quarta-feira, 1 de março de 2006

Quaresma

S. Máximo de Turim (? - cerca 420), bispoSermão 28

Quarenta dias que nos conduzem ao baptismo na morte e ressurreição de Cristo

“Ouvi-te no tempo favorável; socorri-te no dia da salvação” (Is 49,8). O apóstolo Paulo continua a citação com as palavras: “É este o tempo favorável; é este o dia da salvação” (2Co 6,2). Também eu vos tomo por testemunhas, eis os dias da redenção, eis chegado de algum modo o momento da cura espiritual; podemos aliviar todas as nódoas dos nossos vícios, todas as feridas dos nossos pecados, se nós rogarmos constantemente ao médico das nossas almas, se... não negligenciarmos nenhuma das suas prescrições...
O médico é nosso Senhor Jesus, que disse: “Sou eu que faço morrer; sou eu que faço viver” (Dt 32,39). O Senhor começa por fazer morrer, depois torna a dar a vida. Pelo baptismo, ele destrói em nós adultérios, homicídios, crimes e roubos; depois ele faz-nos reviver, como homens novos, na imortalidade eterna. Nós morremos para os nossos pecados, evidentemente pelo baptismo, retomamos a vida no Espírito da vida... Entreguemo-nos ao nosso médico com paciência para recuperar a saúde. Tudo o que ele tiver descoberto em nós de indigno, de manchado pelo pecado, de corroído pelas úlceras, ele podá-lo-á, cortá-lo-á, retirá-lo-á, por forma a que, uma vez eliminadas todas as feridas do demónio, só exista em nós o que é de Deus.
Eis a primeira das suas prescrições: consagrar quarenta dias ao jejum, à oração, às vigílias. O jejum cura a frouxidão, a oração alimenta a alma religiosa, as vigílias repelem as armadilhas do diabo. Depois deste tempo consagrado a todas estas observâncias, a alma, purificada e provada por tantos exercícios, chega ao baptismo. Ela retoma as forças mergulhando nas águas do Espírito: tudo que tinha sido queimado pelas chamas das doenças renasce pelo orvalho da graça do céu... Por um novo nascimento, renascemos outros.
(fonte: EAQ)


blogger

4 comentários:

João Silveira disse...

mto bom, este texto. grazie nocas

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Muito bom é dizer pouco. Fenomenal, tá aqui tudo! É brutal.

João Silveira disse...

muito é dizer pouco ou pouco é dizer muito?

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

EAB, aprende a ler sff.