segunda-feira, 11 de abril de 2016

As obras de Deus, segundo Jesus

"Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo». 
Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». 
Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou»."
No evangelho de hoje (S. João 6,22-29), Jesus explica que se alguém quiser fazer as obras de Deus tem que começar por ter Fé n'Ele. Apenas acreditando em Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador do Mundo, se pode fazer realmente o que Deus quer. 

O cristão, baptizado, é outro Cristo (alter Christus), de tal maneira que as suas boas acções são acções do próprio Cristo e portanto as obras de Deus. Mas sem a Fé, recusando acreditar que Jesus Cristo não Se engana nem nos engana, nada disto é possível. Aproveitemos, então, para fazer recorrentes actos de Fé, por exemplo com esta oração:

Português - Meu Deus, eu creio tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja nos ensina, porque não podeis enganar-Vos nem enganar-nos. E, expressamente, creio em Vós, único e verdadeiro Deus em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo; e creio em Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado por nós, e que a cada um dará, segundo as suas obras, o prémio ou o castigo eterno. Nesta fé quero viver e morrer. Senhor, aumentai a minha fé. Ámen.

Latim - Dómine Deus, firma fide credo et confíteor ómnia et síngula quæ sancta Ecclésia Cathólica propónit, quia tu, Deus, ea ómnia revelásti, qui es ætérna véritas et sapiéntia quæ nec fállere nec falli potest. In hac fíde vívere et mori státuo. Amen.



blogger

Sem comentários: