terça-feira, 2 de maio de 2023

A revolução de D. José Ornelas

Na primeira entrevista depois de ter sido reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas provocou a indignação de muitos fiéis católicos ao pôr a possibilidade de se acabar com o celibato sacerdotal ou de “ordenar” mulheres.

Em relação ao celibato, diz o Bispo de Leiria-Fátima, que foi o Concílio de Trento que acabou com os “padres casados”. Em primeiro lugar, o celibato sacerdotal foi vivido na Igreja desde os primeiros séculos. É uma prática apostólica. Ainda que fossem ordenados homens casados, deixavam as suas mulheres (com a autorização destas) para serem sacerdotes.

Em segundo lugar, o Concílio a partir do qual se deixou de ordenar homens casados foi o II Concílio de Latrão (1139) e não o Concílio de Trento (1545-1563). É uma falha grave que um Bispo demonstre publicamente desconhecer a história do celibato sacerdotal; ainda para mais partindo desse ponto de vista errado para dar a sua opinião que o celibato pode (e deve?) acabar.

D. José Ornelas diz ainda que a ordenação sacerdotal de mulheres é um assunto que está em cima da mesa. Alerta apenas para as questões culturais que podem dificultar a aceitação desta mudança. Mas é doutrina da Igreja que uma mulher nunca poderá ser ordenada sacerdote. O sacerdote tem de ser um homem, tal como Nosso Senhor Jesus Cristo. O próprio Papa João Paulo II, na carta apostólica ‘Mulieris dignitatem’ (1988), diz que a Igreja não tem autoridade para ordenar mulheres.

O presidente da CEP falou ainda sobre as uniões “homossexuais” e sobre os “recasados”. Fê-lo de tal maneira que se fica a ideia que na Igreja nada está garantido, tudo pode mudar. No edifício eclesial não restará pedra sobre pedra, desde que isso signifique que a Igreja se adapte ao “mundo moderno”.


blogger

4 comentários:

Zezé disse...

Só não lhe apeteceu falar nas indemnizações às vítimas dos abusos sexuais e no afastamento dos abusadores. Devem ser prioridades...

Anónimo disse...

Acho que sobre este tema já quase tudo foi dito e preparemo- nos para o pior!
De nomeação em nomeação, venha o diabo e escolha: agora, é sempre a cair!
Nem D. Schneider, nem Bento XVI...nem Jesus Cristo!
Estes " senhores", apesar do panorama de destruição, continuam a acreditar neles mesmos e nos seus interesses, pondo completamente de parte a Vontade de Deus, inventando a tal Igreja totalmente descaraterizada, tal como profetizou Santa Catarina Emerrich de caris Maconico...
Se mesmo celibatários o tempo nunca lhes chega, o que acontecerá, com família a cargo, para além de violarem toda a ENTREGA e DiSPONIBILIDADE exigidas por Jesus ao Seu Reino.
Estão a construir uma nova Igreja " sem cruz", onde tudo depende, não do que Deus Instituiu mas aquilo que os seus devaneios lhe pedem.
Maranata!

Maria José Martins disse...

"Sem comentários!..."
Aos poucos e poucos, e muito devagarinho, lá vão manipulando as mentes, até que o GRANDE OBJETIVO, o de MUDAR tudo o que Jesus instituiu, se cumpra. Não tem sido, assim, ao longo das últimas décadas?
Como já aqui referi, várias vezes, também eu bati palmas ao V.II, mas, ainda criança, porque, na verdade, simplesmente nos facilitaram a vida. Porém, com o amadurecimento na Fé e o aumento em conhecimentos SAGRADOS, reconheço, hoje, que foi aí que se deu o "início das dores", até que TUDO se cumpra, e certa fação da atual Igreja venda a alma ao diabo, levando-nos à derrocada, para, depois, Deus A reerguer das cinzas!
De brecha em brecha, permitiu-se que, como afirmou Paulo VI, Satanás, com a sua astúcia malévola e armado em Anjo de Luz, nos CONFUNDA, no mínimo! Porque, quase todos, somente, raciocinam e analisam os problemas, de maneira TEMPORAL, esquecendo-se de que "isto", como nos ensinaram os nossos pais, é uma PASSAGEM ou uma peregrinação para a Vida Eterna e : "De que vale ao Homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a alma?!"
Orgulhosos do seu intelectualismo, COMBATERAM, quase sempre, os AVISOS do Céu e, simplesmente, desprezam, as Mensagens dos Santos e de Nossa Senhora!
Assim, como pode o Espírito Santo inundá-los com todos os Seus Dons, principalmente, o do DISCERNIMENTO, se o caminho já está TRAÇADO, à medida dos seus interesses e raciocínios humanistas?!
Esperemos a volta, e rezemos para que Deus, pelo menos, lhes perdoe, por tanta mundanização perversa, uma vez que SE ESQUECERAM de que a Igreja foi precisamente Instituída, por JESUS CRISTO, para CONVERTER O MUNDO, SALVANDO-O, mas de TUDO o que é OPOSTO A DEUS: "Estai no mundo, MAS SEM SER DO MUNDO!"
"E aquele que Me Ama, CUMPRE os Meus Mandamentos!"
"E que a vossa linguagem seja, sim, sim; não, não, porque tudo o que está para além disso, vem do diabo!"
"À Minha Palavra, nem uma letra ou uma vírgula pode ser tirada ou acrescentada, porque é DIVINA e, por isso, PERFEITA!"...

mariasantos disse...

Infelizmente os escândalos do magistério da igreja também chegam a Portugal e não tem a haver cm a campanha orquestrada pelos média para descredibilizar a igreja com abusos e perseguição a Padres como Padre Médio Rui um excelente Padre,mas ainda pior , tem a haver com os próprios Bispos que deviam defender a fé e não moldar a igreja aos interesses mundanos. Para onde iremos se os próprios Pastores confundem aqueles a quem deveriam defender e dirigir? Guardemos a nossa fé pois o nosso país foi fundado nas Chagas de Cristo e não imitemos exemplos miseráveis como os Bispos alemães,que há muito se posicionaram em confronto cm a doutrina e o próprio Papa Francisco colocado em cheque por estes cristãos progressistas que desejam estar bem instalados nas modas do mundo e usufruir do que a sua posição lhes dá, conforto e visibilidade. Jesus veio trazer Fogo ao mundo,não veio conformar -se cm ele.Para onde iremos Senhor, só Tu tens palavras de vida eterna!!!