sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Encontro histórico entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill


Este é o abraço histórico entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill, Primaz da Igreja Ortodoxa Russa. O cisma de 1054 d.C fez com que várias igrejas ortodoxas abandonassem a Igreja Católica.

As primeiras palavras deste encontro foram do Papa Francisco: ""Somos irmãos", "Agora as coisas estão mais fáceis", "O que aconteceu hoje é vontade de Deus".

Foi também assinada uma declaração comum que, como não poderia deixar de ser, refere a falta de comunhão plena entre católicos e ortodoxos:

5. Apesar desta Tradição comum dos primeiros dez séculos, há quase mil anos que católicos e ortodoxos estão privados da comunhão na Eucaristia. Estamos divididos por feridas causadas por conflitos de um passado distante ou recente, por divergências – herdadas dos nossos antepassados – na compreensão e explicitação da nossa fé em Deus, uno em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deploramos a perda da unidade, consequência da fraqueza humana e do pecado, ocorrida apesar da Oração Sacerdotal de Cristo Salvador: “Para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti; para que assim eles estejam em Nós” (Jo 17, 21).

6. Conscientes da permanência de numerosos obstáculos, esperamos que o nosso encontro possa contribuir para o restabelecimento desta unidade querida por Deus, pela qual Cristo rezou. Que o nosso encontro inspire os cristãos do mundo inteiro a rezar ao Senhor, com renovado fervor, pela unidade plena de todos os seus discípulos. Em um mundo que espera de nós não apenas palavras mas gestos concretos, possa este encontro ser um sinal de esperança para todos os homens de boa vontade!

O resto do documento pode ser lido aqui: Declaração comum do Papa Francisco e do Patriarca Kirill

Rezemos pela unidade dos cristãos.


blogger

Sem comentários: