sábado, 1 de outubro de 2022

São Tomás de Aquino explica o perigo e as consequências da Heresia

É muito mais grave corromper a Fé, pela qual a alma vive, do que falsificar o dinheiro, por meio do qual se conserva a vida temporal. De onde, se os falsários ou outros malfeitores são sem demora e justamente condenados à morte pelos príncipes seculares, com muito maior razão os heréticos, tão logo convencidos de heresia, podem não apenas ser excomungados, mas também e com justiça, mortos. 

Da parte da Igreja, porém, há misericórdia para a conversão dos que erram. E por isso Ela não condena imediatamente, mas só após uma primeira e segunda correcção, como ensina o Apóstolo (Tito 3, 10). Depois, todavia, se o herege ainda se mostra pertinaz, a Igreja, já não tendo esperança de sua conversão, provê a salvação dos outros, separando-o da Igreja por sentença de excomunhão, e em seguida abandona-o ao juiz secular, para ser morto.

in Summa Theologiae, II-II, q. 11, art. 3


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...


Que todos os que optaram pelo "Discernimento" de S. Tomás de Aquino, para MUDAR a indissolubilidade do Matrimónio, instituída por Jesus Cristo, na Sua Palavra, levando a que os recasados se sintam "incluídos" e em Comunhão com a Igreja, ao ponto de receberem o Corpo de Cristo--Hóstia Consagrada--sem a noção de que estão em pecado de adultério... reflitam e deixem de CONFUNDIR, RELATIVIZANDO, mais uma vez, a Sã Doutrina!!