terça-feira, 29 de agosto de 2023

Carta de Bispo Strickland reafirma a Fé Católica e deixa aviso sobre o Sínodo de Outubro

Meus queridos filhos e filhas em Cristo: Que o amor e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre convosco!

Neste tempo de grande turbulência na Igreja e no mundo, devo falar-vos com coração de pai para vos advertir dos males que nos ameaçam e para vos assegurar a alegria e a esperança que temos sempre em Nosso Senhor Jesus Cristo. A mensagem má e falsa que invadiu a Igreja, Esposa de Cristo, é que Jesus é apenas um entre muitos, e que não é necessário que a Sua mensagem seja partilhada com toda a Humanidade. Esta ideia deve ser rejeitada e refutada. Temos de partilhar a alegre boa nova de que Jesus é o nosso único Senhor e que Ele deseja que toda a Humanidade, para todo o sempre, possa abraçar a vida eterna n'Ele.

Quando compreendermos que Jesus Cristo, o Filho Divino de Deus, é a plenitude da revelação e o cumprimento do plano de salvação do Pai para toda a Humanidade e para todos os tempos, e O abraçarmos de todo o coração, então poderemos abordar os outros erros que assolam a nossa Igreja e o nosso mundo e que foram provocados por um afastamento da Verdade.

Na carta de S. Paulo aos Gálatas, ele escreve: "Admira-me que tão depressa abandoneis Aquele que vos chamou pela graça (de Cristo) por um evangelho diferente (não que haja outro). Mas há alguns que vos estão a perturbar e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas mesmo que nós ou um Anjo do Céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, que esse seja amaldiçoado! Como já dissemos, e agora repito, se alguém vos anunciar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema!" (Gal 1, 6-9)

Como vosso pai espiritual sinto que é importante reiterar as seguintes verdades básicas que sempre foram defendidas pela Igreja, desde tempos imemoriais, e sublinhar que a Igreja não existe para redefinir questões de Fé, mas sim para salvaguardar o Depósito da Fé tal como nos foi transmitido pelo próprio Nosso Senhor através dos apóstolos, dos santos e dos mártires. Mais uma vez, recordando o aviso de S. Paulo aos Gálatas, quaisquer tentativas de perverter a verdadeira mensagem do Evangelho devem ser categoricamente rejeitadas como prejudiciais à Noiva de Cristo e aos seus membros individuais.

1. Cristo estabeleceu uma Igreja - a Igreja Católica - e, portanto, só a Igreja Católica fornece a plenitude da verdade de Cristo e o caminho autêntico para a Sua salvação para todos nós. 

2. A Eucaristia e todos os sacramentos são divinamente instituídos, não desenvolvidos pelo Homem. A Eucaristia é verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo, a Alma e a Divindade, e recebê-Lo na Comunhão indignamente (isto é, num estado de pecado grave e impenitente) é um sacrilégio devastador para o indivíduo e para a Igreja. (1 Cor 11, 27-29)

3. O sacramento do Matrimónio foi instituído por Deus. Através da Lei Natural, Deus estabeleceu o matrimónio como sendo entre um homem e uma mulher fiéis um ao outro para toda a vida e abertos a ter filhos. A Humanidade não tem o direito ou a verdadeira capacidade de redefinir o matrimónio.

4. Cada pessoa humana é criada à imagem de Deus, homem ou mulher, e todas as pessoas devem ser ajudadas a descobrir as suas verdadeiras identidades como filhos de Deus, e não apoiadas numa tentativa desordenada de rejeitar a sua inegável identidade biológica e dada por Deus.

5. A actividade sexual fora do casamento é sempre gravemente pecaminosa e não pode ser tolerada, abençoada ou considerada permissível por qualquer autoridade dentro da Igreja.

6. A ideia de que todos os homens e mulheres serão salvos independentemente da forma como vivem as suas vidas (um conceito comummente designado por universalismo) é falsa e perigosa, pois contradiz o que Jesus nos diz repetidamente no Evangelho.  Jesus diz que devemos "negar-nos a nós próprios, tomar a nossa cruz e segui-Lo" (Mt 16, 24). Ele deu-nos o caminho, através da Sua graça, para a vitória sobre o pecado e a morte através do arrependimento e da confissão sacramental. É essencial abraçarmos a alegria e a esperança, bem como a liberdade, que advêm do arrependimento e da confissão humilde dos nossos pecados. Através do arrependimento e da confissão sacramental, cada batalha contra a tentação e o pecado pode ser uma pequena vitória que nos leva a abraçar a grande vitória que Cristo conquistou para nós.

7. Para seguir Jesus Cristo, temos de escolher voluntariamente tomar a nossa cruz em vez de tentar evitar a cruz e o sofrimento que Nosso Senhor oferece a cada um de nós individualmente na nossa vida quotidiana.  O mistério do sofrimento redentor - ou seja, o sofrimento que Nosso Senhor permite que experimentemos e aceitemos neste mundo e que depois Lhe devolvamos em união com o Seu sofrimento - humilha-nos, purifica-nos e leva-nos mais profundamente à alegria de uma vida vivida em Cristo. Isto não quer dizer que devamos gostar ou procurar o sofrimento, mas se estivermos unidos a Cristo, ao experimentarmos os nossos sofrimentos quotidianos, podemos encontrar a esperança e a alegria que existem no meio do sofrimento e perseverar até ao fim em todo o nosso sofrimento. (cf. 2 Tim 4, 6-8)

Nas próximas semanas e meses, muitas destas verdades serão examinadas no âmbito do Sínodo sobre a Sinodalidade. Devemos agarrar-nos a estas verdades e desconfiar de todas as tentativas de apresentar uma alternativa ao Evangelho de Jesus Cristo, ou de promover uma fé que fala de diálogo e de fraternidade, ao mesmo tempo que tenta eliminar a paternidade de Deus. Quando procuramos inovar sobre o que Deus, na sua grande misericórdia, nos deu, encontramo-nos em terreno traiçoeiro. A base mais segura que podemos encontrar é mantermo-nos firmes nos ensinamentos perenes da fé.

Lamentavelmente, é possível que alguns classifiquem como cismáticos aqueles que discordam das mudanças que estão a ser propostas. No entanto, pode ter a certeza de que ninguém que permaneça firmemente na linha de prumo da nossa Fé Católica é um cismático. Devemos permanecer sem pudor e verdadeiramente Católicos, independentemente do que possa ser apresentado. Devemos também estar conscientes de que não é abandonando a Igreja que nos mantemos firmes contra estas mudanças propostas. Como disse S. Pedro: "Senhor, a quem iremos nós?  Tu tens as palavras da vida eterna". (Jo 6,68) Por isso, mantermo-nos firmes não significa que estamos a tentar deixar a Igreja. Pelo contrário, aqueles que propõem mudanças naquilo que não pode ser mudado procuram apoderar-se da Igreja de Cristo, e são de facto os verdadeiros cismáticos.

Exorto-vos, meus filhos e filhas em Cristo, que agora é o momento de vos certificardes de que estais firmemente apoiados na fé católica dos tempos. Todos nós fomos criados para procurar o Caminho, a Verdade e a Vida, e nesta era moderna de confusão, o verdadeiro caminho é aquele que é iluminado pela luz de Jesus Cristo, pois a Verdade tem um rosto e, de facto, é o Seu rosto. Ficai certos de que Ele não abandonará a Sua Esposa.

Continuo a ser o vosso humilde pai e servo,
Reverendíssimo Joseph E. Strickland, Bispo de Tyler


blogger

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada!
É muito mais do que elucitativa esta carta.
Só não aprende, quem não quiser.
Bem precisamos de reparos assim , numa linguagem simples, mas clara.
Que Deus abençoe esse Bispo.

Rui Sousa disse...

Esta carta devia ser distribuída todos os Domingos à saída da Missa durante um mês. Tudo muito claro.

Eduardo disse...

"Esta carta devia ser distribuída todos os Domingos..." À ENTRADA DA MISSA assim como a oração do Bispo Schneider para o triunfo da Fé Católica e também um dossier com todas as intervenções e escritos do Arc. Vigano também para o trinfo da Fé Católica contra muitos verdadeiros heréticos que arengam no púlpito pregando falsas doutrinas: É necessária outra Contra Reforma, agora contra os modernistas que se apoderaram de altos postos na Igreja e preanunciam uma nova religião chegando ao cúmulo de, como o faz o jesuíta Spadaro, criticar Jesus Cristo. Os arrianos eram uma pequena seita comparados com estes servidores do AntiCristo.

Anónimo disse...

Bem observado, Eduardo!
Mas como, infelizmente, tudo está profetizado, agora, rezemos para que Deus intervenha depressa, e os ponha no lugar que merecem.
E o que mais ainda virá!
E o que mais dói é o silêncio cumplice de quem devia falar.

Anónimo disse...

Mais uns tempos e temos uma bispa auxiliada pela sua partner in life a apregoar a teologia queer.

Eduardo disse...

Porque "...infelizmente, tudo está profetizado...". Porquê infelizmente? Demos graças a Deus porque tudo está abundantemente profetizado e oremos para que mais santos, bispos e sacerdotes, a exemplo dos que citei, surjam, e nos enquadrem para o combate espiritual supremo que já se iniciou porque sem eles a nossa luta que, não se pode resumir à oração pois é combate dos soldados que somos, será infrutífera. Soldados sem generais, não pode ser!

Anónimo disse...

Quando digo infelizmente é porque Deus não se engana e, assim, não há mesmo volta a dar.
Se não estivesse, ainda poderíamos acreditar em que o castigo não seria tão drástico.