sábado, 15 de outubro de 2022

Santa Teresa de Ávila fala sobre a Presença Real de Nosso Senhor

Conheço uma pessoa a quem o Senhor deu uma fé tão forte, que quando ouvia alguém dizer que gostava de ter vivido na época em que Cristo, o nosso Bem, estava neste mundo, se ria consigo mesma. Dado que O possuímos, pensava ela, no Santo Sacramento de um modo tão verdadeiro como naquele tempo, que mais podemos desejar? E deitava-se a Seus pés; aí chorava em companhia de Maria Madalena, como se O tivesse visto com os olhos do corpo em casa do fariseu (Lc 7, 36ss). Mesmo quando não sentia devoção, a fé dizia-lhe que Ele estava verdadeiramente ali.

Com efeito, seria preciso ser-se mais estúpido do que se é e cegar-se voluntariamente para sentir a menor dúvida quanto a isto. Não se trata aqui de um trabalho da imaginação, como quando pensamos no Senhor na cruz ou em qualquer outra circunstância da Sua Paixão; aí representamos a coisa em nós mesmos, tal como ela se passou. Aqui, ela tem realmente lugar; é uma verdade certa, e não é necessário ir procurar o Senhor noutro sítio, bem longe de nós. 

Com efeito, sabemos que enquanto a matéria do pão não for consumida pelo calor natural do corpo, o bom Jesus está em nós; consequentemente, aproximemo-nos d'Ele. Quando Ele estava neste mundo, o simples contacto das Suas vestes curava os doentes; por que duvidar, se temos fé, de que Ele continua a fazer milagres quando está tão intimamente unido a nós? Por que não nos daria Ele aquilo que Lhe pedimos, uma vez que está na nossa própria casa?

in 'O Caminho da perfeição', 34/36


blogger

2 comentários:

Joao disse...

O cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (organismo da Santa Sé), profere, dia 19 de outubro, uma conferência sobre «A crise de Deus no Ocidente e a missão dos cristãos».

A iniciativa decorre na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, pelas 18:30, e é promovida pela Fundação «A Junção do Bem», lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/ucp-conferencia-do-cardeal-robert-sarah/

maria José Martins disse...


Não há dúvida! Se acreditássemos, de VERDADE, que Jesus está mesmo VIVO na Hóstia Consagrada--tal como Ele nos prometeu-- NUNCA teríamos permitido que as igrejas tivessem sido fechadas durante os confinamentos, mas redobraríamos as Adoração, e muitas profanações a que, infelizmente, hoje, assistimos, também, NUNCA aconteceriam, assim como, não O dexaríamos sozinho tanto tempo nos Sacrários; para não dizer já, que O receberíamos com toda a Devoção, Reverência e Amor que Ele merece...nada de que Ele já não Se tenha queixado às Suas almas de Eleição!--místicos--
E a nossa pouca Fé, somente escandliza os "não crentes", porque, já ouvi de alguém protestante, que se "ele" acreditasse, em que JESUS ESTÁ REALMENTE PRESENTE NA EUCARISTIA, faria TUDO para estar SEMPRE junto d/Ele!
E tudo isto já foi provado há uns dois anos, numa sondagem, onde a maioria dos CATÓLICOS afirmam já não acreditar na PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA!

Diz Jesus: (...) "E tomai o Pão e o Vinho, do mesmo modo que Eu fiz e, em Meu Nome O abençoai, parti e distribuí por todos, para que os Cristão se nutram de Mim. Fazei uma Oferta ao Céu, em Memória do Meu Sacrifício, que Eu consumei e ofereci na Cruz para a vossa Salvação. Eu, Sacerdote Me ofereci e consumei na Cruz, sem que ninguém o tivesse podido fazer por Mim. VÓS, MEUS SACERDOTES, FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM, para que os Tesouros INFINITOS do Meu Sacrifício subam impenetráveis a Deus e desçam propícios sobre aqueles que Os invocam, COM FÉ FIRME!
Não se exige CIÊNCIA para se fruir do alimento e do Sacrifício Eucarístico, mas sim, UMA FÉ FIRME de que, Naquele Pão e Naquele Vinho, por Mim AUTORIZADO, e por "aqueles" que virão, depois de Mim, como tu, ó Pedro, Pontífice da Nova Igreja e todos vós: Tiago de Zebedeu, João, André, Simão, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Simão, Tiago de Alfeu, Judas Tadeu... Consagrareis o Meu Verdadeiro Corpo e o Meu Verdadeiro Sangue e quem, d/Eles se alimentar, recebe REALMENTE a Minha Carne e o Meu Sangue, Alma e Divindade. E aquele que Me Oferece, Oferece verdadeiramente JESUS CRISTO, como Ele Se ofereceu pelos pecados do mundo(...)"--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado" de Maria Valtorta.

E, agora, que me perdoem os Sacerdotes que, AINDA, não INTERIORIZARAM o VALOR a PREDILEÇÃO, a HONRA que Jesus lhes confere, ao pronunciar Estas Palavras!
E que, em vez de desejarem ser IGUAIS ao mundo, se ENVAIDEÇAM, no bom sentido, pela PREDILEÇÃO de terem sido ESCOLHIDOS para tão Nobre Missão!