de São Brás

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Peço desculpa pelo que vou escrever, mas cada vez reflito mais, sobre o quanto temos perdido ou desperdiçado, desde que a nossa Igreja deixou de valorizar estas Bênçãos.
Por acaso, somente, este ano, tive acesso à Bênção de S. Brás, porque vivo numa cidade onde as tais Comunidades, ditas Tradicionais, as celebram.
É pena, porque com a proliferação das doenças graves e de todo o tipo de maleitas, muito se poderia conseguir, com a Medicina aliada às Bênçãos do Céu, não fosse Deus o "médico dos médicos", e cujo Amor e Misericórdia TAMBÉM passam por aí, podendo CURAR-NOS de todo o tipo de sofrimento humano, na maior parte das vezes, consequência das nossa más escolhas ou, mais propriamente, do nosso pecado.
Assim, o lucro seria a dobrar. Como Deus exige CONVERSÃO para que a CURA exista, a Sociedade melhoraria a TODOS os níveis!