No ano de Nosso Senhor 415, no reinado do Imperador Honório, um Sacerdote chamado Luciano (que morava em Caphargamala, a cerca de vinte milhas de Jerusalém) recebeu uma mensagem de Deus, em consequência da qual foram descobertos os corpos dos Santos Estêvão, o Primeiro Mártir, Gamaliel, Nicodemos e Abibon (o filho de Gamaliel), que há muito jaziam desconhecidos e ignorados.
Lucian estava a dormir quando Gamaliel lhe apareceu em sonho como um velho alto e formoso, de presença adorável, disse-lhe onde estavam os corpos e ordenou-lhe que fosse ter com João, Patriarca de Jerusalém, e que tratasse com ele para que pudessem ter um enterro mais honroso.
Quando o Patriarca de Jerusalém ouviu isto, convocou bispos e sacerdotes das cidades vizinhas e dirigiu-se ao local, onde encontrou os túmulos escavados na rocha, e deles brotava um cheiro muito suave. Tendo o facto sido anunciado, reuniu-se uma grande multidão de pessoas, e muitos dos que estavam doentes e fracos de diversas doenças regressaram sãos a casa.
O corpo sagrado de Santo Estêvão foi então transportado com grande pompa para a santa Igreja de Sião. Sob o imperador Teodósio, o Jovem, foi levado para Constantinopla e, durante o papado de Pelágio I, foi trazido para Roma, onde foi depositado no sepulcro do santo mártir Lourenço, no Campo del Verano.
Lições das Matinas de hoje
1 comentário:
Por aqui se vê, que Deus nunca abandona os Seus e que, muitas vezes, a Justiça tarda, mas nunca falha!
Enviar um comentário