domingo, 27 de novembro de 2016

Começou o tempo para os sacerdotes celebrarem Missa 'ad orientem' respondendo ao pedido do Cardeal Sarah

No Congresso sobre a Sacra Liturgia (em Londres), o Cardeal Robert Sarah recomendou que os sacerdotes começassem a celebrar a Missa 'ad orientem' nas suas paróquias, a partir do primeiro Domingo de Advento. Aqui ficam as palavras do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos:

E assim, queridos Padres, peço-vos para implementar esta prática (culto ad orientem), sempre que possível, com prudência e com a catequese necessária, certamente, mas também com a confiança de um pastor, que isso é algo bom para a Igreja, algo de bom para nosso povo. 

O vosso próprio julgamento pastoral vai determinar como e quando a prática deste culto é possível, mas talvez o início desta prática a partir do primeiro Domingo do Advento deste ano, quando estivermos a assistir “ao Senhor que virá"e "o qual (o Senhor) não tardará" (ver: Intróito da Missa de Quarta-Feira da primeira semana do Advento) poderá ser um bom momento para fazer isso. 

Queridos Padres, devemos ouvir novamente o lamento de Deus proclamado pelo profeta Jeremias: "eles viraram as costas para mim" (2, 27). Voltemo-nos novamente para o Senhor!
Papa Francisco celebra Missa 'ad orientem' no altar de S. João Paulo II



blogger

4 comentários:

Anónimo disse...

Queridos Padres, devemos ouvir novamente o lamento de Deus proclamado pelo profeta Jeremias: "eles viraram as costas para mim" (2, 27). Voltemo-nos novamente para o Senhor!
ABSURDO

Jorge disse...

Absurdo é deixar comentários anónimos!

Jorgette disse...

Está melhor assim? Não me admira que tendo-me ido confessar por por não suportar a linha bizarra e absurda dos conservadores fundamentalistas, tenha encontrado um padre que gostava tanto ou menos ainda deles do que eu... assim como vc e outros entenda-se....

Jeorgette disse...

Faça a sua reclamação para o google ou para o blogue ;) boa? as opções quando existem são para ser usadas... use as suas e eu uso as minhas