quarta-feira, 21 de junho de 2023

A boa vida e a boa morte de São Luís Gonzaga

A primeira coisa que aconteceu quando ele se tornou um Jesuíta foi que lhe disseram para dormir mais; disseram-lhe para comer mais. Uma das primeiras cartas que recebi do provincial dizia: "Ouvi dizer que andas a dormir menos do que precisas...dorme seis horas", portanto tenho tentado ser obediente desde então.

Depois de acabar o seu noviciado, Luís foi enviado para Milão. Foi em Milão que, ainda estudante, num dia durante as orações da manhã, ele teve uma revelação de que não iria viver muito e a sua alegria foi imensa. Com alguns artifícios, ninguém sabe como é que ele fez, conseguiu ter o pior quarto da casa. Entrava frequentemente em êxtase nas alturas mais inconvenientes - à mesa, na sala de aula e até mesmo no recreio. As suas meditações, disseram mais tarde os seus contemporâneos, eram quase sempre sobre os atributos de Deus. Por outras palavras, ele meditava na bondade, na sabedoria, na beleza de Deus e, a partir destas meditações dos atributos de Deus, ele ganhava uma alegria extraordinária.

Depois, em 1591, uma praga terrível chegou a Roma durante a qual os Jesuítas, incluindo o Padre Geral, saíram para as ruas para tratar dos feridos pela peste -- a doença é muito infecciosa, o Padre Geral levou os Jesuítas nesta obra de misericórdia. Luís, apesar da sua má saúde, conseguiu ter permissão para ir ajudar. Tomava conta dos doentes, encorajava-os, guiava-os nas suas orações, preparava-os para a morte. Escolhia as tarefas mais servis e menos apetecíveis.

Ele apanhou a doença. Durante a doença pediu o viático; ele achava que estava a morrer, mais tarde confessou que estava muito impaciente à espera da morte. Recuperou desta doença, mas depois ficou arrasado por uma febre que teve durante três meses. Sempre que conseguia levantava-se da cama à noite e rezava de joelhos diante do crucifixo.

Durante a sua doença mortal, o Pe. Berllarmino, um homem já de idade avançada na altura, ficava horas com o seu penitente e Luís pedia-lhe, "é possível ir logo para o Céu sem nenhum purgatório?", 'Sim, dizia Bellarmino, é possível'. "Bem, posso pedir essa graça?" 'Claro que podes.' Por isso ele pediu a graça de ir directamente para o Céu sem passar no purgatório.

Na noite antes de morrer, esteve em êxtase toda a noite. Com os membros da comunidade à sua volta, ele falava com o reitor que estava de pé junto da sua cama, "nós vamos, padre, nós vamos". O reitor disse, 'vamos onde?' "Vamos para o Céu". Por isso o reitor dizia com sentido de humor, "Iam achar que ele ia para Frascati' (essa era, já agora, uma Vila Jesuíta fora de Roma). Mesmo antes de morrer, ele pronunciou as palavras, "nas Vossas mãos" e morreu.

Foi canonizado em 1726 e as suas relíquias, onde eu já rezei muitas vezes, estão na Igreja de Santo Inácio em Roma. Ele escreveu muitas cartas que se guardaram e valem a pena ler. A 'Melhor Vida de Santo Inácio' foi escrita pelo mesmo Pe. Brodrick. Mas a 'Melhor Vida de S. Luís Gonzaga' é do Pe. Martindale. A vida que o Pe. Martindale escreveu de Luís tem imensas partes das suas cartas... dão boas meditações.

Fr. Hardon SJ in therealpresence.org


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...


Depois de ter lido o livro: "Diário de Santa Fustina", também eu penso muito no sofrimento das almas do Purgatória, tendo imenso MEDO de lá ir parar. Porém, Jesus não Se cansa de nos pedir
para que rezemos por elas, já salvas, mas que devem Reparação à Sua Justiça. E acrescenta: "As penas do Purgatório são iguais às do Inferno. A única diferença é que as primeiras são temporárias e as do Inferno são eternas!"
Sendo assim, já há um certo alívio; contudo, é terrível imaginar...o tempo que lá passaremos.
Convém reforçar que Jesus pede, também, que se ofereça TUDO o que a Igreja nos proporciona para as podermos aliviar: Missas, esmola aos pobres, pequenas renúncias, Indulgências...TUDO o que é oferecido, por amor, alivia esses Seus filhos muito queridos, diz Jesus.

Maria José Martins disse...

Há tempos, li que certos Místicos, tal como o Pe. Pio, receberam a Graça de, durante a Missa, poderem ver o que realmente se passa na igreja.
Fiquei impressionadíssima, no que se refere às almas do Purgatório.
Segundo esse Místico e Santo, cujo nome já não me lembro, para além de outras, ele tinha uma visão das almas do Purgatório, em volta do Altar, durante a Missa, ansiosas por alívio, o qual iam recebendo dos Anjos e de Nossa Senhora, como resultado das orações proferidas na Celebração.
Claro que, para quem tem familiares, amigos e não só...é muito doloroso imaginar tal cenário! Mas, ao mesmo tempo, cresce em nós uma vontade de os confortar, que nos leva a aproveitar TUDO o que já em cima referi, e que a Igreja nos proporciona!
E num tempo em que TUDO isto parece ficção, pois, se já nem na existência do Inferno se acredita, que aqueles que AINDA conseguem CRER se proponham a REZAR e a REPARAR por TODOS.
Como disse Nossa Senhora em Fátima, muitos se perdem ou sofrem terrivelmente, tempo sem fim, porque ninguém reza ou se sacrifica por eles!