sábado, 21 de dezembro de 2024

Dia de São Tomé, Apóstolo

No calendário antigo hoje é dia de São Tomé. Esta representação, bem menos conhecia do que a de Caravaggio, chega-nos pelas mãos de Velasquez. A este apóstolo é dedicada uma importante passagem do evangelho (Jo 20, 24-29) em que ele negou acreditar na ressurreição de Jesus caso não O visse com os seus próprios olhos.

Nosso Senhor acabou por lhe aparecer, dizendo que tocasse nas Suas chagas, desta forma provando que era realmente Ele e que tinha ressuscitado dos mortos. São Tomé não precisou de o fazer. Compensou a sua incredulidade com umas das melhores expressões da fé católica que o mundo já conheceu: "Meu Senhor e meu Deus". É isso mesmo que é Jesus Cristo.



blogger

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Porquê Nossa Senhora do Ó?

Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugénio III Bispo de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade Santo Ildefonso.

Santo Eugénio foi sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, que determinou que essa festa se celebrasse no dia 18 de Dezembro com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.

Os dois nomes têm o mesmo significado e objectivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.

A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogénito, é o desejo inspirado e sobrenatural da "bendita entre as mulheres", que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para co-redentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afectivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.

As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde o dia 18 de Dezembro até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó ("Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação"; "Ó rebento da Raiz de Jessé... vinde libertar-nos, não tardeis mais"; "Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus"), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de "Nossa Senhora do Ó".

Em Portugal

Em Portugal, o culto à Expectação do Parto, ou a Nossa Senhora do Ó, teria se iniciado em Torres Novas (Santa Maria, Frei Agostinho de - Santuário Mariano), onde uma antiga imagem da Senhora era venerada na Capela-mor da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo. Esta imagem era conhecida à época de D. Afonso Henriques por Nossa Senhora de Almonda (devido ao Rio Almonda, que banha aquela povoação), à época de D. Sancho I por Nossa Senhora da Alcáçova (c. 1187) ou, a partir de 1212, quando se lhe edificou (ou reedificou) a igreja, por Nossa Senhora do Ó. Esta imagem é descrita pelo mesmo autor como:

É esta santa imagem de pedra mas de singular perfeição. Tem de comprimento seis palmos. No avultado do ventre sagrado se reconhecem as esperanças do parto. Está com a mão esquerda sobre o peito e a direita tem-na estendida. Está cingida com uma correia preta lavrada na mesma pedra e na forma de que usam os filhos de meu padre Santo Agostinho.

Nossa Senhora do Ó é a padroeira de dezoito freguesias portuguesas, situadas na sua maioria nas dioceses mais setentrionais do país

No Brasil

No Brasil, o culto iniciou-se à época do início da colonização, com o Capitão donatário Duarte Coelho, na Capitania de Pernambuco. Tendo fundado a vila de Olinda, nessa povoação erigiu-se uma Igreja sob a invocação de São João Baptista, administrada por militares, onde era venerada uma imagem de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó. De acordo com Frei Vicente Mariano, também se tratava de uma imagem pequena com cerca de dois palmos de altura, entalhada em madeira e estofada, de autoria e origem desconhecida. A tradição reputa esta imagem como milagrosa, tendo vertido lágrimas em 28 de Julho de 1719.

A partir dessa primitiva imagem em Olinda, a devoção se espalhou em terras brasileiras graças a cópias na Ilha de Itamaracá, em Goiana, em Ipojuca e em São Paulo, nesta última em casa da família de Amador Bueno e na do bandeirante Manuel Preto que fundou a igreja e o bairro bem conhecidos até hoje. Os bandeirantes, por sua vez levaram a devoção para Minas Gerais, onde, em Sabará, se erige a magnífica Capela de Nossa Senhora do Ó, em estilo indo-europeu, actualmente tombada pelo Iphan. É venerada também em Icó onde fazem uma grande festa anual.

Iconografia

A imagem de Nossa Senhora do Ó sempre apresenta a mão esquerda espalmada sobre o ventre. A mão direita pode também aparecer em simetria à outra ou levantada. Encontram-se imagens com esta mão segurando um livro aberto ou também uma fonte, ambos significando a fonte da vida. Em Portugal essas imagens costumavam ser de pedra e, no Brasil, de madeira ou argila.

No século XIX, muitas imagens foram trocadas pela da Nossa Senhora do Bom Parto, com o ventre disfarçado pela roupa. Somente no fim do século XX se voltou a falar e pesquisar o assunto, tendo-se encontrado imagens antigas enterradas sob o altar das igrejas.

* * *

As Antífonas do Ó foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal. 

Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento (Antífonas do Ó: O antigo e o novo na oração litúrgica do advento. - São Paulo: Paulinas, 1997).

De acordo com D. Guéranger (Abade de Solesmes, França, +1875), ‘as Antífonas do Ó contêm todo o núcleo do período litúrgico’. São consideradas, ainda, ‘as pérolas que exprimem o tesouro escondido no campo deste Tempo, configurando a coroa do Rei dos reis!’

in heroinasdacristandade.blogspot.com


blogger

sábado, 14 de dezembro de 2024

Cardeal pede que os fiéis não se ajoelham para comungar porque "perturba o fluxo da procissão"

O Cardeal Blaise Cupich de Chicago, EUA, publicou uma nota sobre a liturgia a 11 de Dezembro, principalmente para desencorajar o ajoelhar-se para receber a Sagrada Comunhão.

Entre muitas palavras, a frase principal é esta: "A norma estabelecida pela Santa Sé para a Igreja Universal e aprovada pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos é que os fiéis se dirijam juntos como uma expressão do seu avançar como Corpo de Cristo e recebam a Sagrada Comunhão de pé."

E, "Certamente a reverência pode e deve ser expressa inclinando-se antes de receber a Sagrada Comunhão, mas ninguém deve envolver-se num gesto que chame a atenção para si próprio ou perturbe o fluxo da procissão."

in gloria.tv


blogger

A coroa oferecida a Nossa Senhora pelas mulheres portuguesas

A 13 de Outubro de 1942, um grupo de mulheres portuguesas, em representação do povo português, oferece a coroa de ouro à imagem da Capelinha das Aparições em sinal de gratidão pelos seus maridos e filhos terem sido poupados aos dramas da Segunda Grande Guerra.


blogger

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

O processo judicial e o corajoso martírio de Santa Luzia

Santa Luzia foi uma mártir dos primeiros séculos do Cristianismo (304 d.C.). Dotada de grande beleza física foi cobiçada por um jovem que também vivia em Siracusa (Sicília). Como não correspondesse aos intentos desse jovem, este denunciou Luzia ao Tribunal de Pascácio por ser cristã.

Pascásio citou a donzela perante o tribunal e intimou-a a sacrificar aos deuses e a cumprir a palavra dada ao cidadão. 

“Nem uma, nem outra coisa farei”, respondeu Luzia. “Adoro a um só Deus verdadeiro, a Ele prometi fidelidade e a mais ninguém”.

Pascásio, então, disse: “Devo exigir que respeites a ordem imperial: de prestar homenagem aos deuses e cumprir o que prometeste”.

Luzia: “Fazes bem em cumprir as ordens do Imperador[2]; eu cumpro as que Deus me deu. Se tens medo dos poderes de um homem mortal, eu temo os juízos de Deus; a Ele devo sujeitar-me”.

Pascásio: “Deixa de falar fanfarronices, se não queres que a tortura te ensine usar de outra linguagem.”

E ela: “Aos servos de Deus não faltará a palavra, porque Cristo disse: ‘Se estiverdes diante de reis e governadores, não cuideis como haveis de falar; porque não sereis vós quem fala, mas por vós falará o espírito de Deus’.”

Pascásio: “Está em ti o espírito de Deus?”

Luzia: “Quem vive casta e santamente, é templo do Espírito divino”.

Pascásio: “Se assim é, farei com que deixes de ser templo de Deus, e verás como te haverás com a castidade”.

Luzia: “Sem a minha vontade a virtude nada sofrerá: Podes à força pôr incenso em minhas mãos, para que o ofereça aos deuses; de nada vale, porque Deus, que conhece o coração, não me julgará pelo que fiz sob coação. Não poderei resistir à força, mas a minha virtude receberá dupla coroa”.

A ordem do governador foi posta logo em execução.

Luzia saiu do tribunal, entregue à vontade e brutalidade dos homens, mas cheia de confiança em Deus e invocando-Lhe o auxílio.

E eis como Deus lhe recompensou a Fé: Quando os verdugos puseram mãos à obra, para levar a donzela ao lugar determinado, força nenhuma foi capaz de fazê-la mover-se de onde estava. O facto causou grande estupefação. 

Mas em vez de reconhecer nisto o poder de Deus, que defende os seus, os pagãos viram uma obra de feitiçaria. Foram chamados os sacerdotes e magos, para desencantar o feitiço, mas nada conseguiram. Luzia resistiu heroica e superiormente a todas as tentativas dos inimigos. 

Pascásio idealizou outro plano. Ordenou que despejassem sobre a virgem: azeite, piche e resina, e ateassem uma grande fogueira ao redor. Outra maravilha! Subiram as labaredas, e a densa fumaça encobriu a figura da donzela, a qual, porém, ficou ilesa.

Luzia foi então vítima de várias torturas, sendo que uma delas foi de arrancar os seus olhos, que foram colocados numa bandeja e entregues ao seu ex-pretendente. Mesmo assim, no dia seguinte os olhos de Luzia apareceram no seu rosto, intactos.

Ao ver isto, Pascásio, encolerizado e confuso, deu ordem a um soldado para que, com a espada, lhe cortasse a cabeça, atravessando a garganta daquela que, jubilosa e triunfante, exortava aos assistentes do espectáculo que abandonassem os falsos ídolos.

A ferida foi mortal. Luzia entregou o espírito a Deus, para receber a palma do vitorioso martírio.


blogger

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Charles de Foucauld descreve como Deus o tirou dos maus caminhos

Ia-me afastando mais e mais de Vós, meu Senhor e minha vida, e a minha vida começava a ser uma morte, ou antes, era já uma morte a vossos olhos. E neste estado de morte me conserváveis ainda. 

A fé tinha desaparecido por completo, mas o respeito e a estima haviam permanecido intactos. Concedíeis-me outras graças, meu Deus, mantínheis em mim o gosto pelo estudo, pelas leituras sérias, pelas coisas belas, a repugnância pelo vício e pela fealdade. Fazia o mal, mas não o aprovava nem o amava. Dáveis-me essa vaga inquietação de uma má consciência que, por adormecida que esteja, nem por isso está morta.

Nunca senti esta tristeza, este mal-estar, esta inquietação, senão nessa altura. Era, pois, um dom vosso, meu Deus; que longe estava eu de suspeitar de que assim fosse! Que bom sois! E, ao mesmo tempo que impedíeis a minha alma, por essa invenção do vosso amor, de se afundar irremediavelmente, preserváveis o meu corpo: pois se tivesse morrido nessa altura, teria ido para o inferno. Os perigos da viagem, tão grandes e tão numerosos, de que me fizestes sair como que por milagre! A saúde inalterável nos lugares mais malsãos, apesar de tão grandes fadigas! 

Ó meu Deus, como tínheis a vossa mão sobre mim, e quão pouco eu a sentia! Como me protegestes! Como me abrigastes sob as vossas asas, quando eu nem sequer acreditava na vossa existência! E, enquanto assim me protegíeis, e o tempo ia passando, parecia-Vos que tinha chegado o momento de me reconduzir ao cercado.

Desfizestes, apesar de mim, todos os laços maus que me teriam mantido afastado de Vós; desfizestes mesmo todos os laços bons que me teriam impedido de ser, um dia, todo vosso. Foi a vossa mão, e só ela, que fez disto o começo, o meio e o fim. Que bom sois! 

Era necessário fazê-lo, para preparar a minha alma para a verdade; o demónio é excessivamente senhor de uma alma que não é casta, para nela deixar entrar a verdade; não podíeis entrar, meu Deus, numa alma onde o demónio das paixões imundas reinava como senhor. Queríeis entrar na minha, ó Bom Pastor, e fostes Vós que dela expulsastes o vosso inimigo.

Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara in 'Retiro em Nazaré', Novembro de 1897


blogger

Nossa Senhora de Guadalupe responde aos aflitos e perturbados

As aparições de Nossa Senhora de Guadalupe estão envoltas em aura de mistério. O manto do indígena João Diogo é, ainda hoje, uma grande incógnita para a ciência. Mas, além disso, Nossa Senhora deixou-nos valiosos conselhos que são bastante úteis para os nossos tempos:

"Querido filho, não tenhas medo e não te aflijas. Não se perturbe o teu coração e não te preocupes com esta ou com qualquer outra doença. Não estou aqui, eu que sou sua mãe? Não estás sob a minha protecção? Não sou a fonte da tua alegria? Não estás presente na minha túnica, na cruz dos meus braços? O que mais queres? Nada te deve afligir nem perturbar."

Nossa Senhora de Guadalupe a São João Diogo


blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Nosso Senhor chamou Mons. Philip Reilly à Sua presença

Mons. Philip Reilly morreu aos 90 anos. Este sacerdote dedicou a sua vida a salvar bebés, falando com as mães à porta das clínicas de aborto. Este episódio foi um dos muitos que tinha para contar:

Uma vez à porta de uma clínica, uma mulher veio ter comigo, tinha 24 anos e era bonita. Não me conseguia lembrar dela. Como é que eu poderia esquecer aquela mulher bonita?

Ela disse: "A minha mãe está aqui para falar consigo".

Ora, muitas vezes, como sabem, quando uma adolescente é levada à clínica de aborto pela mãe, esse é o cenário mais difícil. A mãe vai dizer: “Ninguém vai destruir a vida da minha filha obrigando-a a ficar com esta criança”. É essa a atitude que têm. Pensei que fosse essa a situação.

Mas ela disse-me que a mãe queria agradecer-me. A mãe veio e eu também não me lembrava dela. Então disse: “Estou mesmo a perder o jeito, devo estar a ficar velho. O que é que se passa?"

Depois, ambas me agradeceram: “Há 25 anos, à porta da clínica de aborto Choices (em Queens, Nova Iorque), o senhor Padre falou comigo e disse: "Fica com a criança".

E a mãe acrescentou: “Então, fiquei. E esta mulher de 24 anos que está à sua frente é a minha filha”.


blogger

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Brigitte Macron recebe a Comunhão apesar de ser "recasada"

Impressionante a falta de piedade com que se recebeu o Santíssimo Sacramento 
em Notre Dame


blogger

Congregação de Beneditinas cresce e prepara mudança para Abadia histórica


As monjas beneditinas do Mosteiro de Maria, Rainha dos Apóstolos, em Gower, Missouri, vão ocupar a Abadia de Colwich, em Staffordshire, Inglaterra.

Inicialmente, as freiras estabeleceram aí uma residência temporária para as irmãs europeias que não conseguiam obter vistos para os Estados Unidos, mas agora compraram a propriedade.

As freiras seguem a liturgia em rito romano tradicional. Por isso, o seu crescimento foi rápido. Depois de terem ultrapassado o tamanho do seu mosteiro-mãe em Gower, expandiram-se para outro em Ava, no mesmo estado.

Agora, a comunidade está em vias de abrir mais duas casas religiosas: uma em Evansville, Indiana, e outra em Inglaterra.

in gloria.tv


blogger

domingo, 8 de dezembro de 2024

A comoção de Pio IX ao proclamar o Dogma da Imaculada Conceição

Quando comecei a publicar o decreto dogmático, senti a minha voz impotente para se fazer ouvir pela imensa multidão (50 mil pessoas) que se apinhava na Basílica Vaticana. Mas, quando cheguei à fórmula da definição, Deus deu à voz do seu Vigário tal força e tal vigor sobrenatural, que a fez ressoar em toda a Basílica. E eu fiquei tão impressionado por tal socorro divino que fui obrigado a suspender, por um instante, a palavra para dar livre desafogo às minhas lágrimas. 

Além disso, enquanto Deus proclamava o dogma pela boca do seu Vigário, Ele mesmo deu ao meu espírito um conhecimento tão claro e tão grande da incomparável pureza da Santíssima Virgem que, abismado na profundidade desse conhecimento, que linguagem alguma poderia descrever, a minha alma ficou inundada de delícias inenarráveis, delícias que não são terrenas e que se não poderiam experimentar senão no Céu. 

Nenhuma prosperidade, nenhuma alegria deste mundo poderia dar a menor ideia daquelas delícias. E não temo em afirmar que o Vigário de Cristo precisou de uma graça especial para não morrer de doçura, sob a impressão de tal conhecimento e de tal sentimento de beleza incomparável de Maria Imaculada. 

Tu, minha caríssima filha [dirige-se o Papa à freira-superiora], foste felicíssima no dia da tua primeira comunhão e mais ainda no dia da tua profissão religiosa. Eu mesmo conheci o que significa ser feliz no dia da ordenação sacerdotal. Ora bem, reúne todas essas felicidades, com outras ainda, multiplica-as sem medida para fazer todas juntas uma só felicidade, e tu terás, assim, uma pequena ideia do que provou o Papa no dia 8 de Dezembro de 1854.

Domenico Bertetto, Il papa dell’Immacolata, Pio IX. Civiltà (1972), pp. 63 a 65


blogger

Viva a Imaculada Conceição, Rainha de Portugal!



blogger

sábado, 7 de dezembro de 2024

Publicada uma novena pela conversão do Papa Francisco

A Confraria de Nossa Senhora de Fátima publicou uma novena pela conversão do Papa Francisco. Deve ser rezada todos os dias, de 8 a 17 de Dezembro.

Oração pelo Papa Francisco

Ó Senhor Jesus Cristo, Vós sois o Bom Pastor! Com a Vossa mão todo-poderosa guiais a Igreja militante na Terra através das tempestades de cada época. Portanto, o barco da Igreja permanece inafundável na crise inaudita, que nos nossos dias ofusca a honra da Santa Sé e a vida de toda a Igreja.

Ó Senhor, concedei ao Papa Francisco a graça de não temer os poderosos deste mundo nem de se comprometer com o espírito da época. Iluminai o
Papa Francisco para que preserve, fortaleça e defenda a fé católica até ao derramamento do seu sangue, e preserve, proteja e transmita a venerável liturgia da Igreja Romana.

Ó Senhor, acendei no Papa Francisco o zelo dos Apóstolos, para que ele proclame ao mundo inteiro: “A salvação não se encontra em nenhum senão em Jesus Cristo. Porque debaixo do Céu não há outro nome dado aos homens pelo qual possam ser salvos” (ver Actos 4, 10-12). 

Ó Senhor, concedei ao Papa Francisco a graça de que possa fazer brilhar novamente a Santa Sé como cátedra da verdade para o mundo inteiro. Ouvi-nos, Senhor, e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, Mãe da Igreja, e de todos os Santos Papas, concedei ao Papa Francisco a graça para que se converta e confirme os seus irmãos na fé, como prometestes ao Apóstolo Pedro (ver Lucas 22, 32). 

Ó Senhor, que a Vossa misericórdia desça sobre o Papa Francisco! Ó Senhor, que Vossa misericórdia desça sobre toda a Vossa Igreja! Ó Senhor, em Vós nós esperamos, não sejamos confundidos para sempre. Amém. 


blogger

Santo Ambrósio, Bispo de Milão

Quando Santo Ambrósio, o santo de hoje, foi escolhido para Bispo de Milão nem sequer era baptizado. Havia uma grande divisão entre os Cristãos milaneses sobre quem deveria ser o novo Bispo. A situação aqueceu e tornou-se tumultuosa.

Ambrósio, à época Governador, veio à rua para pôr água na fervura. Foi de tal maneira eloquente que uma criança gritou: Ambrósio a Bispo! A multidão anuiu, entusiasmou-se e assim foi. No espaço de uma semana Ambrósio foi baptizado, ordenado sacerdote e consagrado Bispo.

O seu trabalho apostólico foi incansável; tendo sido o responsável pela conversão e baptismo do grande Santo Agostinho, no dia de Páscoa, corria o ano da Graça de 387.

A vida de santidade de Ambrósio foi de tal maneira espantosa que acabou por ser considerado um dos mais importantes Padres da Igreja e fazer parte da restrita lista de Doutores da Igreja. Nada mau para um Bispo escolhido por uma criança.


blogger

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Dia de São Nicolau (o verdadeiro Pai Natal)

Esta pintura refere-se ao encontro imediato entre São Nicolau e o herege Ário, durante o Concílio de Niceia.


blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Vencer o mal com o bem

Oferece a tua fé para punir a descrença; oferece o teu jejum para pôr fim à voracidade; oferece a tua castidade para que a sensualidade morra; sê fervoroso para que a maleficência acabe; faz obras de misericórdia para pôr fim à avareza; e, para suprimir a futilidade, oferece a tua santidade. 

Deste modo a tua vida tornar-se-á a tua oferenda, se ela não tiver sido ferida pelo pecado. O teu corpo vive, sim, vive, todas as vezes que, ao fazeres o mal morrer em ti, ofereceres a Deus virtudes vivas.

São Pedro Crisólogo, santo do dia de hoje


blogger

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Dia de São Francisco Xavier

Hoje é dia de São Francisco Xavier - grande missionário - muitas vezes representado na companhia de um caranguejo. Tendo sido o grande evangelizador das Índias e do Extremo Oriente, São Francisco encontrava-se em viagem pelo Mar das Molucas quando uma borrasca se abateu sobre o navio, que ameaçava afundar-se.

O santo decidiu tocar nas águas revoltas com o crucifixo que tinha sempre consigo (oferecido por Santo Inácio), mas ao fazê-lo deixou-o cair. O mar acalmou mas São Francisco ficou desolado julgando para sempre perdido aquele objecto que tanto fervor lhe trazia na meditação da Paixão de Nosso Senhor.

No entanto, no dia seguinte, estando na praia, um caranguejo veio ter consigo com a cruz numa das suas pinças. O animal depositou a cruz junto do seu legítimo dono e voltou para o mar. Este episódio deixou todos os que o testemunharam extremamente comovidos e São Francisco ficou ali mesmo ajoelhado durante uma hora em oração. Depois disso proibiu quem quer que fosse de o referir, temendo que prejudicasse a sua missão naquelas terras.

O relato do episódio chegou até nós através do marinheiro português Fausto Rodrigues, um dos homens presentes naquele dia, e encontra-se presente no processo de canonização de São Francisco Xavier.



blogger

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Black Friday

No Rito Romano os paramentos negros sempre foram usados nas Missas de Requiem (dia dos fiéis defuntos ou por um defunto em particular) e na Missa dos pré-santificados (Sexta-Feira Santa). Os paramentos negros nunca foram abolidos e podem ser usados por qualquer sacerdote.


blogger

É importante rezar pelas Almas do Purgatório




blogger

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Começa amanhã a Novena da Imaculada Conceição

Rezar estas orações em cada um dos 9 dias da Novena (de 29 de Novembro a 7 de Dezembro), pedindo em cada um deles pelas intenções pelas quais a quer oferecer.

Avé Maria Puríssima, concebida sem pecado!

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Louvemos e demos graças à Trindade Augusta de Deus que nos mostrou a Virgem vestida de sol, calçada de lua e coroada de doze estrelas (Pai-Nosso)

Louvemos e demos graças ao Pai Eterno que escolheu Maria para Filha (Glória ao Pai)

1. Louvado seja o Pai Eterno que predestinou Maria para Mãe do Seu Filho (Avé-Maria)
2. Louvado seja o Pai Eterno que preservou Maria de toda a culpa (Avé-Maria)
3. Louvado seja o Pai Eterno que adornou Maria com todas as virtudes (Avé-Maria)
4. Louvado seja o Pai Eterno que deu a Maria por esposo o puríssimo São José (Avé-Maria)

Louvemos e demos graças ao Filho de Deus, que escolheu Maria para Sua Mãe (Glória ao Pai)

5. Louvado seja o Filho de Deus que se encarnou e habitou em Maria Santíssima (Avé-Maria)
6. Louvado seja o Filho de Deus que nasceu de Maria sempre Virgem (Avé-Maria)
7. Louvado seja o Filho de Deus que deu a Maria todo o poder (Avé-Maria)
8. Louvado seja o Filho de Deus que nos deu Maria por Mãe (Avé-Maria)

Louvemos e demos graças ao Espírito Santo que escolheu Maria por sua esposa (Glória ao Pai)

9. Louvado seja o Espírito Santo por Quem Maria foi Virgem e Mãe (Avé-Maria)
10. Louvado seja o Espírito Santo por Quem Maria foi templo da Santíssima Trindade (Avé-Maria)
11. Louvado seja o Espírito Santo por Quem Maria foi assumpta ao Céu (Avé-Maria)
12. Louvado seja o Espírito Santo por Quem Maria foi medianeira de todas as graças (Avé-Maria)

V/ Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição.
R/ Da Bem-aventurada Virgem Maria.

V/ Ó Maria concebida sem pecado.
R/ Rogai por nós que recorremos a Vós.

Oração (da Missa de 8 de Dezembro):
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes para Vosso Filho digna morada, nós Vos suplicamos humildemente que, assim como, em atenção aos merecimentos desse mesmo Filho, Vos dignastes preservá-la de toda mácula, nos concedais igualmente, por sua intercessão, a graça de chegarmos a Vós limpos do pecado. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Ámen

Oração (escrita pelo Papa São Pio X):
Virgem santa que agradastes ao Senhor a ponto de vos tornardes Sua Mãe, Virgem Imaculada no corpo, na alma, na fé, no amor, olhai com bondade os infelizes que imploram a vossa poderosa protecção. A serpente infernal contra a qual foi lançada a primeira maldição continua a combater e a tentar os pobres filhos de Eva.

Vós, nossa Mãe abençoada, nossa Rainha, nossa advogada, vós que esmagastes a cabeça do inimigo desde o primeiro instante de vossa Conceição, recebei as nossas orações e, nós vos suplicamos, unidos num único coração, apresentai-as diante do trono de Deus, para que nunca nos deixemos cair nas armadilhas que nos são preparadas, mas que cheguemos todos ao porto da Salvação e que, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cristã cantem mais uma vez o hino da liberdade, da vitória e da paz. Ámen


blogger

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Dia da Medalha Milagrosa

Hoje é dia de Nossa Senhora das Graças, também conhecido por dia da Medalha Milagrosa. Quando Nossa Senhora das Graças apareceu a Santa Catarina Labouré (1830) pediu-lhe que fizesse uma medalha, através da qual teria muitas graças para dar a quem a usasse com devoção.

Na visão, a Virgem Maria aparecia com os braços estendidos, e as mãos voltadas para a terra. Tinha vários anéis de pedras preciosas dos quais saiam raios de luz, e disse: "Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem."

À sua volta apareceu a frase: "Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós".

Foram tantos os milagres que hoje em dia essa medalha é conhecida como 'Medalha Milagrosa'.



blogger

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Palavras Sábias do Cardeal Sarah





blogger

Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir

Santa Catarina foi uma virgem de grande beleza e inteligência, filha do governador de Alexandria, à época do Imperador Maximiano. 
Catarina nasceu na cidade egípcia de Alexandria, no ano 287, e cresceu como uma pagã, mas durante a adolescência converteu-se ao Cristianismo.

Diz-se que visitou o Imperador Romano Maximiano e tentou convencê-lo do erro moral na perseguição aos cristãos. Ela conseguiu converter a Imperatriz, esposa de Maximiano, assim como muitos pagãos que o Imperador enviou para discutir com ela. Cristã convicta, recusou-se a casar com o próprio Imperador, que queria divorciar-se para desposá-la, pois, numa visão, o próprio Jesus Cristo lhe havia dado uma aliança de casamento.

Defendeu com êxito a Fé Cristã diante de filósofos pagãos que haviam sido convocados pelo próprio Maximiano. Para convencê-la a deixar o Cristianismo, torturaram-na numa roda com pontas cortantes que, no entanto, se partiu. Então, apareceu-lhe o São Miguel Arcanjo para confortá-la. Catarina rezou, suplicando que, por causa do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos aqueles que a Ele recorressem e que tudo obtivessem por sua intercessão. Após muitas outras torturas foi decapitada, no ano 305. Contava, então, 18 anos de idade. Do seu corpo fluiu leite e não sangue.

O corpo de Catarina desapareceu milagrosamente, tendo sido transportado por Anjos para o topo de Jebel Katerina, o pico mais alto da península do Sinai. Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração, onde algumas das suas relíquias e o seu nome lá estão até hoje.

Foi ao ouvir a voz de Santa Catarina que Santa Joana d'Arc encontrou a espada que usaria na sua missão que mudaria a história de França. 

Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. 

in Pale Ideas


blogger

domingo, 24 de novembro de 2024

Os Anjos estão presentes na Santa Missa

"Enquanto a Missa é celebrada, o santuário enche-se de inúmeros anjos 
que adoram a Vítima Divina oferecida sobre o altar."

São João Crisóstomo


blogger

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Uma Crise Singular: Inimigos sem Fé com poder de governar a Igreja

A actual crise da Igreja começou com o Vaticano II e tem crescido gradualmente, afirmou o Bispo Athanasius Schneider à LaPrensa.com.ar. D. Athanasius critica uma adaptação ao mundo, que quer "uma religião de supermercado, onde se pode servir do que se quer".

O mesmo aconteceu com a liturgia, que se tornou um "encontro humano, já não sagrado ou sobrenatural".

Actualmente, infiltrados ocupam altos cargos eclesiásticos, mas "já não têm a fé" e "odeiam a verdade": "Estes cardeais, bispos e padres estão a abusar do seu cargo eclesiástico".

Portanto, em alguns lugares, os católicos têm de celebrar a Missa em Latim clandestinamente, mesmo dentro da estrutura da Igreja oficial:

"Esta é uma situação de emergência. Mas devemos continuar a trabalhar dentro das estruturas oficiais da Igreja tanto quanto possível. Porque os inimigos ocuparam uma grande parte dos cargos eclesiásticos".

D. Athanasius Schneider acredita que "esta crise só será resolvida por intervenção divina", embora não haja evidências de tal comportamento divino: "Não sabemos quando ou como. Mas Deus tem de intervir, e Ele dar-nos-á papas que são fortes, corajosos, defensores da fé católica".

O Bispo refere-se a três crises na história da Igreja: a crise ariana no século IV, quando a maioria dos bispos negou a divindade de Cristo; o chamado "Século Negro" (904-964), quando poderosas famílias nobres romanas ("grupos mafiosos romanos") colocaram filhos corruptos e indignos na Cátedra de Pedro, que eram papas válidos; e o Papado de Avinhão no século XIV, seguido pelo Cisma do Ocidente com antipapas.
Comparada com estas graves situações, o Bispo Schneider chama à crise actual "única" e "espectacular", porque penetra todos os níveis - doutrina, vida moral, liturgia - tudo.

in gloria.tv


blogger

Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Bendita a Vossa Pureza!
Eternamente bendita!
Que até Deus Se delicia
Com tão graciosa beleza!
A Vós, celeste Princesa
Sagrada Virgem Maria
Vos ofereço neste dia
Alma, vida e coração!
Olhai-me com compaixão!
Não me deixeis, ó Maria!


blogger

domingo, 17 de novembro de 2024

Nunca houve tantos seminaristas como agora na FSSPX

Em 31 de Outubro foi inaugurada uma extensão do seminário de língua alemã da Fraternidade Sacerdotal São Pio X em Zaitzkofen, Alemanha.

Com 53 seminaristas, incluindo o noviciado dos Irmãos, o seminário atingiu um número de seminaristas que nunca antes tivera, escreve o Padre Franz Schmidberger.

O seminário está instalado num castelo. O edifício ainda necessita de algumas obras de renovação antes que todos os seminaristas tenham um lugar adequado e as salas de aula estejam ao nível exigido.

Entraram 12 novos seminaristas em 2024: 6 da Polónia, 2 da Bélgica e 1 de cada um dos seguintes países: Eslováquia, Eslovénia, Áustria e Estónia.

in gloria.tv


blogger

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

São Martinho de Tours: Militar, monge e Bispo

São Martinho de Tours nasceu na Panónia (Hungria), por volta de 316 ou 317 d.C., e faleceu em Candes, França, em 397 d.C. É um dos maiores santos da Igreja e a sua imagem com o cavalo encontra-se em inumeráveis templos católicos. O santo aparece a dividir a sua capa de oficial romano com um pobre, miserável, nu. Na noite seguinte Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu-lhe vestido com o pedaço de capa que o oficial havia doado.

O facto foi decisivo para a sua conversão e São Martinho acabou por tornar-se bispo de Tours, atraindo para a Igreja uma quantidade prodigiosa de pagãos e fazendo incontáveis milagres. Ele é chamado o “Pai das Gálias” visto que depois da conversão retirou-se para uma gruta. Mas lá ficou pouco tempo, porque foi chamado a ser bispo da região central da província romana que depois foi baptizada como França. 

À sua volta reuniram-se muitos convertidos ao catolicismo que imitavam a sua vida exemplar. Ele instituiu a primeira escola e transformou o local – que hoje é a cidade de Tours – no grande centro de irradiação do cristianismo na actual França. 

O seu túmulo e a capa do milagre (ainda hoje guardada) foram visitados pelo rei pagão Clóvis. O rei estava agoniado pela perspectiva da batalha de Tolbiac contra a temível horda também pagã dos alamanes (496 d.C.). Sobre o túmulo do santo, Clóvis prometeu converter-se ao “Deus de (Santa) Clotilde”, a sua mulher católica, se obtivesse a vitória. 

Clóvis venceu miraculosamente e foi baptizado, juntamente com 3000 dos seus soldados, no Natal do mesmo ano por São Remígio, em Reims. Foi o nascimento de França, a primeira nação cristã da Europa. São Martinho de Tours recebeu tal culto, que o templo onde se venerava a sua capa recebeu o nome de “capela”, palavra hoje largamente generalizada. 

A família real francesa recebeu o nome de “Capeto” por ter recebido, há mais de um milénio, um pedaço dessa célebre relíquia, outorgada pelo capítulo de religiosos da cidade. Essa doação pesou decisivamente no facto da família ser escolhida para reinar em França. Reinado esse que durou até Luís XVI, e com intermitências até à queda de Luís Felipe, em 1848. 

O santuário ficou tão famoso, rico e importante, que para os bárbaros invasores saqueá-lo era o máximo objetivo no território francês. Por isso mesmo, a cidade se encheu de muros e torres militares defensivas. Daí provém o nome da cidade “Tours”, ou seja, Torres. 

São Martinho de Tours é padroeiro de cidades tão diversas como Buenos Aires, Mainz, Utrecht, Rivière-au-Renard e Lucca. Quatro mil igrejas, no mundo, lhe estão dedicadas. Ele é também padroeiro dos alfaiates, peleiros, soldados, cavaleiros, restauradores (hotéis, pensões, restaurantes), produtores de vinho, e, obviamente, dos mendigos. 

O seu santuário principal, onde se encontra o seu túmulo fica na cidade de Tours, na região do Loire. No século XIX, um piedoso levantamento de fundos permitiu construir uma bela basílica inteiramente nova. A basílica primitiva foi devastada pelos protestantes que também arrasaram muros e torres. 

Posteriormente, em continuidade com o espírito protestante, a Revolução Francesa demoliu a basílica restaurada e fez passar uma rua por cima do túmulo do padroeiro nacional, a fim de garantir que ele seria definitivamente esquecido. 

No século XIX, Leão Papin-Dupont (1797-1876), aristocrata francês conhecido como “o santo homem de Tours”, promoveu em França cruzadas de reparação pelas blasfémias. Entre elas figura a construção da actual basílica que guarda o túmulo de São Martinho de Tours. 

A tradição oral dos habitantes de Tours e dos devotos do grande santo sempre afirmou que no braço da grande estátua que abençoa a França do alto da cúpula da basílica havia guardadas relíquias de São Martinho. Porém, as tendências decadentes e dessacralizantes dos tempos modernos aprazem-se em contestar ou fingir ignorar tudo o que diga respeito ao sobrenatural, aos santos, aos seus milagres e às suas veneráveis relíquias. 

Essa tendência, presente em certo clero e fiéis modernizados, também dizia não saber nada do que todos sabiam sobre as relíquias do santo. A confusão acabou por ser dissipada ao se confirmar que a tradição oral tinha razão: os ossos estavam ali a abençoar o mundo. 

No dia 17 de Fevereiro de 2014, um impressionante dispositivo de guindastes foi instalado em volta da basílica para descer a grande estátua. A obra visava restaurar o seu pedestal, que precisava de manutenção e reparos. Na ocasião, aconteceu o gaudioso achado: os ossos do primeiro bispo de Tours estavam ali. Após a descida da estátua de bronze – de quatro metros de altura e de mais de duas toneladas de peso – os funcionários descobriram uma caixa de madeira no seu braço direito, o mesmo que abençoa. Dentro dessa caixa havia ainda outra, feita de chumbo e fechada com um selo de cera vermelha e o sigilo de um bispo que autentificava a relíquia. 

Tendo sido aberto, encontrou-se um fragmento de osso. A multidão acompanhou os trabalhos que duraram algumas horas, e não ocultou a sua emoção. A relíquia de São Martinho encontrava-se entre flores – obviamente já secas – e vinha acompanhada de mais três relicários com ossos de três outros bispos santos de Tours: São Gregório, São Brice e São Perpétuo, sucessores do santo. A autenticidade das relíquias foi confirmada por Jean-Luc Porhel, conservador-chefe do património histórico de Tours.

in Ciência Confirma a Igreja



blogger