sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"O demónio existe, não o confundamos com doenças psicológicas" - Papa Francisco


Homilia de hoje na Casa de Santa Marta:  

Há alguns padres que quando lêem esta passagem do Evangelho, esta e outras, dizem: ‘Mas Jesus apenas curou uma pessoa que tinha uma doença psíquica.’ Não leram isso aqui, pois não? É verdade que naquele tempo podia confundir-se a epilepsia com a possessão do demónio; mas também é verdade que havia o demónio! E nós não temos o direito de simplificar tanto as coisas, dizendo: ‘Nenhum daqueles estava endemoniado, eram apenas doentes psíquicos.’ Não! A presença do demónio está na primeira página da Bíblia e a Bíblia acaba também com a presença do demónio, com a vitória de Deus sobre o demónio.

E podemos perguntar-nos: ‘Eu vigio-me, vigio o meu coração, os meus sentimentos, os meus pensamentos? Guardo o tesouro da graça? Guardo a presença do Espírito Santo em mim? Ou deixo-o assim, seguro, com a certeza que está tudo bem? Mas se tu não vigias, vem aquele que é mais forte do que tu: "Mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos." (Lc 15, 22). A vigilância! Três critérios: Jesus luta com o diabo, é o primeiro critério. Segundo critério, quem não está com Jesus é contra Jesus. Não se pode ficar a meio caminho. Terceiro critério, vigiar o nosso coração, porque o demónio é astuto. Nunca é expulso para sempre! Só no último dia o será.

A vigilância, porque a estratégia dele é esta: ‘Tu fizeste-te cristão, continua com a tua fé, eu deixo-te em paz, deixo-te tranquilo. Mas depois quando estás instalado, não vigias e te sentes seguro, eu volto.’ O Evangelho de hoje começa com o demónio a ser expulso e acaba com o demónio que volta! S. Pedro dizia: "é como um leão feroz, que anda à nossa volta". ‘Mas, Padre, o senhor é bocado antiquado, está a assustar-nos com estas coisas...’ Não, eu não! É o Evangelho! E isto não são mentiras , é a Palavra do Senhor! Peçamos ao Senhor a graça de levar a sério estas coisas. Ele veio lutar pela nossa salvação. Ele venceu o demónio! Por favor, não façamos negócios com o demónio! Ele tenta voltar para casa e tomar de posse de nós...Não relativizar, vigiar! E sempre com Jesus!


blogger

Sem comentários: