quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Como sabemos que é o Espírito Santo a conduzir o Sínodo?

Na Conferência de Imprensa do Sínodo sobre a Sinodalidade, no dia 6 de Outubro, a jornalista Diana Montagna fez uma pergunta que deixou o Dr. Paulo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação, visivelmente atrapalhado, tendo dando uma resposta que, arriscamos dizer, nem ele próprio percebeu:

Diane Montagna: "Uma pergunta fundamental sobre o Sínodo: Repetidamente, os responsáveis pelo Sínodo, incluindo V. Exa., falaram do Espírito Santo como o "protagonista" do Sínodo; ouvimos repetidamente falar do Espírito Santo. Tradicionalmente - e não apenas tradicionalmente - a Igreja Católica discerne a presença do Espírito Santo determinando se algo está de acordo com a Revelação Divina, o consenso unânime dos Padres e a Tradição Apostólica. Como é que esta assembleia discerne se algo vem do Espírito Santo ou de outro espírito?"

Paolo Ruffini: "Posso responder citando o Credo, que conheceis: 'Creio no Espírito Santo'. Quanto ao resto, é o Povo de Deus em caminho que se reúne para rezar e conversar. Na história acontecem momentos em que o Povo de Deus se reúne, reza, Deus está com ele e o Espírito Santo actua".

Diane Montagna: Mas como é que sabemos que é o Espírito Santo?

Christiane Murray (vice-directora da Sala de Imprensa da Santa Sé): Obrigada, obrigada Dr. Ruffini. Há outras perguntas? Não, então... amanhã há outro encontro aqui.


blogger

10 comentários:

Anónimo disse...

Quando se chama Ricardo e o actual tem enchido a casa de Ricardinhos.

Maria José Martins disse...


Boa pergunta, senhora jornalista!
É que o "outro" também lá está, e muito bem disfarçado de "Anjo de Luz!"
Segundo o que li, até nos grupos de oração carismática, é preciso muito cuidado, exigindo-se, aos presentes, muita HUMILDADE, muita docilidade e OBEDIÊNCIA à Vontade de Deus e, sobretudo muita fidelidade.
Mas, por aquilo que nos é dado observar...estas últimas não parece que estejam a ser muito tidas em conta, uma vez que se pretende MUDAR o que, até hoje, nos ensinaram ser IMUTÁVEL, porque Jesus assim o afirma: "Nem uma vírgula ou letra poderão ser retiradas ou acrescentadas ao que está escrito!
A Minha Palavra é IMUTÁVEL porque é PERFEITA: Divina!"
E também nos adverte de que se fizermos Alianças com o Mal, Deus Se afasta e ficaremos entregues ao INIMIGO!
Por isso, resta-nos esperar, rezando, arduamente, para que " O Espírito Santo tenha liberdade para agir!"

Diz-nos Jesus: "Muitas vezes Deus espera o sacrifício de um coração, que supera as suas náuseas, os seus desprezos e antipatias, mesmo as justificadas, para arrancar um espírito do TREMEDAL em que está afundado. Sim, muitas vezes, o Omnipotente, O TUDO, espera que uma criatura, O NADA, faça ou não, um sacrifício, uma oração, para que ELE, Deus, confirme, ou não, a CONDENAÇÃO de um espírito. Nunca é tarde, nunca é tarde demais, para tentar Salvar uma alma!
Mesmo no leito de morte, pronta para ir ao encontro de Deus, ao primeiro Julgamento, pode-se ainda Salvá-la ou a própria pode Salvar-se a si mesma, arrependendo-se.
Eu vos digo: "Entre a agonia e a morte há sempre tempo para obter o perdão para si mesmo, ou para os que querem ser perdoados!"
Mesmo que se preveja o futuro de um coração, isso não livra ninguém da obrigação de perseverar até ao fim, trabalhando para o arrebatar da ruína, com oração e sacrifícios!"--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.

E, apesar do Sinais serem muitos, até pela confirmação das Profecias: intensificação da guerra, violência gratuita entre os irmãos, fomes, catástrofes, injustiças...e tudo motivado pelo afastamento de Deus, no coração do Homem, existe o MAIOR DE TODOS, segundo Jesus, que é a APOSTASIA da SUA IGREJA!
Sendo assim, que Deus nos preserve ou, pelo menos, minimize os ESTRAGOS!

"Procurai o Reino de Deus e a Sua Justiça e TUDO vos será dado por acréscimo!" --palavra do Senhor

Arnaldo Paixão disse...

A Paz de Cristo!

Qualquer católico minimamente informado percebe que este Sínodo é conduzido pelo espírito, não o Santo, mas o do Anticristo. Basta ler os documentos que lhe servem de base.

12*Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do espírito, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. 13Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas. - Hebreus 4: 12-13

Que Deus vos abençoe muito,
Arnaldo Paixão

Eduardo disse...

Monsenhor Gaume na sua obra o "Tratado do Espírito Santo" diz algo bem interessante que nos deve fazer pensar: "...o seu próprio nome, pronunciado no sinal da cruz, desperta os mesmos sentimentos que os do Pai e do Filho? É triste dizê-lo mas é verdade que a terceira Pessoa da SSa. Trindade na ordem nominal, o Espírito Santo, é também a última no conhecimento e nas homenagens da maior parte dos cristãos. Este esquecimento, se me é permitido dizê-lo, forma o calvário do Espírito Santo...se a paixão da segunda Pessoa da adorável Trindade comove o cristão até ao fundo do seu ser, como assistir indiferente à paixão da terceira? Não é o mesmo abandono, o mesmo desprezo, frequentemente as mesmas blasfémias?"

Ronald disse...

Se vai contra a doutrina e tradição de 2000 anos da Igreja Católica obviamente esse Sínodo não está sendo conduzido pelo Espírito Santo, mas sim pelo espírito mundano!

Anónimo disse...

Eduardo, se bem entendo a sua observação, realmente, que eu me lembre, somente comecei a dar importância, relevante, ao Espírito Santo, depois que tive conhecimento da Renovação Carismática. Até aí, rezava- Lhe apenas nas orações de que Ele faz parte...
Nem sei como a Igreja adormeu durante tanto tempo, se sem a Sua ajuda nada conseguimos.
Hoje, porém, há um enorme avanço nesse sentido e Benditos sejam os que nos acordaram!

Eduardo disse...

Ao anónimo das 21:15 de ontem
Porque as obras próprias do Espírito Santo não são sensíveis como as do Pai e as do Filho, segundo explica J.Gaume como uma das razões para aquele abandono: "A santificação que Ele opera nas nossas almas, a vida que espalha por toda a parte escapa à vista e ao tacto. Ele não se fez carne como o Filho. Não habitou, como Ele, sob uma forma humana entre os filhos de Adão. Apenas três vezes se mostrou de uma forma sensível, mas passageira: a pomba no Jordão, a nuvem luminosa no Tabor, as línguas de fogo no Cenáculo...".

Anónimo disse...

Entendo a resposta, caro Eduardo mas senti-Lo de forma sensível, também acredito que seja possível.
E posso afirmar isso mesmo, quando, depois de ter passado um tempo- bastante longo, por sinal- O invoquei, sem Fé nenhuma, confesso, mas por influencia da minha mãe. E digo, depois da novena SEM FÉ, recebi as três Graças que eu na minha desilusão e cansada, tinha " imposto" a Deus! Para além de ter saído duma depressão, a qual já quase me tinha levado a desistir de Deus e de tudo!
A vida, aparentemente, ficou igual, mas a Paz, a alegria, a sensação única de docilidade, perante a adversidade, nunca mais me deixaram ir ao chão, assim como, a certeza de que Deus está no comando e, por isso, nada temos que temer!
E já lá vão 30 anos e ainda hoje tenho essa certeza ajudada e esclarecida mais tarde, com o conhecimento da Canção Nova, movimento de Renovação Carismática.
Acredito, que se o Espírito Santo não me tivesse Salvado, já cá não estaria ou estaria internada em psiquiatria.
Hoje, mesmo com as confusões do dia a dia, alicerçada em Deus, sou feliz, porque aprendi a aceitar a Sua Vontade, sem grandes questionamentos.
Recebi, e continuo a receber, Graças sem conta, através desse GRANDE Movimento.
Basta pedir via email ou por telefone e SEMPRE sou atendida: desde curas físicas, libertações, quase imediatas, mas sempre, para os outros.
Só lamento, que desde que O António Marto tenha ido para Fátima, muito se tenha perdido, porque parte das Celebrações deixou de ser transmitida em direto.
Se foi ele o causador, que Deus lhe perdoe e o CONVERTA!

Eduardo disse...

"Os dois Espíritos , o do Bem e o do Mal, não ficaram em regiões inacessíveis ao homem, estrangeiros relativamente ao que se passa na terra. Longe disso, senhores do mundo, eles revelam-se como os fundadores das suas cidades: a Cidade do bem e a Cidade do mal. Cidades visíveis, palpáveis, tão antigas quanto o homem, tão extensas quanto o globo, tão duráveis quanto os séculos, elas encerram no seu seio o género humano, para cá e para lá do seu túmulo...assim como é impossível conhecer a redenção sem conhecer a queda também é impossível fazer conhecer o Espírito do bem sem fazer conhecer o Espírito do mal. Quando falamos da existência do Espírito Santo também somos obrigados a falar de Satanás cuja figura escura aparece como sombra ao lado da luz " é esta a essência do aviso que J.Gaume se preocupa em nos alertar e bem.

Anónimo disse...

Concordo, plenamente.
E chego à conclusão de que é precisamente por negarem a existência de Satanás, na nossa vida, com os seus constantes ataques, que hoje estamos cada vez mais à sua mercê, simplesmente, porque não nos defendemos com as armas que o destroem: o Espírito Santo e Seus Dons, através da Oração.
E porque grande parte da atual Igreja o nega, até sendo contra os exorcismos, ficamos sem proteção, o que acaba por nos provocar todo o tipo de contaminação, gerando as depressões e até enfermidades de caris fisiológico.
E qual a verdadeira rezao que está por trás?
Sempre a mesma!
Vaidade científica, arrogância, orgulho e autossuficiência, porque Jesus TUDO deixou à Sua Igreja.