segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Missa é viver outra vez a Paixão e Morte Redentora do Senhor - Papa Francisco

Hoje em dia houve-se muito falar na Eucaristia e na Ceia do Senhor para se referir à Missa.
Poucos sabem que a Missa é, na verdade, e acima de tudo, um sacrifício - o sacrifício de Jesus pela salvação dos homens.

Não é por acaso que o primeiro ponto do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica diz precisamente isso:
271. O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.

Uma vez, ouvi alguém explicar a Missa para um grupo de jovens bem grande. Nessa explicação, quem estava a explicar disse tudo menos que a Missa é um sacrifício.
Quando lhe perguntei porque não tinha dito isso, ele respondeu que isso era uma coisa que as pessoas já sabem.

Bem, quer seja verdade quer não, o Papa Francisco resolveu dizer precisamete isso hoje de manhã na Missa em Sta. Marta, depois de já o ter afirmado na Quarta-feira passada, na Catequese da Audiência Geral:


“Quando nós celebramos a Missa, nós não fazemos uma representação da Última Ceia: não, não é uma representação. É outra coisa: é mesmo a Última Ceia. É mesmo viver outra vez a Paixão e a Morte Redentora do Senhor. É uma teofania: o Senhor faz-se presente sobre o altar para ser oferecido ao Pai pela salvação do mundo
Nós ouvimos e dizemos: ‘Mas, eu não posso, agora, tenho que ir ouvir a Missa’. A Missa não se ouve, participa-se nesta teofania, neste mistério da presença do Senhor entre nós. A liturgia é precisamente entrar no mistério de Deus, deixar-se levar ao mistério e ser no mistério.
Por exemplo, eu estou seguro que todos vós vindes aqui para entrar no mistério; mas, se calhar, algum diz: ’Ah, eu tenho que ir à missa a Santa Marta porque na visita a Roma tem de ir visitar o Papa em Santa Marta, todas as manhãs' – é um lugar turístico! Todos vós vindes aqui, nós reunimo-nos aqui para entrar no mistério: é esta a liturgia. É o tempo de Deus, é o espaço de Deus, é a nuvem de Deus que nos envolve a todos. (...)
Vai-nos fazer bem hoje pedir ao Senhor que dê a todos nós este ‘sentido do sagrado’, este sentido que nos faz perceber que uma coisa é rezar em casa, rezar na Igreja, rezar o rosário, fazer a Via-Sacra, ler a Bíblia, fazer tantas lindas orações... mas uma outra coisa é a celebração eucarística. Na celebração entramos no mistério de Deus, naquele caminho que nós não podemos controlar: apenas é Ele o Único, Ele é a Glória, Ele é o poder, Ele é tudo. Peçamos esta graça: que o Senhor nos ensine a entrar no mistério de Deus.”
 Papa Francisco in RadioVaticana

blogger

Sem comentários: