segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

D. Athanasius Schneider nos Jerónimos - 16 de Fevereiro às 12:00 e às 16:30

Conferência sobre a Igreja no Cazaquistão

A Fundação AIS tem a alegria de convidar todos os seus benfeitores e amigos para participar na conferência que terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, no próximo dia 16 de Fevereiro, pelas 16.30H.

D. Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar em Astana, Cazaquistão, irá falar-nos sobre a situação dos Cristãos no passado, sob o regime comunista, e no presente.

Depois da queda da União Soviética, o Cazaquistão, liderado desde 1989 pelo presidente Nursultan Nazarbayev, cuja nomeação foi confirmada nas eleições de Abril de 2011 com uma maioria de 95%, foi considerado por muitos como um exemplo a ser seguido, devido ao seu progresso no caminho para a democracia e pelo nível alcançado em termos de direitos humanos e pluralismo religioso.

No entanto, nos últimos anos, o Governo aumentou o seu desejo de fortalecer o controlo estatal sobre todas as actividades religiosas.  Um passo adicional nesta direcção consistiu na aprovação de duas novas leis contendo graves restrições legais à liberdade religiosa.

Aprovadas a 13 de Outubro de 2011 e respeitando os desejos do presidente Nazarbayev, estas leis destinam-se à nacionalização das comunidades religiosas, seguindo o modelo de controlo aplicado pelo presidente chinês. Apenas a Igreja Ortodoxa russa e a comunidade islâmica cazaque, consideradas como fazendo parte da tradição do país, estão isentas destas restrições. Para sobreviver a nível nacional e evitar sanções, outras comunidades religiosas devem agora provar que têm pelo menos 5.000 membros. 

in Fundação AIS

Notas importante: D. Athanasius vai celebrar a Santa Missa das 12h nos Jerónimos, no mesmo dia.

Vídeo de D. Athanasius Schneider a falar em português no Youtube, sobre a Sagrada Comunhão:



blogger

Sem comentários: