segunda-feira, 4 de julho de 2011

Padres a confessar operários polacos




blogger

9 comentários:

Domingueira disse...

Onde e quando foi isto?

mvs disse...

Tens a certeza?? O homem do lado esquerdo parece o Lech Walesa... Vendo o letreiro ao fundo em polaco, fico com a sensação que isto será no início dos anos 80 na Polónia, algures nos estaleiros de Gdansk ou algo do estilo... Diria que são operários e não condenados à morte.

Domingueira disse...

Mais isso...
O do lado esquerdo mas de perfil, certo?

João Silveira disse...

mvs, eu também diria isso, até fui ao google tradutor descobrir que o letreiro quer dizer "Obrigado pelo bom trabalho" ou coisa que o valha. Mas como tirei isto dum site fidedigno, fiquei sem certezas...e ainda estou!

João Silveira disse...

por enquanto mudei o título, porque o meu instincto sempre disse que seria estranho padres a confessar condenados à morte polacos, supostamente antes do Vaticano II.

Mas investiga aí pela tua terra quando isto foi, pls.

Dita disse...

pelos meus conhecimentos históricos acho que este fotografia deve ser pouco antes da queda do muro de Berlim (anos 80), pois está ali Lech Walesa e ao fundo parece as bandeiras do Solidarność, o movimento dirigido pelo Lech Walesa, movimento católico.
Está Brutal!

mvs disse...

Ok, daquilo que consegui descobrir, isto será no fim de 81, inícios de 82. O banner ao fundo (Obrigado pelo bom trabalho) encontrava-se por cima da porta nº. 2 dos estaleiros de Gdansk (por isso não é nenhuma prisão, mas sim um pátio nos estaleiros). Encontrei outra foto de um padre a confessar no meio de várias pessoas, mas não era esta. Mais do que isto não sei se consigo apurar.

João Silveira disse...

Obrigado pela investigação a ambas (as duas). Então o título tá bem assim?

mvs disse...

Sim!!