segunda-feira, 12 de maio de 2014

A propósito do Domingo do Bom Pastor

[Nota introdutória: O blog Senza passará a publicar textos escritos por um Sacerdote que permanecerá no anonimato, para que as suas palavras sejam escutadas sem qualquer tipo de protagonismo, e que assinará simplesmente como "Um Padre"]

Há um tipo de conversa que, por norma, costuma incomodar-me bastante: conversas sobre Padres e Bispos.

Por mais que procure evitá-la, lá acaba por acontecer de vez em quando. Infelizmente, a maior parte das vezes é para ouvir queixas e algumas, elogios. Mesmo quando parece haver razões para que essas conversas surjam, costumam, no entanto, incomodar-me.

Isto acontece porque, na maioria dos casos, estas conversas versam sobre questões secundárias e não sobre o essencial. E o essencial é Cristo!

Nós, Padres, existimos para dar Cristo, levar Cristo aos homens e os homens a Cristo. Existimos para, na nossa imperfeição, sermos sinal de Cristo. O espantoso é que Cristo Se sujeite a isto! Não há Padre mais santo sem defeitos humanos. E se somos pouco santos, mais se manifestam os nossos defeitos.

Ora, a questão está no modo como nós queremos olhar para os nossos Padres e Bispos (e, já agora, para o nosso Papa). Olhamos com olhos de fé e queremos ver neles um sinal concreto e palpável de Cristo? Ou olhamos com os nossos critérios e gostos próprios e prendemo-nos naquilo que nos agrada, e, mais ainda, no que não nos agrada?

Muito haveria para falar sobre isto, mas, assim, nunca mais acabava. Como resolver isto? Leão XIII deu-nos a resposta: rezando por eles. Se gastássemos tanto tempo a rezar pelos Padres quanto o que gastámos a falar sobre eles (melhor seria em vez de falar), provavelmente teríamos muitos mais Padres santos.

As Orações Leoninas, no fim da Santa Missa, não foram proibidas. Se hoje já não se rezam de forma pública, nada nos impede, a não ser a preguiça e a inércia, de o fazermos de forma privada! Rezemo-las não por um mero gosto pela tradição, mas porque são mesmo necessárias para a santificação do Clero.

Rezemos pelos nossos Padres (não esquecendo os nossos Bispos e Papa). Nós precisamos! O Diabo odeia-nos!

Já agora, acrescento esta belíssima oração de um grande Padre pelos Padres.

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES (Cón. Formigão)

Meu Deus, peço-Vos pelos vossos Padres, por todos os vossos Padres. 
Peço-Vos para eles a santidade. 
Peço-Vos que eles amem profundamente o seu sacrifício e que o vivam com amor. 
Peço-Vos para eles a obediência, o espírito de desprendimento, uma inalterável e límpida castidade, e também a abnegação, a humildade, a doçura, o zelo, a dedicação. 
Peço-Vos que nenhuma alma se aproxime deles sem que fique a amar-Vos mais. 
Peço-Vos, meu Deus, que o vosso Reinado se dilate e se fortifique por meio deles, sobre a terra. 
Prometo-Vos, ó Jesus, imolar-me convosco de todo o meu coração. Amen.

Dominus nos benedicat, et ab omni malo defendat, et ad vitam perducat aeternam. Amen.

Um Padre
Papa Francisco ordena 11 novos Sacerdotes na Basílica de S.Pedro (11-V-2014)


blogger

1 comentário:

José Maria Coelho e Campos disse...

Gostei muito do texto! Tem toda a razão.