quinta-feira, 2 de junho de 2022

Os inúmeros actos de piedade na Missa Tradicional

Na Missa Tradicional em Rito Romano:

O sacerdote persigna-se 16 vezes; 
volta-se 6 vezes para o povo; 
beija o altar 8 vezes; 
levanta os olhos para o céu 11 vezes. 

10 vezes bate no peito e 10 vezes se ajoelha; 
junta as mãos 54 vezes; 
faz 21 inclinações com a cabeça e 7 com os ombros; 
faz inclinação profunda 8 vezes; 
benze 33 vezes a oferta com o sinal da cruz; 

Põe 29 vezes as duas mãos sobre o altar; 
14 vezes reza com os braços estendidos e 36 vezes junta as mãos; 
põe as mãos juntas sobre o altar 7 vezes; 
9 vezes coloca a mão esquerda apenas; 
11 vezes põe-na sobre o peito; 
8 vezes levanta as duas mãos para o céu; 
11 vezes ora em voz baixa e 13 em voz alta; 
descobre e cobre o cálix 5 vezes e muda-o de lugar 20 vezes.

Além d'estas 350 cerimónias, o sacerdote deve observar ainda 150, ao todo são 500.  Acrescentando a estas cerimónias as 400 rubricas prescritas, verificareis que o sacerdote que celebra a Santa Missa, conforme o rito romano, está obrigado, sob pena de pecado, a 900 obrigações.

Cada uma destas obrigações tem a sua significação espiritual, cada uma para fazer cumprir digna e piedosamente o santo Sacrifício da Missa. 

Pelo que o Papa Pio V ordenou formalmente que todos, Cardeais, Arcebispos, Bispos, Prelados e simples sacerdotes dissessem a Missa desta maneira, sem nada mudar nem acrescentar ou diminuir um ponto sequer.

Venerável Martinho de Cochem in 'Explicação da Santa Missa' (1914)


blogger

7 comentários:

Maria José Martins disse...

Agora entendo o porquê de ser considerada tão valiosa e muito mais profunda.
E, como diz o nosso Povo, "ninguém pode dar aquilo que não tem".
Ora, se a partir de determinada altura, as "Coisas" de Deus, em vez de se aprofundar e viver com Fidelidade e coerência, começaram a ser agilizadas e adaptadas ao "mundo"--perdendo a Sua identidade--querendo, quase, que fosse Deus a mudar, segundo as nossas conveniências...o resultado tinha que ser o que, atualmente, vemos!
Penso que, por trás de toda esta CONFUSÃO, o maior problema é a nossa IGNORÂNCIA.
Não acredito que, se todos esses Passos nos tivessem sido explicados e ensinados a VIVER, com a devida Reverência, alguém contestasse o VERDADEIRO SIGNIFICADO e o Verdadeiro Sentido da Missa Tradicional!

SHIRLEY LOOS disse...

Muito bem dito, Senhora!

Anónimo disse...

Enumerar assim sem mais nem menos parece um pouco as 300 e não sei quantas leis derivadas dos 10 mandamentos, que os judeus tinham que observar... Nada muito profundo apenas ritos.

Teria sido melhor explicar porque o padre juntas as mãos não sei quantas vezes.. porque as coloca sobre o altar, porque faz tantas inclinações ora com a cabeça ora com os ombros... Seria até mais bonito e ajudaria bem mais a participar da Santa Missa sabendo os significados de tantos gestos.

Maria José Martins disse...


Claro que me limito a comentar o que leio, partindo do Princípio, de que tudo tem um ENORME significado Espiritual, tal como o texto afirma-- embora, fosse realmente muito melhor, que no-lo explicassem-- Mas isso somente confirma, de que havia uma grande preocupação em reviver cada momento do Sacrifício de Cristo...
E reitero: o mal da Igreja foi a banalização de quase tudo o que é Sagrado, porque, mesmo na Via Sacra, quando os textos meditados são mais fiéis, a emoção e a consciência da nossa MALVADEZ, aliada ao Sofrimento de Jesus, torna-se quase insuportável. Lembro-me muito bem, da altura em que o filme a Paixão de Cristo apareceu, as Salas de Espetáculo esgotavam e, durante o filme, só se ouviam soluços! Ora, isto só COMPROVA de que a maioria dos Cristãos "vive nas nuvens", sem ter a real perceção do quanto LHE devemos!
E, para terminar, volto a frisar: Leiam a Paixão de Jesus, relatada na Obra de Maria Valtorta, "O Evangelho como me foi revelado", ditada pelo próprio Cristo e, depois, reflitam, DE VERDADE, e vejam se vos apetece mais, pecar!
E, mais, acho que também foi esquecida a INTERVENÇÃO DIRETA de Deus, como reflexo da nossa fidelidade--Providência--quando, da nossa parte, SE ESGOTA TUDO o que está ao nosso alcance; e isso requer muita CONCENTRAÇÂO e conhecimento!

Anónimo disse...

Sim, Maria José, concordo consigo em muitas coisas... Mas gostava só de esclarecer que o meu comentário não foi direcionado a ninguém em particular... Nem a si e nem mesmo ao João Silveira! Se calhar ao Martinho de Cochem...ou se calhar, ainda, nem a ele... Não li a continuação do livro (?) "A explicação da Santa Missa"... Quem sabe ele mais pra frente não tenha explicado os significados?

Foi só uma exposição de opinião.
Obrigada.

Unknown disse...

Cara Maria José, concordo com a senhora em muitas coisas... Com o meu comentário não queria atingir a ninguém em particular, nem a si nem ao JS... Se calhar ao Venerável Martim de Cochem... Mas se calhar nem a ele... Pois não li o resto do livro(?) "A Explicação da Santa Missa".

Anónimo disse...

Não me parece que Jesus tenham imposto 900 exercícios, que mais parece uma aula de ginástica, para celebrar uma missa. Este Rito Antigo tem por base o que disse uma Papa que viveu no século XVI!!! Queiram V.Mercês actualizar-se. Jesus foi um homem da sua época, não andou à procura de ritos com 500 de antiguidade, aliás, veio com o propósito de actualizar os crentes.