quinta-feira, 10 de abril de 2025

Bispo Strickland fala da sua destituição e do estado da Igreja

"Quando recebi a notícia da minha destituição como bispo da Diocese de Tyler, foi um momento de dor, não por mim, mas pelo povo que pastoreei e pela Igreja que amo", disse Monsenhor Joseph Strickland, o ex-bispo de Tyler, Texas, ao InfoVaticana.com.

- "Não me foi dada uma explicação clara."

- "Recebi algumas palavras de apoio de alguns bispos, mas em privado. Ninguém teve coragem de me apoiar publicamente. O silêncio dos bispos diz tudo."

- "No episcopado a coragem não é opcional ; é uma exigência."

- "Acho que muitos bispos hoje têm medo de falar claramente."

- "Há um medo enorme [entre os bispos] de serem destituídos, marginalizados ou punidos."

- "O episcopado não se trata de autopreservação, mas de dar a vida pelo rebanho."

- "Fala-se muito na Igreja sobre sinodalidade e misericórdia, mas o Vaticano pune aqueles que defendem posições católicas, enquanto nunca sanciona aqueles que promovem abertamente heresias e falsas doutrinas."

- "Existe uma clara dualidade de critérios no Vaticano."

- "Se a sinodalidade realmente se trata de ouvir e caminhar juntos, por que razão as vozes dos católicos fiéis são tantas vezes ignoradas ou silenciadas?"

- "Se a misericórdia é verdadeiramente uma marca deste pontificado, por que razão é tão raramente estendida àqueles que simplesmente tentam permanecer fiéis ao depósito da Fé?"

- "Misericórdia sem verdade é falsa misericórdia, e unidade sem verdade não é unidade."

- "A Igreja não pode florescer se a fidelidade for punida e o erro tolerado."

- "Estamos a testemunhar um desmantelamento sistemático da doutrina, liturgia e ensino moral sob o pretexto de 'cuidado pastoral', 'inclusão' ou 'sinodalidade'."

- "Há uma crescente hostilidade contra a Fé Católica e contra aqueles que a defendem, enquanto a confusão e o erro são permitidos a espalhar-se sem controlo, até mesmo por aqueles em posições de mais alta autoridade."

- "A Igreja está a ser desfigurada pela ambiguidade, compromisso e falsa caridade."

- "A cabeça da Igreja é Cristo, não qualquer Papa ou bispo."

- "Não somos chamados a ser diplomatas ou políticos; somos sucessores dos Apóstolos."

- "Silêncio ou compromisso diante do erro é uma traição a Cristo."

- "Não seremos julgados por quanto agradámos ao mundo, mas por quão fielmente proclamámos a verdade."

- "Estamos a viver um dos pontificados mais polarizadores na História da Igreja."

- "Reverência e fidelidade são tratadas como problemas, enquanto confusão moral e compromisso são tolerados ou até encorajados."

- "Um pontificado deveria confirmar os irmãos na fé, não desestabilizá-los."

in gloria.tv


blogger

5 comentários:

Anónimo disse...

Palavras sábias são as deste Bispo!
Está cheio de razão e só não vê quem não quer ver...Tal como na Política, o crime compensa, porque para quem nega a Verdade já não existe discernimento capaz de reconhecer onde ela está ; logo, beneficia sempre os infratores.
E assim, vai esta Igreja, cada vez mais contraditória!

Anónimo disse...

Estranho caso este, de quem supostamente deveria obedecer à Santa Sé e ao Papa e suas respetivas diretrizes, e depois basta pesquisar um pouco e este Bispo Strickland surge envolto em tanta poeira: https://www.vaticannews.va/en/pope/news/2023-11/bishop-strickland-relieved-of-pastoral-care-of-us-diocese.html, https://pt.euronews.com/2023/11/12/papa-francisco-afasta-bispo-norte-americano-ultra-conservador

Anónimo disse...

Um "modernistazinho" muito escandalizado com a verdade, confundindo-a com a poeira que tem nos olhos. Provavelmente, em tempos que já lá vão, para muitos heréticos e acomodatícios, Sto. Atanásio também lhes aparecia envolto em poeira. Quando se tem poeira nos olhos é difícil distinguir as coisas, nomeadamente a verdadeira obediência, aquela que se deve à Igreja una, santa, católica e apostólica que não muda a doutrina ao sabor das modas e o servilismo.

Anónimo disse...

Primeiro poeira nos olhos tens tu, que não assumes o óbvio, pois estas são fontes credíveis e inclusive do próprio Vaticano. Em segundo lugar, não te preocupes que há lugar para "Todos, todos todos". Longa vida ao Santo Padre :)

Anónimo disse...

" Então disse o rei aos que serviam: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o fora, nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mat.22, 13-14)