Cosme e Damião eram irmãos gémeos e cristãos. Nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a Fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, os seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.
Deixavam pasmos os mais cépticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.
Isso despertou a ira do Imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos nas suas curas.
Mandou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados, no séc. IV. Isto aconteceu em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados.
Quando o Imperador Oriental Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos dois irmãos. A fama dos dois correu também rapidamente pelo Ocidente. Entre os anos 526 e 530, o Papa Félix IV mandou construir uma Basílica que lhes foi dedicada.
Os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no Mundo inteiro, porque, a partir do século VI, foram incluídos no cânone da Santa Missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.
in ofielcatolico.com.br
1 comentário:
(..)"Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a Fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, os seus tratamentos e curas, a doentes muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.(..)"
Sem comentários! Mas quem acredita nisso, hoje?
Envaidecidos pelo Conhecimento Científico, "continuam", mas de forma mais hipócrita, a perseguir aqueles para quem a Providência Divina "ainda" existe.
É só ver como são perseguidos os PADRES, com fama de Santidade...a quem Deus dá o Dom da Cura e da Libertação.
E a "História repete-se", mas de forma muito mais perversa, porque agora a perseguição é feita de dentro para fora!
"Estamos no tempo em que o Evangelhos será pregado, MUITO BEM Cientificamente, mas SEM A SABEDORIA DIVINA!"--palavras de Jesus em: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Enviar um comentário