domingo, 18 de janeiro de 2015

Paulo VI estava certo contra a contracepção diz o Papa Francisco

Durante um discurso às famílias nas Filipinas, o Papa Francisco teve a oportunidade de elogiar a encíclica do Papa Paulo VI que se opôs à contracepção e afirmou o ensinamento da Igreja sobre a sexualidade e a vida humana.
O Papa falou na Sexta às famílias reunidas no auditório do Asia Arena, em Manilla, durante a sua visita às Filipinas de 15 a 19 de Janeiro.

Depois de referir as várias ameaças à família, incluindo "a falta de abertura à vida", o Papa saiu ligeiramente do seu texto, mudando do inglês para o seu espanhol para falar do coração sobre este assunto.

"Penso no Beato Paulo VI", disse ele. "Na altura em que se falava do problema do crescimento populacional, ele teve a valentia para defender a abertura à vida da família."

Em 1968, o Papa Paulo VI escreveu a encíclica Humanæ Vitæ, que explicava o ensinamento Católico sobre a sexualidade e a imoralidade da contracepção artificial, prevendo consequências negativas se a cultura em vigor aceitasse o controlo de natalidade.

"Ele conhecia as dificuldades que havia em cada família, por isso é que na sua encíclica ele foi tão misericordioso com os casos particulares e pediu aos confessores que fossem muito misericordiosos e compreensivos com os casos particulares," disse o Papa Francisco.

"Mas ele olhou mais longe. Olhou para os povos da terra. E viu esta ameaça de destruição da família pela privação dos filhos. Paulo VI era valente. Era um bom pastor e alertou as suas ovelhas sobre os lobos que viriam, que ele do Céu nos abençoe esta tarde."

Os comentários do Papa Francisco surgem numa altura em que o presidente das Filipinas, Benigno Aquino, assinou uma lei de saúde sobre a reprodução em 2013 altamente controversa, que provocou fortes protestos da parte dos bispos locais e fiéis.

A legislação requere educação sexual aprovada pelo governo para adultos, escolas secundárias e liceus, assim como programas de controlo populacional que incluem contraceptivos totalmente subsidiados pelo seguro de saúde do estado. Os bispos da nação falaram fortemente contra esta medida.

Noutra parte do discurso do Papa Francisco, ele falou sobre as ameaças postas à família pelos desastres naturais, pobreza, imigração e a redefinição do casamento.

Ele pediu por "família fortes e boas para ultrapassar estas ameaças."

"Sejam santuários de respeito pela vida, proclamando a sacralidade de cada vida humana desde a concepção até à morte," pediu o Papa.

O Papa encorajou a oração regular em família para ouvir e compreender a vontade de Deus, assim como para ser testemunhos proféticos no mundo.

Ele também saiu do texto noutras ocasiões, falando do seu amor a S. José e da importância de sonhar na família.

"Quando perderem a capacidade de sonhar, perdem a capacidade de amar e esta energia para amar perde-se," disse o Santo Padre.

Para além disso, o Papa Francisco alertou contra uma "colonização ideológica" que não vem de Deus, mas que tenta destruir a família.

O Papa pediu aos Cristãos para pedirem a S. José a sabedoria para identificar e rejeitar ideias e iniciativas que são conduzidas por estas falsas ideologias que ameaçam a família.

in Catholic News Agency
O blog Senza já referiu outros aspectos importantes deste discurso do Papa, aqui.




blogger

Sem comentários: