sábado, 16 de setembro de 2023

Índios canibais no Brasil

O combate ao vício de comer carne humana principiou muito antes da catequese própriamente dita. Na Bahia, em 1549, os padres liderados por Manuel da Nóbrega, chegaram a arrancar, em pleno terreiro, das mãos das velhas antropofagas, dispostas já a cozinha-lo para um banquete, o corpo morto de um índio. Tal audácia ia-lhes custando a vida. 

Com a ajuda de Tomé de Sousa saíram ilesos. E, com método e com a cooperação de Mem de Sá, que impôs sanções legais contra esse terrível costume, a antropofagia desapareceu em breve entre os índios que se punham em contacto com os Portugueses. Foi uma das primeiras conquistas morais dos Jesuítas. Entres os Tupis, o ritual antropofágico não existia sem a guerra movida por honra e vingança. Então, acabar com as guerras intertribais seria condição para impor-lhes a religião oficial do império português.

O ano de 1558 foi um marco da guerra à antropofagia, com a chegada de Mem de Sá ao Brasil. O terceiro governador-geral foi o principal responsável pelo combate ao costume indígena de comer carne humana, que tanto abominava aos jesuítas e dificultava a catequização. 

Simão de Vasconcellos conta que o alvoroço foi grande. Colonos portugueses, e indígenas chegaram a acusar o padre Manoel da Nóbrega de ser o responsável pelas medidas para eliminar os “antigos costumes”. Mas o governador Mem de Sá prosseguiu com a missão dada pelo Rei e, assim, “os bárbaros [da Bahia]” foram reduzidos “a quatro poderosas aldeas, de S. Paulo, de Santiago, S. João, e Espirito Santo.

Serafim Leite in Páginas de História do Brasil


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando ouço falar de proselitismo, vêm- me à cabeça todos estes costumes, que, segundo aqueles que defenden o respeito e a aceitação dessas tradições, elas deveriam ter sido mantidas?
Assim, nunca haveria transformação, nem progresso, e tudo ficaria igual?
Então como evoluiria a Sociedade?
Era só no aspecto material e nas comodidades ?
Essas teorias não deixam de ser utópicas, porque todos
querem melhorar.
Então, porque os Índios mais isolados e os negros gostam tanto das novas tecnologias e de outras invenções?
E, depois, onde entraria o conceito do bem e do mal, mais perfeito ou da educação, da delicadeza... se tudo ficava igual?
Evangelizar é levar a Boa Nova e Jesus como Modelo, por isso, como poderia continuar tudo igual, como andarem nus, serem supersticiosos, comerem- se uns aos outros...enfim, viver de forma selvagem para sempre, não se amando nem respeitando como Deus quer.
A Europa, o Continente mais evoluído, está a dar um tiro no pé, ao trair as suas origens, de onde lhe veio tudo: do Cristianismo!
Vejam o que se passa no mundo Árabe, na Índia e mesmo em África, em alguna Países!
E é por isso mesmo, que, hoje, a nossa Civilização está cada vez mais desequilibrada, primária e selvagem, porque ao pretender ser " livre", mais não está do que a regressar à idade da pedra, sem Valores nem Referências; ainda nos vamos voltar a comer uns aos outros só que desta vez, não por ignorância, mad por maldade satânica, pois conscientemente, expulsamos Deus, das nossas vidas, achando que o Homem só por si pode ser feliz.


Maria José Martins disse...


Perante relatos como este, somente deveríamos dar Graças a Deus; mas, infelizmente, ainda há quem ataque e maldiga a Evangelização! E não me refiro apenas aos canibais...porque aonde Ela não chegou ou não conseguiu "vingar", verifiquem como são tratados os Direitos Humanos.
A Europa, em vez de renegar Aquilo, que A tornou um dos Continentes, ou o Continente mais evoluído-- no bom sentido-- da nossa Civilização, a cultura Judaico/Cristã, deveria, como o fez, desde sempre, continuar a EXPANDIR, com orgulho, a Palavra de Deus, detentora da ÚNICA VERDADE, que nos impele à verdadeira Liberdade, Justiça e Fraternidade.
Proselitismo? Mas como se pode MUDAR sem CONVERSÃO?
Claro, respeitando, gradualmente a evolução e a caminhada de cada um, ao mesmo tempo, como já aqui referi, que ACREDITAMOS, de VERDADE, em que Deus faz o resto, mesmo com PRODÍGIOS e SINAIS, como Jesus Cristo fazia e tantos Santos Missionários, por esse mundo afora, agora, maldosamente CALUNIADOS!
Recordem S. Francisco Xavier, venerado e respeitado por TODOS, Cristãos e não Cristãos, que, ainda hoje, na Índia, o tratam "de PAI".
Que Deus nos perdoe e, sobretudo, à queles, que hoje O tentam DENEGRIR, com métodos que põem constantemente em causa a ENTREGA DESPRETENSIOSA dos Seus Missionários, defendendo a maledicência relativamente à SUA OBRA, ou mesmo, tudo fazendo para REGREDIR a SUA AÇÂO, através duma inculturação primitiva, para não dizer, selvagem; e tudo em nome da "liberdade" e da EVOLUÇÃO sem DEUS, e cujo único propósito, acredito eu, é SOMENTE CONFUNDIR e ACABAR DE VEZ, com a Igreja de Jesus Cristo, cujo Mestre NUNCA permitirá e, renascendo das cinzas, segundo as Profecias, há de chegar, um dia, a TODOS OS POVOS DO MUNDO, formando um "Só Rebanho e um só Pastor", depois de VENCER todos os traidores e INCAUTOS, que, neste momento, NADA fazem, ou ainda ajudam a dar cabo Dela, para DEFENDÊ-LA!

Eduardo disse...

"...o combate ao vício de comer carne humana..."? E também não é vício de comer carne humana o aborto? O de utilizar o aborto, ou melhor dizendo, o assassínio de crianças ainda vivas nas barrigas das mães, arrancadas e desmembradas nas suas partes, para serem utilizadas nos diversos produtos farmacêuticos para combaterem falsas pandemias, ou em produtos diversos da indústria farmacêutica, ou em rituais satânicos pagãos?
Como me desagrada ver ligar-se a filosofia pagã dos tempos modernos, o evolucionismo, essa satânica palavra talismã, à pausa na decadência do género humano corrompido pelo pecado original que significou a Incarnação do Deus-Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo que veio para nos salvar deste mundo terrível que tem como referência o evolucionismo e o progresso, isto é, comermo-nos uns aos outros, segundo a lógica do direito do mais forte (os chamados direitos humanos). A todos nos faria bem ver ou rever o filme Apocalipto de Mel Gibson e, mais uma vez, deixarmo-nos de preconceitozinhos canónicos e ler o grande profeta dos tempos modernos, o Arc. Vigano. É tempo de levarmos a sério, de forma profunda, a interrogação que é muito mais afirmação do que pergunta de Jesus Cristo quando diz aos seus apóstolos a propósito da Sua segunda vinda se ainda encontrará fé por este mundo...Não, ainda não parou o vício da antropofagia, ele apenas foi interrompido porque a Cristandade outrora se impôs mas com o famoso Renascimento tudo recomeçou como antes de Jesus Cristo: o Grande Homicida e os seus filhos regressaram, a coberto das pragas e das epidemias, de gafanhotos e de vírus.