quinta-feira, 5 de setembro de 2013

10 maneiras de pôr as Mega Igrejas fora de campo

A
s mega igrejas estão cheias de ex-Católicos. Não é nenhum segredo. Os Católicos são normalmente uma colheita fácil. Há uns dias escrevi sobre os Católicos que deixam a Igreja pelas mega igrejas. Hoje vamos olhar para algumas soluções.
megachurch

Aqui estão 10 coisas que podemos fazer para parar a hemorragia.

1) Comecem um pequeno grupo. As pessoas têm que se sentir ligadas. A legião de Maria. Estudos da Bíblia. Cavaleiros de Colombo. Clericalizamos isto demais. Não é preciso um padre para ter um grupo de pessoas a estudar o livro dos Provérbios. Simplesmente escolham um dia normal no calendário e façam as coisas acontecerem.
2) Organizem conferências de homens e grupos de homens. Olhem à volta. Os homens estão a diminuir nas paróquias católicas.
3) Criem um sistema de mentores. As senhoras mais velhas deviam encontrar-se regularmente com as senhoras mais novas. Pelo menos é isso que S. Paulo ensina (Tito 2, 3-5).
Os homens mais velhos deviam fazer o mesmo com rapazes. Voltem a ligar as gerações. Os mais velhos deviam começar. A malta nova tem demasiado medo para perguntar.
4) Precisamos de melhor preparação para o casamento. Tragam os veteranos da maratona de casais - esses casais que estão casados há 50 anos - e ponham-nos a falar aos jovens.
5) Música melhor. Imitar a banda do Tonight Show é uma estratégia de losers. Tragam o canto Gregoriano. Até mesmo o Howard Stern (não sou fã!) ficou maluco com um bocadinho de latim no Pie Jesu. (Vejam o vídeo [do link] para detalhes).
6) Redescubram a verdadeira arquitectura Católica. Em The Crucified Rabbi, eu explico que existe uma forma Católica de fazer arquitectura baseada nas normas da Escritura e nos precedentes do Antigo Testamento. Podem ler uma amostra aqui. A arquitectura tradicional apresenta mistério e transcendência. Os Católicos costumavam ser os melhores nisto.
Feast of the Immaculate Conception 2011
7) Expliquem a NECESSIDADE dos sete sacramentos. O vosso bébé precisa de ser baptizado. Vocês precisam de ser confirmados.Precisam da Eucaristia para ter vida. Precisam da confissão para se lavarem dos pecados mortais. Precisam da extrema unção no final. Os sacramento não são boas ideias. São dons necessários que Jesus quer esbanjar sobre nós. Rejeitá-los é rejeitar Jesus.
8) Pregar. As homilias deviam fazer duas coisas. Deviam explicar as leituras e o Evangelho especialmente. Reverendos Padres, falem-nos da Palavra de Deus - não sobre os eventos locais e sobre as vossas últimas ideias sobre sei lá o quê. As pessoas vão cair fundo sem a Palavra de Deus. Em segundo lugar, as homilias deviam ter ideias práticas. Desafiem-nos. Peçam-nos para fazer coisas. Empurrem-nos. Digam-nos para rezar o Terço todos os dias e para ler todos os dias a Bíblia. Digam-nos para convidar o nosso vizinho para a Missa. Digam-nos para ir à confissão com mais frequência. Pode ser que comecemos mesmo a fazer estas coisas!
9) Corrijam o RICA [Rito de Iniciação Cristã para Adultos]. O RICA tem a reputação de ser diferente daquilo para o qual foi feito. Primeiro chama-se RICA. Soa terrivelmente ridículo. Parece IVA ou IRS. A iniciação Católica devia ser padronizada e doutrinalmente correcta. A iniciação Católica devia saber a juntar-nos a uma velha tribo internacional com 2000 anos.
10) Sagrada Eucaristia. Já falámos disto na secção dos sacramentos, mas queria falar da reverência. Se os ministros da Eucaristia estão usar roupa sem alsas, t-shirts da Rua Sésamo e os acólitos estão a mastigar pastilha, o que é que acham que acontece? O fiasco inteiro grita a mensagem errada: “Isto não é verdadeiramente Deus. É apenas pão. Bem-vindos ao snack-ramento.” O Santo Sacrifício da Missa devia saber e parecer-se a um sacrifício. Incenso. Altar elevado. Canto. Não deve parecer-se a uma mega igreja com roupas arco-íris e uma oração eucarística a correr. Se uma pessoa nunca ouviu a palavra “transubstanciação” devia dizer algo como isto: “Uau, esta Missa Católica é completamente diferente. Algo profundo está a acontecer aqui. Quero aprender mais."


blogger

Sem comentários: