segunda-feira, 7 de abril de 2014

Padre Jesuíta assassinado na Síria. Rezemos pela sua alma

Requiem aeternam dona ei, Domine. Et lux perpetua luceat ei. Requiescat in pace. Amen.

Um padre jesuíta holandês, que optou por permanecer na cidade sitiada de Homs para ajudar a população faminta, foi morto a tiro.

O Pe. Frans van der Lugt, de 75 anos de idade e formado em psicologia, permaneceu na antiga cidade controlada pelos rebeldes desde o inicio do cerco, que é vai ja com mais de 600 dias de duraçao, feito pelas forças do governo. Foi-lhe oferecida a oportunidade de sair, mas preferiu ficar. A sua morte foi anunciada pelo canal pró-governo Al- Mayadeen. 

Os jesuítas confirmaram ao Catholic News Service que o Pe. van der Lugt foi espancado e depois baleado com dois tiros na cabeça. O Washington Post relata que um atirador mascarado matou o padre dentro de um mosteiro, na zona de al-Bustan Diwan, embora a identidade e o motivo do assassino permaneçam desconhecidas.

Em Fevereiro, o Pe. van der Lugt tinha dito ao Daily Telegraph que a cidade tinha sido abandonada pela comunidade internacional. O padre jesuíta foi para a Síria em 1966, e na década de 80 tinha criado um projecto agrícola fora da cidade para ajudar os jovens com deficiência mental. Ele disse que a fome estava fazendo com que algumas pessoas ficassem loucas.

adaptado de catholicherald


blogger

Sem comentários: