quarta-feira, 8 de maio de 2019

Bispo de Coimbra concede capela a Ortodoxos mas rejeita Missa a Católicos

O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, fez uma visita amigável à comunidade ortodoxa. Esta comunidade reúne-se numa capela cedida pela Diocese de Coimbra. 

No entanto, o mesmo Bispo de Coimbra, recusou os pedidos de muitos católicos que tentam há anos ter uma capela, por pequena que seja, onde possa ser celebrada a Missa Tradicional em Rito Romano. E, estando reunidas todas as condições para que essa Missa possa existir, D. Virgílio Antunes não responde aos vários pedidos que lhe foram feitos para que autorize uma Missa que proibiu, contrariamente à Lei da Igreja. 

A Igreja Ortodoxa é cismática e herética. Nega o Papa Francisco, não enquanto Francisco mas enquanto Papa. Nega todos os Papas da Igreja porque recusa o Primado Petrino, um dos pilares da Doutrina Católica. São cismáticos porque se separaram da Igreja Católica, fazendo uma Igreja paralela, e são heréticos porque negam várias verdades da Fé católica, como o dogma da Imaculada Conceição.

Convém salientar que em relação a cada fiel ortodoxo em particular só Deus sabe o que vai no seu coração e se alguma vez lhe foram dadas as condições necessárias para perceber que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja. E muitos deles são muito mais devotos do que a grande maioria dos católicos de hoje. Mas a Igreja Ortodoxa separou-se formalmente da Igreja Católica, e, não obstante, são-lhe cedidas igrejas e capelas para que os seus sacerdotes possam celebrar a liturgia em paz. Recebem visitas dos Bispos e têm fácil acesso ao Paço, sempre que precisam de alguma coisa. São louvados e elogiados.

Aos católicos que têm todo o direito a assistir à Missa Tradicional é recusado esse direito, o que é uma grave injustiça. E sem cumprir a justiça não vale a pena falar de misericórdia. São sucessivamente desprezados e ofendidos, como se fossem inimigos da Igreja. São-lhes levantados muros, ao mesmo tempo que tanto se fala em construir pontes.

Até quando irá continuar esta perseguição aos católicos dentro da própria Igreja?

João Silveira



Imagens: Correio de Coimbra


blogger

6 comentários:

Maria Ribeiro disse...

Esta é mais uma prova de que a Igreja, na actualidade não apoia os católicos. Em contrapartida todas as outras religiões e heresias são aceites e aplaudidas.
Que tragédia!!! Não devemos temer os homens mas antes a Deus!! Estamos dispostos a lutar pela Verdade?! Vamos em frente, sempre. Os covardes não entrarão no Reino dos Céus...Parabéns, caro João Silveira. Força!!!

Luciano Perim disse...

Parabéns pelo seu corajoso apostolado. Que Deus lhe abençoe e confirme.

Cyrano disse...

É só convidar a Fsspx para celebrar em Coimbra. Verão como lhe chega pronto o interesse pela missa tradicional a D. Virgílio!

Dies Irae disse...

E ainda há, lamentavelmente, quem afirme que a Missa Conciliar produz «bons frutos». Eis a resposta: https://diesiraept.blogspot.com/2019/05/a-insciencia-e-petulante.html. Oremus pro invicem!

Martius disse...

JMJF

Caros leitores do blogue Senza Pagare,

Escrevi há dias uma mensagem de apoio ao João Silveira dando testemunho da veracidade do artigo que ele aqui publicou. Acrescentei também que não obtivemos resposta do Senhor Bispo, nem do Senhor Vigário Geral, embora este nos tenha enviado uma sua análise, já numa fase avançada do processo.

Quando escrevi o comentário, pareceu-me perfeitamente justificada a intenção com que o escrevi bem como a totalidade do seu conteúdo.

Entretanto, fui contado pelo Senhor Vigário Geral, com o qual troquei algumas mensagens debatendo o assunto, com a maior elevação.

Embora o resultado dessa conversa, mantida com toda a sinceridade e honestidade por parte do Senhor Vigário Geral, não invalide o que eu altura escrevi no comentário, torna o seu conteúdo, assim também como a intenção com que foi escrito, senão inválidos completamente, pelo menos, e em boa medida, desnecessários.

Tudo isto porque o Senhor Vigário Geral mostrou nesta correspondência comigo a sua generosa compreensão quanto ao desejo do grupo estável de fiéis de Coimbra.

Assim, esclarecidos os mal-entendidos deste digno representante da Diocese de Coimbra relativamente a esta questão, não tenho como não concordar que já não se pode ficar completamente com a ideia que a Diocese não levou em conta os fiéis que a ela se dirigiram.

É portanto de prever que o Senhor Bispo, logo que considere conveniente, dê abertamente sinal de não se opor a este pio desejo dos que, em Coimbra, nutrem amor e devoção pela Forma Extraordinária do Rito Romano.

De notar ainda que esta graça de entendimento mútuo, que Nosso Senhor nos concedeu na sua divina misericórdia, nos chega neste dia 13 de Maio, o que nos dá a esperança duma total resolução desta importante questão para muito breve, num sinal claro enviado por Nossa Senhora de Fátima confirmando a justa e certa aspiração do triunfo do seu Imaculado Coração sobre esta questão.

Rezemos para que o nosso Amado Redentor envie o Espírito Santo a todos os intervenientes nesta questão de modo a que se resolva da melhor maneira, dando sinal a todos dos bons esforços de todos pela bom entendimento e unidade na Igreja.

Peço orações,

Márcio

Anónimo disse...

Cismática é a igreja romana, só inventa durante séculos o bispo de roma é que se separou dos restantes irmãos patriarcas de Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém, a antiga Pentarquia da Igreja. Basta ver de que mãos durante séculos o Fogo Sagrado acende milagrosamente no Santo Sepulcro em Jerusalém no Sábado Santo de cada ano da Páscoa, só pela mão de Sua Beatitude o Patriarca da Cidade Santa de Jerusalém e por mais nenhum, nem católico romano nem Arménio nem mais ninguém. Heresia tem os romanos que chegue, dizem que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho… palhaçada, e é só a ponta do icebergue fora os dogmas inventados pela igreja romana. Ainda por cima distorcem a Sagrada Escritura. O que Cristo deu a Pedro também deu aos outros Apóstolos, a igreja foi fundada por Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo Ele é a Pedra Angular não São Pedro. A Igreja foi fundada naquilo que Pedro confessou, que Cristo é o Filho de Deus, esta é a rocha e a Fé por onde foi fundada a Santa Igreja. A igreja De Cristo não precisa de representantes na Terra, Cristo é a Cabeça da Igreja, não São Pedro. A Igreja é só uma que é a Santa Igreja Ortodoxa a original a genuína a verdadeira igreja de Cristo que mantém intacta a tradição dos Apóstolos e dos Santos Padres, fora dela está fora da videira.