Hoje é dia de Santo Atanásio. Este grande Bispo lutou contra a heresia ariana, que proclamava Jesus Cristo apenas como a mais perfeita das criaturas, negando que fosse Deus. Este erro crasso chegou a ser defendido por grande parte dos Bispos Católicos.
No Concílio de Niceia (325 d.C.) as duas partes digladiaram-se e Atanásio deu uma coça argumentativa aos arianos, destruindo por completo a sua tese absurda. Os Bispos hereges não mais se esqueceram disso e, 10 anos depois, no Sínodo de Tiro, pagaram a uma mulher para dizer que o Bispo Atanásio a tinha violado quando o recebeu em sua casa.
Diante da acusadora, um sacerdote de seu nome Timóteo, fingiu ser Atanásio e perguntou à suposta vítima: "Mulher, fui eu que fiquei em tua casa e te violei?" Ela, chorando de indignação, respondeu que sim, sob juramento, e pediu aos juízes que o punissem. Foi assim descoberta a mentira e a mulher foi expulsa dali sem demora.
Mesmo tendo Atanásio sido ilibado da falsa acusação, foi nesse Sínodo deposto enquanto Bispo de Alexandria e expulso da sua diocese. Foi o primeiro dos três desterros impostos a Santo Atanásio, dentro da própria Igreja, por defender a doutrina católica. É uma referência essencial nos dias que correm.
Santo Atanásio, rogai por nós.
1 comentário:
Será coincidência, ou D. Athanasius Schneider escolheu o mesmo nome, em homenagem e por identificação, com este HERÓICO Santo?
Que Deus continue a iluminá-lo e a protegê-lo, para que continue a ser, para todos os de Boa Vontade, "uma voz que clama no DESERTO!"
Enviar um comentário