domingo, 18 de janeiro de 2015

Maior multidão de sempre: 6 milhões na Missa com o Papa

Hoje foi batido mais um recorde do mundo: a Missa com a maior multidão de sempre de sempre, cerca de 6 milhões de pessoas. O feito aconteceu na Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco em Manila, nas Filipinas. O anterior recorde tinha sido também ali registado, cerca de 4 milhões, com o Papa João Paulo II em 1995.

Trazida propositadamente para a celebração foi a imagem do «Santo Niño», que tinha sido levada para as Filipinas pelo explorador Fernão de Magalhães, em 1521.
Perante a multidão imensa, o Papa Francisco fez uma homilia que teve como base a imagem do Menino Jesus e mais uma vez, foi recorrente nesta viagem, sublinhou a importância da Família e denunciou os que a atacam:

"Às vezes, vendo os problemas, as dificuldades e as injustiças, somos tentados a desistir. Quase parece que as promessas do Evangelho não são realizáveis, são irreais. Mas a Bíblia diz-nos que a grande ameaça ao plano de Deus a nosso respeito é, e sempre foi, a mentira. O diabo é o pai da mentira. Muitas vezes, ele esconde as suas insídias por detrás da aparência da sofisticação, do fascínio de ser «moderno», de ser «como todos os outros». Distrai-nos com a vista de prazeres efémeros e passatempos superficiais. 

Desta forma, desperdiçamos os dons recebidos de Deus, entretendo-nos com apetrechos fúteis; gastamos o nosso dinheiro em jogos de azar e na bebida; fechamo-nos em nós mesmos. Esquecemos de nos centrar nas coisas que realmente contam. Esquecemo-nos de permanecer interiormente como crianças. Isto é pecado: esquecer-se, no próprio coração, de que somos crianças de Deus. Na realidade, estas – como nos ensina o Senhor – têm uma sabedoria própria, que não é a sabedoria do mundo. É por isso que a mensagem do «Santo Niño» é tão importante. Fala profundamente a cada um de nós; recorda-nos a nossa identidade mais profunda, aquilo que somos chamados a ser como família de Deus.

O «Santo Niño» recorda-nos também que esta identidade deve ser protegida. Cristo Menino é o protector deste grande país. Quando Ele veio ao nosso mundo, a sua própria vida esteve ameaçada por um rei corrupto. O próprio Jesus viu-Se na necessidade de ser protegido. Ele teve um protector na terra: São José. Teve uma família aqui na terra: a Sagrada Família de Nazaré. Desta forma, recorda-nos a importância de proteger as nossas famílias e a família mais ampla que é a Igreja, a família de Deus, e o mundo, a nossa família humana. 

Hoje, infelizmente, a família tem necessidade de ser protegida de ataques insidiosos e programas contrários a tudo o que nós consideramos de mais verdadeiro e sagrado, tudo o que há de mais nobre e belo na nossa cultura."


blogger

Sem comentários: