quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Quando o Prelado do Opus Dei foi ao Meeting do CL


O Prelado do Opus Dei participou no “Meeting de Rimini” (Itália), um festival de encontros culturais, exposições e concertos, promovido no início por Msgr. Luigi Giusiani, fundador do Movimento Comunhão e Libertação. Acaba de regressar de uma viagem à Alemanha, onde teve alguns encontros públicos e visitou os centros da Prelatura, mas quando chega ao Meeting de Rímini e fala diante duas mil pessoas, D. Javier – 82 anos, 20 deles à frente do Opus Dei – não parece cansado.
O diálogo com as pessoas é um espaço no qual D. Javier Echevarría se move bem e, na Feira de Rimini, há muita gente, gente dessa que não pode deixar de gostar de quem, como ele, dirige uma instituição composta principalmente por leigos. São pessoas que têm no coração a procura da santidade e do apostolado na vida de todos os dias, a alegria do Evangelho, a sementeira libertadora da mensagem cristã nos diferentes âmbitos da experiência humana.
No Meeting pela primeira vez, a sua intervenção abre com elogios ao movimento Comunhão e Libertação: "Comprovei quanta força tem a formação que ofereceis, e como vos apoiais na reflexão sobre questões históricas e culturais fundamentais para o homem".
O prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría elogiou o pensamento do fundador de Comunhão e Libertação, o sacerdote italiano Luigi Giussani, e desejou que o processo de canonização possa chegar rapidamente a bom termo. Fê-lo na conferência que realizou esta quinta-feira no 'Meeting para a amizade entre os Povos', que se está a realizar na cidade italiana de Rímini de24 a 30 de agosto (...).
Precisou que conheceu Don Giussani e impressionou-o a sua personalidade e capacidade de se aproximar das pessoas e a sua voz áfona mas tão cálida. Recordou que sentia estar com um amigo, um homem de Igreja que explicava a atividade de Comunhão e Libertação a D. Álvaro del Portillo, que será beatificado no dia 27 de Setembro. Elogiou a sua vida de piedade, o seu apostolado, o serviço à Igreja e desejou que a sua causa de beatificação possa chegar rapidamente a bom porto.
Aos integrantes de Comunhão e Libertação presentes entre as três mil pessoas que enchiam o auditório, o prelado do Opus Dei convidou-os a “meditar muito” no que Don Giussani lhes ensinou e instou-os não somente a ler os seus escritos, mas a meditá-los, a não se conformarem com admirar, mas “a entrar na figura de Don Giussani e viver com a novidade com que ele viveu toda a sua vida”.
O Prelado, seguindo o convite do Papa Francisco, exortou a sair para o mundo, a ir às periferias existenciais, sabendo que não estamos longe de nenhuma pessoa mesmo que possa estar em países longínquos. Convidou, além disso, a “não ler os jornais sem meter a alma”, a não ver as notícias somente para estar ao corrente e sem pensar nas pessoas que lá estão, porque são pessoas e, portanto, é algo que nos afeta em pleno.
in opusdei.pt (Título adaptado)


blogger

Sem comentários: