sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Pecado grave, Contrição, Confissão e Comunhão

Todo o católico saberá que ordinariamente o pecado grave ou mortal só pode ser perdoado na Confissão Sacramental. Extraordinariamente, por motivos graves, não tendo acesso a nenhum sacerdote, poderá ser perdoado rezando, com perfeição e verdade, o Acto de Contrição[1] com o propósito de se confessar logo (imediatamente) que lhe seja possível. Razões ponderosas dão-se, por exemplo, quando acontece um acidente sério ou uma enfermidade grave, ou perigo de morte, ou quando um Padre tem de assegurar a Celebração da Missa ou da Confissão dos seus fiéis. Infelizmente, nos dias de hoje, esquecem-se as razões graves e banalizam-se, com grande perigo para as almas, estas realidades Sagradas. Até parece que agora é obrigatório Comungar!

 

A Comunhão generalizada, sem Confissões correspondentes, tornou-se uma obrigação social. Se alguém não se apresenta ao Sagrado Banquete é julgado como estando em pecado mortal. Consequentemente não são poucos os que por receio de serem mal vistos vão Comungar sem estarem devidamente preparados, sendo que quem assim o fizer em vez de Comungar com o Salvador come a sua própria condenação. Ora, importa saber que há muitas razões, independentes do pecado grave, que podem levar um fiel a abster-se da Sagrada Comunhão. Acresce, ainda, que ninguém tem o direito de estar a reparar em quem Comunga ou o deixa de fazer.

 

À honra de Cristo. Ámen.


Padre Nuno Serras Pereira


[1] Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

 

ou

 

Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós Quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno, e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Ámen.



blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

Sem querer fazer juízos de valor, também penso da mesma maneira: hoje, todos comungam, mas poucos se confessam ou pior, dizem que a Confissão foi inventada pelos "padres" e que Deus perdoa tudo e, por isso, se confessam diretamente a Ele!
Também conheço paróquias, aqui bem perto, cujos Párocos só confessam as crianças da 1ª Comunhão se lhes pedirem, porque acham que elas não têm pecados; e dão a Absolvição Geral a todos os interessados, dispensando a individual, sem motivo aparente.
Por tudo isto, cada vez acredito mais, que existe mesmo DUAS IGREJAS!

Anónimo disse...

O Ato de Contrição é indulgenciado se rezado todos os dias?