quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cardeal Burke: A Missa Antiga não é uma ‘excepção’, quem o diz é o Summorum Pontificum

As palavras sempre claras do Cardeal Burke fazem dele um verdadeiro defensor da Igreja em todos os seus aspectos, desde a defesa da vida à teologia, passando pela liturgia. O Cardeal explicou que a Missa Antiga não é uma excepção. Na verdade, o Papa Bento XVI não pretendia que “extraordinário” fosse entendido como “excepção”.  

Nesta curta entrevista concedida, há poucos dias atrás, a Bruno Volpe, do "La Fede Quotidana", o Patrono da Soberana Ordem Militar de Malta abordou especialmente a vitória de Donald Trump nas eleições e o que esperar do novo Presidente dos Estados Unidos: 

Eminência, recentemente defendeu que não é plausível ter medo de Trump. Porquê?

C. B. - É preciso perceber o que significou verdadeiramente esta eleição, mas para isso precisamos ainda de tempo. A ideia que tenho é que os americanos quiseram uma mudança, quer na política quer na economia e é com esta chave de leitura que interpreto o seu voto.

Porquê uma mudança na economia?

C. B. - Trump soube interpolar o descontentamento de tantos cidadãos em dificuldade, empobrecidos e sem voz, negligenciados. Este grupo de pessoas sentia Clinton como uma pessoa muito distante, por talvez estar ligada a grupos financeiros. Creio e tenho confiança que Trump cuidará dos mais desfavorecidos. Mas só depois devemos julga-lo, em relação ao que efectivamente fizer. O tom forte da campanha eleitoral deve agora ser adocicado, há sempre diferença entre aquilo que se diz antes e depois das eleições.

Trump disse ser contrário ao aborto…

C. B. - Espero que mantenha a sua promessa. Olhando por este prisma e ligando-o com a atenção dada aos mais pobres, Trump parece-me ser mais próximo aos valores católicos que Clinton e não é preciso ter medo dele. Temos de o deixar trabalhar, pessoalmente não estou preocupado e além disso deve-se respeitar o voto livre. Nem creio que Trump seja um homem de guerras, aliás a sua sintonia com Putin parece ir precisamente em sentido oposto.

Qual é a posição da Igreja americana?

C. B. - Pelo que sei, mas posso estar enganado, muitíssimos católicos apoiaram Trump.

Um dos cavalos de batalha do novo presidente está no acolhimento dos imigrantes. Que pensa das suas posições?

C. B. - A caridade é sempre um dever, em particular para os cristãos. No que respeita os imigrantes, é preciso que esta seja feita com prudência e inteligência. Os desesperados merecem ajuda, mas é preciso avaliar quem realmente tem necessidade e escapa a guerras ou perseguições. Além do mais,o problema dos imigrantes não é só americano. Por toda a parte existem refugiados verdadeiros e também aqueles que não o são. Nos EUA encontramos também aqueles que chegam com intenções pouco sérias e honestas, que vêm para especular e sobretudo para entrar em actividades ilícitas. Portanto, precisamos de dar acolhimento, mas com critério, sabedoria e respeito pelas regras.

No novo livro do Padre Spadaro “Nos teus olhos a minha palavra”, o Papa Francisco define o Rito Romano Antigo como uma “excepção”. O que pensa sobre isto?

C. B. - Que não é uma excepção. É a Missa de sempre da Igreja e portanto não pode ser ignorada, tem igual dignidade. Além disso, basta ler o Motu Proprio do Papa Bento XVI sobre esse assunto, que é claro.[1]



blogger

2 comentários:

Ab disse...

Se não é uma “excepção”, conforme disse ou sugeriu mal entendidos, gostaríamos de ler ou ouvir da boca do próprio papa essa clarificação e não de outrem, o que teria toda a lógica.

Anónimo disse...

Uma imagem vale mais que mil palavras. O sr não está com dores de estômago? vejam lá... pode estar a ser coagido também, não foi isso que disse Assad de Bana apesar da mãe da menina ter negado à BBC? Não sabemos o que pensar, mas graças à ir Guadalupe ficamos suficientemente esclarecidos do que se passa na Síria a caminho de ser como noticiaram um enorme cemitério. Que na altura desta novena Nossa Senhora interceda por todos nós!