quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Porque é que a liturgia é importante? Ordenações 2015

A cerimónia de ordenação de Diáconos este Domingo foi de um grande esplendor.

A liturgia tinha uma beleza e imponência próprias: novos rapazes entregavam a sua vida a Deus e à Igreja como Diáconos, para daqui a seis meses serem Sacerdotes. Tudo apontava para isto. Os próprios diálogos da liturgia o mostravam, quando o Cardeal Patriarca perguntava aos futuros Diáconos se estavam decididos a obedecer-lhe, a guardar a Fé conforme a tradição da Igreja, a abraçar o  celibato, a aumentar o espírito de oração. Ou quando no início se apresentaram os que iam ser ordenados, elencando as paróquias onde foram baptizados, muitas desconhecidas. Quanta organização e quanto trabalho há por trás disto, na Igreja.

Mas o que mais me surpreendia era ter conhecido alguns dos seminaristas muito antes de perceberem a sua vocação, como o Tiago e o Marcos. Eram pessoas normais. Porque é que foram escolhidos para esta vocação? E o que é que isso significa mesmo? Eram perguntas que a liturgia fazia ao coração dos que participavam.

E a resposta não tardava em aparecer. Diácono é aquele que serve. O próprio Sacerdócio é um serviço ao povo de Deus, aos Cristãos que vivem no mundo e que o santificam. Precisamos de alguém que nos confesse, que nos dê a Sagrada Comunhão, que nos conforte com palavras de Deus. Estes novos Diáconos, futuros Padres, davam a vida para que os Cristãos em todas profissões do mundo possam ser Santos e ajudem outros a sê-lo.

Alterar a liturgia da Missa corre o risco de ofuscar isto. A beleza e imponência da liturgia é apenas um louvor ao serviço. Todo o esplendor da liturgia da Igreja ao longo dos séculos (pensamos também na liturgia de ordenações da Forma Extraordinária) é a forma que a Igreja tem de mostrar aos homens que o mais importante na vida é servir.

Nuno CB


blogger

1 comentário:

Ir. Benedita asm disse...

Que saudades das Ordenações nos Jerónimos...