sexta-feira, 20 de março de 2020

Sacerdote apela aos Bispos que acabem com suspensão das Missas

Nos últimos dias aconteceu na Santa Igreja Católica em Portugal, algo verdadeiramente impensável, altamente lamentável, no mínimo muito triste e sem precedentes em toda a história da Igreja, que foi a suspensão das Santas Missas comunitárias, devido ao coronavírus. E aproxima-se a Páscoa, em que celebramos o centro e ponto alto da nossa fé, e poderá acontecer, que Nosso Senhor Jesus Cristo fique impossibilitado de celebrar com o Seu Povo através dos Seus ministros a Santa Missa, que é a actualização da Sua Páscoa, ou seja da Sua Redenção, Salvação, Libertação e Redenção.

Perante a determinação da suspensão referida, tendo em conta o Código do Direito Canónico da Igreja que diz: «que os fiéis (…) têm o direito e mesmo por vezes o dever, de manifestar aos sagrados Pastores a sua opinião acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja…» (Cân. 212 §3). Por conseguinte, gostaria de apresentar algumas perguntas à reflexão dos amigos e amigas. Mais informo, que estas questões no tempo devido, já foram transmitidas a todos os bispos residenciais de Portugal.

1ª Com a referida suspensão, não se está a manifestar, que a celebração da Eucaristia ou da Santa Missa é algo irrelevante? Ou que o povo de Deus não precisa assim tanto da Santa Missa e esta não é a maior fonte de graças e bênçãos do Céu, quer temporais e espirituais?

2ª Se Jesus Cristo está real e sacramentalmente presente na Eucaristia e actualiza a Sua redenção na Sua celebração, se tem poder para perdoar pecados (por mais graves que sejam), para libertar possessos, curar doentes, ressuscitar mortos etc. Será que não tem poder para nos libertar de uma pequena criatura, o coronavírus?

3ª Será que não estamos a submeter ou a rebaixar Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Médico Divino por excelência ao medo e a um vírus? Não será isto de modo inconsciente talvez, promover uma espécie de idolatria; em que se submete a Divindade a uma criatura? Não será esta atitude, um mau testemunho de fé? Será que a Igreja neste momento, não está a mostrar mais medo, que o mundo civil?

4ª Porventura não se está a impedir um direito aos fiéis de participar na Santa Missa e de receber a Eucaristia (naturalmente com as devidas disposições interiores) mesmo em caso de pandemia? (Código de Direito Canónico, Conferir Cânone 213)

5ª Não seria menos contundente e menos escandaloso seguir o exemplo dos bispos da Polónia, que favoreceram mais celebrações de Missas com menos concentração de pessoas, ou então até Missas ao ar livre?

6ª Ao longo da história, alguma vez a Igreja se escondeu e não recorreu aos meios de salvação, nomeadamente a oração e os sacramentos, perante epidemias ou guerras? Lembremos de tantos santos e santas da história da Igreja, que face às maiores calamidades, que fizeram mais vítimas que o covid 19, não fugiram, mas estiveram com o povo administrando-lhes os auxílios divinos.

7ª Não será estranho, que na sociedade civil se permita, que trabalhadores estejam no seu local de trabalho durante oito horas ou mais, que restaurantes, pastelarias, supermercados, transportes públicos e outros estejam acessíveis ao povo, mediante determinadas regras, e impede-se que os fiéis estejam nas igrejas apenas uma hora, celebrando a Santa Missa?

A todos que têm fé e estão de boa consciência, faço um apelo, para que rezem e façam o que for possível, naturalmente dentro dos parâmetros racionais e da paz, para que os senhores bispos levantem a referida suspensão.

Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo venha a nós o Vosso Reino, por meio do Coração Imaculado de Maria Santíssima!

Padre Manuel Pina Pedro


blogger

7 comentários:

Anónimo disse...

O último parágrafo não é herético?

João Silveira disse...

Não, é católico.

Anónimo disse...

padre... e leigos, também pedem o fim da suspensão das Missas...

João Baptista disse...

Então está a apelar à desobediência directa à declaração de estado de emergência em vigor e à prática de um crime de desobediência.

Jorge disse...

Para ver e, talvez, imitar: www.youtube.com/watch?v=NVeJj3VmbwE

Anónimo disse...

Este é o exemplo que TODOS deveriam seguir na nossa Santa Igreja Católica e quem a comanda e não esconderem-se e fugirem como "baratas" sem FÈ!

PAPA DECIDIU ENFRENTAR O MEDO: Vejam até ao final

https://www.youtube.com/watch?v=fFfZoWFE6Xk

Anónimo disse...

COMO VENCER O CORONAVÍRUS? EPIDEMIAS na HISTÓRIA e Como a Igreja Sempre as Combateu: Fé e Procissões
VAMOS EM FRENTE! Comecemos nos laicos a organizar procissões já que o "PAPADO" se fechou em copas!!!
https://www.youtube.com/watch?time_continue=297&v=-TAqSP7lk6I&feature=emb_title