Os Redentoristas Transalpinos, que seguem o Rito Romano Tradicional, apresentaram uma queixa canónica contra o bispo Michael Gielen de Christchurch, Nova Zelândia, que os quer expulsar da sua diocese.
No mês passado, uma visita apostólica recomendou que os Redentoristas fossem proibidos de celebrar Missa na diocese. O bispo seguiu de bom grado as instruções do Vaticano.
O advogado canónico da ordem pediu agora formalmente ao bispo que anule a sua decisão. Se esse pedido for recusado, a ordem pretende levar o caso à Assinatura Apostólica, o mais alto tribunal da Igreja.
Os Redentoristas devem saber que não há hipótese de ganhar um processo contra o Vaticano no Vaticano.
Espera-se que Mons. Gielen responda ao pedido da Ordem nas próximas semanas. Por enquanto, os Redentoristas permanecem na diocese, celebrando Missas "privadas" com a presença de alguns paroquianos. O Bispo Gielen deu-lhes 90 dias, até ao início de Outubro, para deixarem a diocese.
A comunidade de católicos empenhados em torno dos Redentoristas será deixada à chuva, e a propriedade dos Redentoristas, com um valor estimado de 4,5 milhões de dólares, será perdida.
in gloria.tv
Sem comentários:
Enviar um comentário