sábado, 18 de junho de 2022

Chesterton sobre a importância da propriedade privada

Com uma faísca da cabeleira ruiva de uma miúda de rua atearei fogo à toda a civilização moderna. Porque se uma miúda precisa de ter cabelos longos precisa de ter os cabelos limpos. Para tê-los limpos, não pode ter uma casa suja. Para não ter uma casa suja, precisa ter uma mãe livre e desocupada. Para ter uma mãe livre, não pode ter um senhorio usurário. Para que o senhorio não seja usurário, é preciso uma redistribuição de propriedade. E para tanto será preciso uma revolução. 

Aquela miúda maltrapilha de ruiva cabeleira — que acabo de ver vagueando junto à minha casa — não será aparada, mutilada ou alterada. O seu cabelo não será cortado curto como o de um condenado. Não! Todos os reinos da terra serão talhados e mutilados para a ela se adaptarem. Os ventos do mundo serão temperados para esse cordeiro não ser tosquiado. 

Todas as coroas que não couberem na sua cabeça serão partidas. Todo o traje e toda a construção que não estiver em harmonia com a sua glória serão deitados fora. Pode ser que a mãe a proíba de prender o cabelo, pois a mãe é uma autoridade natural. Mas o Imperador do Planeta não ousará impor-lhe tal proibição. 

Ela é a imagem humana e sagrada. Ao seu redor, a estrutura social irá inclinar-se, trincar e cair. Os pilares da sociedade estremecerão e os telhados dos tempos desmornar-se-ão. E nem um fio de cabelo da sua cabeça será danificado.

G. K. Chesterton in 'O que há de errado com o mundo'


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E Tudo isso somente, ainda, é possível, nos Séculos XX e XXI...porque o Homem continua a desprezar "Aquilo" que lhe traria a Salvação e, com ela, todo o tipo de Justiça Social e individual...ou melhor, a verdadeira felicidade, já aqui Terra. Com ou sem propriedade privada, com Deus reinando em seus corações, os homens viveriam numa partilha fraterna, onde todo o tipo de diferenças seriam ultrapassadas e resolvidas irmãmente......
Diz-nos Jesus:"(...) Ó Meus DILETOS, Meus Amigos, que Eu mando pelos caminhos do mundo, a fim de continuarem a Obra que Eu iniciei e que será executada enquanto existir o tempo e todas as multidões, que Eu vejo diante de Mim. Eu estou vendo...porque Eu vejo através dos séculos, as matanças e guerras, as PAZES MENTIROSAS e as horrendas carnificinas, o ódio e o latrocínio, a sensualidade e o orgulho, intercalados, de vez enquando, com um oásis verde; uns períodos de volta à Cruz, levantada com Amor, depois que o veneno do mal tiver tornado doentes de raiva os homens(...)
Eu estou vendo...homens e mais homens, mulheres, velhos, estudiosos, guerreiros, doutores, camponeses...todos carregando o seu fardo de esperanças e de dores. E Eu vejo como vacilam, porque a dor é demais, e a Esperança foi a primeira a desparecer.... do meio da carga pesada que, bem grande, caiu e se espalhou pelo chão. E muitos, Eu vejo, caem à beira da estrada, por causa de outros mais sortudos, cuja carga é mais leve, sentindo-se abandonados por todos e até pisados; e, porque percebem que vão morrer, chegam a odiar e a maldizer...
POBRES FILHOS! Mas entre eles O MEU AMOR colocou PIEDOSOS SAMARITANOS, médicos bons, as luzes da noite, as vozes no siLêncio, a fim de que esses mais fracos encontrem uma AJUDA que lhes diz: "Espera, tu não estás sozinho! Acima de ti, está Deus! Contigo está Jesus!"
E sou Eu que coloco essas CARIDADES OPERANTES, para que os Meus pobres filhos não morram em seu espírito, PERDENDO A MORADA PATERNA, mas continuem a CRER EM MIM, CARIDADE PERFEITA, vendo, NOS MEUS MINISTROS, O MEU REFLEXO!
Mas, ó dor, que faz sangrar a Ferida do Meu Coração, como quando foi aberta lá no Gólgata! Mas, o que estão vendo, os Meus olhos Divinos? Será que, AINDA, há Sacerdotes, por entre as turbas que vão passando? E porque sangra ainda, o Meu coração? E porque estarão VAZIOS os Seminários? O Meu Divino convite será que não chega aos corações? Ou o coração do Homem já não é capaz de ouvi-Lo?
Durante séculos, haverá seminários e, neles, haverá Levitas. Deles sairão Sacerdotes, que, na sua adolescência, ouvirão a Voz Celeste, em muitos corações. Porém, mais tarde, chegarão OUTRAS VOZES e, depois, com a Juventude e a maturidade, a Minha Voz ficará DOMINDA, OFUSCADA, naqueles corações. A Minha Voz que durante séculos falará aos Seus Ministros, a fim de que sejam como agora, os APÓSTOLOS NA ESCOLA DE CRISTO!
E, então acontecerá que: a veste ficou, mas o Sacerdote MORREU!" (...)

"(...) Levantai-vos, MEUS AMIGOS! Vinde, para que Eu vos ensine, ainda, a REZAR! A Oração é o que alimenta as FORÇAS do APÓSTOLO, porque Ela O UNE INTIMAMENTE, A DEUS!(...)"--Da Obra: " O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta.

E depois de refletir sobre esta Passagem, não estará aqui a explicação para o verdadeiro problema, que, de momento, assola a Nossa Igreja e, consequentemente, TODA A HUMANIDADE?
Passados DOIS MIL E TAL ANOS...a Doutrina de Cristo, com a implementação do SEU REINO, porque AINDA não Chegou?!
Que me perdoem os Sacerdotes que, CONTRA VENTOS E MARÉS-- porque o tempo presente é cada vez mais difícil para eles-- AINDA LUTAM, POR AQUILO que JESUS LHES SUSSURROU e PEDIU, QUANDO OS CHAMOU PARA TÃO NOBRE MISSÃO! E que, em vez de se quererem IGUALAR ao mundo, CONTINUEM FIÉIS ao Primeiro Amor, e que sejam, de verdade, essas CARIDADES OPERANTES, no meio deste mundo, cada vez mais desiquilibrado e sedento de VALORES, mas sem traírem a VERDADE EVANGÉLICA!