Um cristão pode utilizar o eneagrama? É melhor não. O eneagrama é um modelo de estudo da personalidade que agrupa os diferentes caráteres em nove (εννέα) tipos. Do ponto de vista científico, ainda não existe nenhum consenso acerca da sua validade entre os vários estudiosos.
Do ponto de vista da fé, apresenta-se como uma prática que induz ao gnosticismo, ou seja, a procurar a salvação no conhecimento, e nesta linha foi criticado abertamente num documento do Pontifício Conselho para a Cultura, em que se afirmava que:
"[A] gnose nunca se retirou completamente do terreno do cristianismo, mas sempre conviveu com este, às vezes sob a forma de corrente filosófica, mais frequentemente com modalidades religiosas ou pararreligiosas, em convicto, se não mesmo em declarado, contraste com aquilo que é essencialmente cristão. Pode ver-se um exemplo disto no eneagrama, o instrumento para a análise do caráter segundo nove tipos, o qual, quando vem utilizado como meio de crescimento espiritual, introduz ambiguidade na doutrina e na vida da fé cristã." (1)
Padre Duarte Sousa Lara in 'Demónio, exorcismo e oração de libertação em 40 questões'
(1) O documento do Pontifício Conselho para a Cultura pode ser lido aqui (em inglês): Uma reflexão cristã sobre o 'New Age'
15 comentários:
Agradeço este artigo. Tenho muita consideração pelo Reverendo Padre Sousa Lara. Mas gostaria de entender melhor os motivos desta desconfiança em relação ao eneagrama.
Tendo em consideração que:
- A graça constrói sobre a natureza.
- Cada ser humano foi criado por Deus como ser único e irrepetível.
Todos nós já constatámos que existem pessoas com personalidades semelhantes. Santa Teresinha do Menino Jesus é parecida com São João evangelista e São José Maria Escrivá tem uma personalidade mais parecida com São Paulo.
Conhecer-se a si próprio parece-me importante para crescer em santidade e entender qual a Missão que Deus tem para cada um de nós.
Por outro lado, já vi efeitos negativos no eneagrama: manipular pessoas, julgar as pessoas pelo seu número, deixar de apreciar as qualidades dos outros porque passamos a ter um certo cinismo: "é natural do número dele reagir assim".
Margarida Santos Jorge
Eu tenho curiosidade de saber como funciona o eneagrama,mas não para o aplicar em mim. Isto porque o Pe. Malachi Martin dizia que o ele (o eneagrama) é algo mau e que abre alma para o demônio; não exatamente com essas palavras, mas o sentido é o mesmo.
Tem um vídeo com algumas citações do livro "Hostages to the devil", do Pe. Malachi Martin. Nesse vídeo, há uma citação interessante do padre sobre o eneagrama. Está a partir do min. 1:20.
For Catholics Only-Malachi Martin-Some Quotes From "Hostage to the Devil"
https://youtu.be/VCT_ygBMoU4
Já o Santo Padre, por sua vez, acha que é uma coisa boa...
https://youtu.be/ge0MyHcFYxY
Devemos ser realistas. Até mesmo um Papa pode se enganar. A maioria das opiniões em relação ao eneagrama são mais negativas que positivas.
O Papa Francisco dá opiniões muito polêmicas que podem ser mal entendidas. A última foi sobre tatuagens. É claro que existem tatuagens que são inofensivas, mas, quantas pessoas, a partir do pretexto de que tatuagens não fazem mal, não vão fazer tatuagens que contém um riscos; por exemplo, tatuagens com significado anticristão,New Age, etc??
Veja!
https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/papa-francisco-diz-jovens-padres-para-nao-terem-medo-de-tatuagens-22514650
Eu tenho esse livro do Pe. Duarte que você citou (edição brasileira). Em Portugal, ele saiu (foi publicado) com o título: "Deus Está a Salvar-me...e a Libertar-me de Todo o Mal". A propósito, muito bom livro!
Sobre o documento do Vaticano sobre a Nova Era (New Age), é uma pena que não seja mais editado em português. Alguns anos atrás um padre religioso, de uma Ordem religiosa, me disse que o tinha lido, publicado por uma grande editora católica. Hoje, infelizmente, esse editora não publica mais a tradução desse documento.
Gosto de ouvir as pregações do Pe. Duarte no seu canal no Youtube. Pena que ele ande meio sumido por lá; não anda postando novos vídeos... :-(
O Papa não se enganou. É só ver o vídeo inteiro (e não só uma rasteirada do contexto) que se pode perceber que ele está falando justamente dos perigos e das confusões que se pode fazer.
E pq um dos que trouxe o eneagrama foi o pe Dominges?
Trabalho com o Eneagrama há anos, conheço muitos padres do Brasil e do mundo que espalham a sabedoria do Eneagrama também. É simplesmente fantástica a ferramenta, recomendo a todos. Talvez o que falte seja um conhecimento mais profundo sobre o assunto evitando preconceitos. Já dizia Santa Teresa de Ávila: É impossível adentrar o céu sem adentrar nós mesmos. Nenhuma ferramenta é tão belíssima, tão eficaz e tão profunda quando o assunto é autoconhecimento. Sou especialista em eneagrama, e falo com propriedade.
Eu concordo com o que o leitor 'Unknown' disse aqui acima. Eu não conheço esta ferramenta (eneagrama) em específico, mas tudo aquilo que nos permita conhecermo-nos melhor, mal não nos fará. Continuo a afirmar que Deus e a biologia individual do homem / mulher não são duas coisas que se possam separar. O abuso destas ferramentas, isso sim, pode criar uma certa dependência. Nesse ponto eu percebo o Pe. Lara. O futuro a Deus pertence, afinal de contas.
Não subscrevo, porém, esta aversão ao gnosticismo. Os textos gnósticos são documentos belíssimos, cheios de liberdade e muito próximos do tempo de Jesus. Estou a lembrar-me, por exemplo, do evangelho de S. Tomás. Tenho a impressão de que muito do dogmatismo que perpassa hoje em dia a doutrina católica não seria do agrado do próprio Jesus, um homem livre, muito incómodo para os políticos e líderes religiosos do seu tempo (não foi à toa que acabou crucificado) e que se associava com todo o tipo de pessoas. Isto deveria fazer-nos pensar.
Gosto muito do Pe. Sousa Lara e já pude assistir a várias palestra dele, em Fátima e em Lamego.
Acredito que sabe o que diz e, por isso, confio nele plenamente, mesmo sem estar muito bem dentro do assunto, e porque a Igreja Tradicional não apoia o Esoterismo, o que é de todo, correto!
Também acredito, que muitos Sacerdotes mais novos possam estar "confusos", nessa área, o que os leva a não ver mal nessas práticas. Porém, TÊM OBRIGAÇÃO MORAL DE PROCURAR A VERDADE, porque muitos Católicos não têm quem os elucide e o Pe. Sousa Lara, assim como outros mais informados, nem sempre são bem aceites na Igreja mais moderna...
Sou cristão católico, e me tornei profundo conhecedor do eneagrama. O primeiro livro que estudei do assunto era escrito por dois autores: um sacerdote católico e um pastor evangélico. O título era “As Nove Faces da Alma”. Depois disso, participei de algumas formações, ministradas por um padre católico, chamado Domingos Cunha. Sou católico praticante e, para mim, nada tem mais valor que a salvação eterna que Cristo veio nos conceder, pelos merecimentos do seu Sacratíssimo Sangue. É por esta razão que tenho me empenhado em encontrar uma resposta acerca da opinião da Santa Igreja, pois não quero dar um passo fora da vontade de Deus para a minha vida. Falando da minha experiência com o eneagrama, ele é como se fosse um espelho. Você vai se olhar nele e vai reconhecer muito a respeito de quem você é e do que você traz consigo, em termos de motivações, pensamentos, julgamentos, etc. Antes de conhecer o eneagrama, já era leitor assíduo da teoria dos 4 temperamentos, teoria essa que parece ser bastante aceita pela Igreja. O que vejo de diferente, entre essas duas teorias, é apenas o grau de aprofundamento. Em vez de 4, o eneagrama mostra 9 perfis. É como se fosse um estudo mais aprofundado, mais minucioso. Não consigo enxergar, e digo isso humildemente, nada de “maligno” no eneagrama. O que vejo nele é apenas mais uma teoria da personalidade, como existem tantas outras. Como disse, entre essas teorias, há o dos 4 perfis, mas também há o de 8 perfis, há o de 12 perfis (desenvolvido por Jung) etc. O que chama muito a atenção no Eneagrama é a precisão desse sistema. Isso sim é realmente impressionante. Bem, já escrevi demais. Abraços a todos. Meu nome é Sérgio Carvalho.
Enviar um comentário