sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Zelo bom e zelo mau

Há formas de zelo mau que tomam a aparência de zelo bom. É o caso, por exemplo, do zelo dos fariseus, que cumpriam rigorosamente a lei exterior. A origem deste zelo «amargo» não é o amor a Deus e ao próximo, mas o orgulho. 

Os que a ele se entregam estão cheios de uma estima desordenada pela sua própria perfeição, não concebendo outro ideal para além do seu; tudo o que não esteja de acordo com esse ideal é necessariamente censurado; tais pessoas pretendem submeter todas as coisas à sua maneira de ver e de fazer - daí as dissensões; este zelo desemboca no ódio.

Vede com que aspereza os fariseus, animados por este zelo, perseguiam o Senhor, colocando-Lhe perguntas insidiosas, preparando-Lhe armadilhas e emboscadas, não tendo interesse em conhecer a verdade, mas apenas em apanhar Cristo em falta. Vede como O pressionam, como O provocam a condenar a mulher adúltera: «Moisés ordenou-nos que lapidássemos esta mulher; e Tu, Mestre, que dizes?» (Jo 8,5). 

Vede como Lhe censuram o facto de fazer curas ao sábado (cf Lc 6,7); como criticam os discípulos por apanharem espigas no dia do repouso (cf Mt 12,2); como se escandalizam ao verem que o divino Mestre come com publicanos e pecadores (cf Mt 9,2): são tudo manifestações deste «zelo amargo», tantas vezes acompanhado de hipocrisia.

Beato Columba Marmion in 'O Zelo Bom'


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Tudo o que acabámos de ler é verdade, mas, hoje, corre-se o risco de apelidar de Fariseus, aqueles que, conhecendo a Palavra de Deus e a Sua imutabilidade, tentam não confundir Misericórdia com permissividade, ao ponto de TUDO fazerem para CONVERTER um irmão, mas sabendo esperar o tempo de Deus, na a sua Conversão. Contudo, como SEMPRE nos ensinaram, a VERDADE deve ser dita sem subterfúgios, embora com Caridade, para que, pelo menos, as consciências sejam abanadas...É que, estamos num mundo, como ainda ouvi esta semana numa Homilia, em que a voz da Consciência--voz de Deus--está COMPLETAMENTE abafada, pelos valores contrários, tornando-nos cada vez mais insensíveis ao BEM, para não dizer, transformando-nos nuns verdadeiros "sociopatas", onde SOMENTE o MEU EGO pode e deve ser tido em consideração e em primeiríssimo lugar!