sábado, 4 de fevereiro de 2023

São João de Brito, missionário jesuíta português e mártir

São João de Brito ficou conhecido é muitas vezes chamado "o São Francisco Xavier Português". Foi canonizado em 22 de Junho de 1947, pelo Papa Pio XII.

Nascido em Lisboa, Portugal, no ano de 1647. Seu pai, Salvador Pereira de Brito; sua mãe, D. Brites Pereira. O seu pai foi enviado pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil, lugar onde faleceu.

Ordenado Padre na Companhia de Jesus em 1675, João de Brito iniciou a sua missão apostólica em Malabar, na Índia. Desde o início procurou fazer igual aos nativos em tudo o que fosse possível. Andava descalço por enormes distâncias, apenas com uma simples manta de algodão e livros cristãos. Um dos maiores missionários portugueses na Índia, chegou a converter várias comunidades hindus à Fé Católica. 

A pedido do Rei Dom Pedro II voltou para Portugal. Aí, recebeu um convite irrecusável para muitos: o de ser conselheiro do Rei o mestre do seu filho. O Padre João de Brito, porém, recusou esta honraria e voltou para a Índia.

Quando São João de Brito pisou em Malabar, voltando de Portugal, deparou-se com um cenário devastador: os cristãos tinham sido mortos; as casas e as igrejas saqueadas e incendiadas. Tratava-se de uma revolta dos líderes religiosos hindus, conhecidos como brâmanes. 

Por isso, São João de Brito foi igualmente preso e decapitado. Aconteceu no dia 4 de Fevereiro de 1693. Antes de ser executado, São João de Brito obteve permissão para rezar. No mesmo local onde foi executado, o seu corpo teve os membros decepados e foi exposto. O Papa Pio XII canonizou-o em 1947 e determinou que a sua festa litúrgica fosse celebrada no dia da sua morte.

Daniel Jorge Marques Filho


blogger

Sem comentários: