domingo, 16 de maio de 2021

Papa Bento XVI fala sobre o 'segredo' de Fátima

«Queria, no fim, tomar uma vez mais outra palavra-chave do “segredo” que justamente se tornou famosa: “O meu Imaculado Coração triunfará”. Que significa isto? Significa que este Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que as pistolas ou outras armas de qualquer espécie. O ‘fiat’ de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele “Sim”, Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e tal permanece para sempre. 

Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. O que vale desde então, está expresso nesta frase: “No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). A mensagem de Fátima convida a confiar nesta promessa».
Cardeal Joseph Ratzinger - Comentário teológico ao segredo de Fátima, 26 de Junho de 2000

«Apraz-me pensar em Fátima como escola de fé com a Virgem Maria por Mestra; lá ergueu Ela a sua cátedra para ensinar aos pequenos Videntes e depois às multidões as verdades eternas e a arte de orar, crer e amar. Na atitude humilde de alunos que necessitam de aprender a lição, confiem-se diariamente, a Mestra tão insigne e Mãe do Cristo total, todos e cada um de vós e os sacerdotes vossos directos colaboradores na condução do rebanho, os consagrados e consagradas que antecipam o Céu na terra e os fiéis leigos que moldam a terra à imagem do Céu».
Papa Bento XVI, 10 de Novembro de 2007

«Todos juntos, com a vela acesa na mão, lembrais um mar de luz à volta desta singela capelinha, amorosamente erguida em honra da Mãe de Deus e nossa Mãe, cujo caminho da terra ao céu foi visto pelos pastorinhos como um rasto de luz. Contudo nem Ela nem nós gozamos de luz própria: recebemo-la de Jesus. A sua presença em nós renova o mistério e o apelo da sarça ardente, o mesmo que outrora atraiu Moisés no monte Sinai e não cessa de fascinar a quantos se dão conta duma luz particular em nós que arde sem nos consumir (cf. Ex 3, 2-5).

Por nós, não passamos de mísero silvado, sobre o qual pousou a glória de Deus. A Ele toda a glória, a nós a humilde confissão do próprio nada e a submissa adoração dos desígnios divinos que estarão cumpridos quando “Deus for tudo em todos” (cf. 1 Cor 15, 28). Serva incomparável de tais desígnios é a Virgem cheia de graça: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

Sinto que me acompanham a devoção e o afecto dos fiéis aqui reunidos e do mundo inteiro. Trago comigo as preocupações e as esperanças deste nosso tempo e as dores da humanidade ferida, os problemas do mundo e venho colocá-los aos pés de Nossa Senhora de Fátima».
Papa Bento XVI, 12 de Maio de 2010

«Irmãs e irmãos muito amados, também eu vim como peregrino a Fátima, a esta “casa” que Maria escolheu para nos falar nos tempos modernos. Vim a Fátima para rejubilar com a presença de Maria e sua materna protecção. Vim a Fátima, porque hoje converge para aqui a Igreja peregrina, querida pelo seu Filho como instrumento de evangelização e sacramento de salvação.

Vim a Fátima para rezar, com Maria e tantos peregrinos, pela nossa humanidade acabrunhada por misérias e sofrimentos. Enfim, com os mesmos sentimentos dos Beatos Francisco e Jacinta e da Serva de Deus Lúcia, vim a Fátima para confiar a Nossa Senhora a confissão íntima de que “amo”, de que a Igreja, de que os sacerdotes “amam” Jesus e n’Ele desejam manter fixos os olhos ao terminar este Ano Sacerdotal, e para confiar à protecção materna de Maria os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os missionários e todos os obreiros do bem que tornam acolhedora e benfazeja a Casa de Deus.

Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. Na Sagrada Escritura, é frequente aparecer Deus à procura de justos para salvar a cidade humana e o mesmo faz aqui, em Fátima, quando Nossa Senhora pergunta: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele mesmo é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” (Memórias da Irmã Lúcia, I, 162).

Então eram só três, cujo exemplo de vida irradiou e se multiplicou em grupos sem conta por toda a superfície da terra, nomeadamente à passagem da Virgem Peregrina, que se votaram à causa da solidariedade fraterna. Possam os sete anos que nos separam do centenário das Aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade».
Papa Bento XVI, 13 de Maio de 2010


blogger

4 comentários:

José Lima disse...

Então eram só três, cujo exemplo de vida irradiou e se multiplicou em grupos sem conta por toda a superfície da terra, nomeadamente à passagem da Virgem Peregrina, que se votaram à causa da solidariedade fraterna. Possam os sete anos que nos separam do centenário das Aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade».

Eu estava lá e ouvi estas palavras de viva voz - inesquecível!

Maria José Martins disse...


Gostei imenso deste discurso de Bento XVI e concordo com tudo o que nele é dito, mas, segundo a minha opinião, que vale o que vale, acho que estes grandes Oradores se esquecem de que estão a falar para TODOS e, nesses todos, está englobado o "Povo" que, pela sua simplicidade, muitas vezes, não alcança toda as dimensão da Mensagem.
Ora, deveriam ser mais explícitos, mais diretos, mais concretos, tal como foi Nossa Senhora: "É preciso que nos CONVERTAMOS, que nos VOLTEMOS para Deus, que REZEMOS pela Conversão dos pecadores, que não OFENDAMOS mais a Deus, que já está muito OFENDIDO, que MUDEMOS de vida...caso contrário, TEMOS O INFERNO À NOSSA ESPERA; para nós e para os NOSSOS!" --PENITÊNCIA E ORAÇÃO!!--
E isto não é ser melodramático, mas sim REALISTA, dadas as circunstâncias!
Porque se OMITE a visão do INFERNO e as palavras de Nossa Senhora: "Vistes para onde vão as almas dos pecadores, que não têm quem se sacrifique e ore por eles?!
Hoje, mais do que NUNCA se deve falar ABERTAMENTE do INFERNO, porque se já o construímos na Terra, sem DEUS, por este andar, não lhe escaparemos na Eternidade! E com a agravante de ninguém ACREDITAR que ele EXISTE!
Que Nossa Senhora nos ILUMINE e AJUDE!

RZaidan disse...

Verdade Maria. Que Deus nos ajude a proclamar as verdades da fé, inclusive como ato de caridade àqueles que trilham caminhos sem Deus. Roberto Coelho de Belém do Pará, Brasil.

Eduardo Santos disse...

Boa tarde. Gostei bastante do texto e partilhei, obrigado.