domingo, 21 de abril de 2024

Os 7 graus de humildade segundo Santo Anselmo

Hoje é dia de Santo Anselmo de Cantuária (onde morreu) ou d'Aosta (onde nasceu): um grande missionário (Arcebispo de Canterbury), cientista (teólogo) e Doutor da Igreja. Apesar de ser um génio conseguiu crescer em humildade; virtude difícil mas necessária para se ser feliz.

Estes são os 7 graus de humildade, segundo Santo Anselmo:

1. Reconhecer-se digno de desprezo (por causa da própria miséria);
2. Sofrer por causa disso (seria errado amar os próprios defeitos);
3. Confessá-lo sinceramente;
4. Convencer os outros disso;
5. Tolerar pacientemente que o digam;
6. Tolerar pacientemente ser tratado como vil;
7. Alegrar-se por causa disso.


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...


O oposto de tudo o que as "novas eras" propõem!
Cada vez mais se incentiva à idolatria do EGO, do eu, depois eu, e sempre eu!
Eu, em primeiríssimo lugar e a minha felicidade. Só penso nos outros, se daí não me sobrarem "chatices"...
Logo, como posso, perante estas doutrinas, aceitar que sou miserável, que sou lixo, esterco, como nos ensinam os grandes místicos e Santos?
Claro, tudo isto numa linha de verdadeira humildade, quando confrontado, com a Perfeição de Deus!
Quanto mais para Ele subimos e, logicamente, melhor O conhecemos, mais consciência temos da nossa miséria e da nossa pequenez, mas também, do Seu Infinito Amor. Se assim não fosse, e se Deus não nos amasse realmente de verdade...ao ponto de TUDO ultrapassar e de tudo nos perdoar, quando O buscamos de todo o coração, o que veria Ele em nós, que somente O fazemos sofrer e a toda a hora, O desiludimos?