quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Entrevista ao Sacerdote da Fraternidade de São Pedro que se encontrou com o Papa

O Pe. Benoît Paul-Joseph, Superior do distrito da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP) em França, foi um dos dois sacerdotes que recentemente se reuniu com o Papa Francisco para falar sobre as consequências do motu proprio Traditionis Custodes nas comunidades tradicionais que pertenciam à Ecclesia Dei.

- Sr. Padre, qual é a história do seu recente encontro com o Santo Padre?

- O Pe. Ribeton, Reitor do seminário europeu da nossa Fraternidade, e eu escrevemos directamente ao Papa no dia 28 de Dezembro para expressar a nossa consternação e nossa incompreensão pela publicação do Traditionis Custodes e da Responsa. Apelámos confiantes na sua solicitude. Respondeu-nos pessoalmente no dia seguinte (foi por scan, mas a carta tinha sido escrita à mão), tranquilizando-nos e convidando-nos a ir ao seu encontro para conversarmos. Então, entrámos em contacto com o secretária do Papa e foi marcada a data de 4 de Fevereiro de 2022; esse é o dia em que o Pe. Ribeton e eu viajámos para Roma.

Fomos recebidos na Casa de Santa Marta durante, quase, uma hora. O Papa foi muito gentil durante toda a conversa, mostrou uma preocupação verdadeira. Confirmou oralmente o que tinha insinuado por escrito, a saber, que distinguia realmente a nossa situação da dos sacerdotes que não são membros das ex-comunidades Ecclesia Dei e que, no nosso caso particular, uma vez que o nosso Instituto tem a especificidade de utilizar os livros litúrgicos antigo, este documento não se destinava a nós.

- Então as vossas preocupações esvaneceram-se?

- Sim, de facto. O Papa indicou-nos que no motu proprio, onde se fala dos antigos institutos Ecclesia Dei, diz que estarão doravante sob a jurisdição de um novo dicastério: Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, e que foi intencional não termos sido mencionados directamente neste documento, pois estaríamos sob uma nova jurisdição. "Vocês não são afetados por essas restrições", disse-nos, "porque vocês mantêm o vosso direito próprio, concedido na fundação em 1988." O Papa ficou muito emocionado com a história de nossa Fraternidade, com a ida de nossos fundadores ao Santo Padre, em 1988, para expressar sua consternação, como fizemos desta vez. O Santo Padre considera que é um acto de fé que merece ser honrado e encorajado. Garantiu-nos que manteríamos o uso de todos os livros litúrgicos, inclusive o pontifical para as ordenações.

- Agora têm todas as garantias?

Com respeito, perguntámos-lhe se isso poderia ser formalmente colocado por escrito. Recebemos o documento no Sábado, dia 19 de fevereiro, razão pela qual não quisemos falar sobre ele publicamente até então. Este decreto repete o decreto da Comissão Ecclesia Dei, de Setembro de 1988, confirmando o uso dos livros litúrgicos de 1962 para nossa Fraternidade, mas desta vez é assinado pelo Papa (o decreto de 1988 foi assinado pela Comissão Ecclesia Dei).

- A vossa posição está então confirmada diante dos Bispos?

Os Bispos continuam livres para nos aceitar ou não nas suas dioceses, mas, a partir do momento em que exercemos um apostolado numa diocese, não nos pode ser pedido, em razão da obediência ao Sucessor de Pedro ou ao documento anterior, que usemos o livros litúrgicos actuais, pois nosso direito próprio é preservado através de uma isenção.

E as ordenações?

Ainda há uma pequena área cinzenta: nenhum Bispo é membro da Sociedade de São Pedro. Recentemente, foi adito que os Bispos já não têm o direito de usar o antigo pontifical, e isso pode gerar hesitação em alguns deles. Mas o Papa ficou feliz por nos ouvir falar sobre as nossas futuras ordenações, e a posição dele é clara em relação a isso.

Sabem se outros Institutos receberão o mesmo tratamento que a Fraternidade, ou esse assunto não foi abordado nesta visita?

Oralmente, durante a audiência, o Papa usou o plural para falar de "Institutos", ou seja, os antigos institutos Ecclesia Dei. Não posso ser mais específico, mas foi isso que foi dito na conversa.



blogger

Sem comentários: