quarta-feira, 5 de abril de 2023

Quarta-Feira Santa: Judas Iscariotes trai Nosso Senhor

Vem cá, demónio, outra vez. Tu sábio? Tu astuto? Tu tentador? Vai-te daí, que não sabes tentar. Se tu querias que Cristo se ajoelhasse diante de ti, e souberas negociar, tu o renderas.

Vais-lhe oferecer a Cristo mundos? Oh! que ignorância! Se quando lhe davas um mundo, lhe tiraras uma alma, logo o tinhas de joelhos a teus pés. Assim aconteceu. Quando Judas estava na Ceia, já o diabo estava em Judas: Cum jam diabolus misisset in cor ut traderet eum Judas. – Vendo Cristo que o demónio lhe levava aquela alma, põe-se de joelhos aos pés de Judas, para lhos lavar, e para o converter. Senhor meu, reparai no que fazeis: não vedes que o demónio está assentado no coração de Judas? 

Não vedes que em Judas está revestido o demónio, e vós mesmo o dissestes: Unus ex vobis diabolus est? – Pois, será bem que Cristo esteja ajoelhado aos pés do demónio? Cristo ajoelhado aos pés de Judas, assombro é, pasmo é; mas Cristo ajoelhado, Cristo de joelhos diante do diabo? Sim. Quando lhe oferecia o mundo, não o pôde conseguir; tanto que lhe quis levar uma alma, logo o teve a seus pés. Para que acabemos de entender os homens cegos, que vale mais a alma de cada um de nós que todo um mundo.

As coisas estimam-se e avaliam-se pelo que custam. Que lhe custou a Cristo uma alma, e que lhe custou o mundo? O mundo custou-lhe uma palavra: Ipse dixit, et facta sunt - uma alma custou-lhe a vida, e o sangue todo. Pois, se o mundo custa uma só palavra de Deus, e a alma custa todo o sangue de Deus, julgai se vale mais uma alma que todo o mundo. Assim o julga Cristo, e assim o não pode deixar de confessar o mesmo demónio. E só nós somos tão baixos estimadores das nossas almas, que lhas vendemos pelo preço que vós sabeis. 

Pe. António Vieira in Sermão do Primeiro Domingo da Quaresma (1653)


blogger

3 comentários:

Unknown disse...

Quanto deste medo que tem cada um de nós do virus letal, é na verdade e tão somente um grito aterrorizado da sua alma que se sabe indigna e desprecavida de encontrar-se com o Senhor seu Juiz?!... "Trabalhai com temor e tremor pela vossa salvação" Fl2,12

Maria José Martins disse...

"Assim é...Judas foi e é a maior dor, no mar das Minhas dores. É a dor que ainda faltava...As outras dores terminaram, quando o Sacrifício terminou, mas esta continua. Eu o Amei e Me consumi a Mim mesmo ao fazer esforços para salvá-lo...E pude abrir as portas do Limbo, e tirar de lá os justos; pude abrir as do Purgatório e tirar de lá os que que se purificaram, mas o lugar de horror estava fechado sobre ele; e, para ele, foi inútil a Minha morte!"...
"...E vós nem pensais quão grande será a Minha dor, nos séculos vindouros, por causa de cada pecador impenitente, por todas as heresias que Me negam, por todos os que dizem Crer em Mim e Me negam! Ó tortura das torturas! Por todos os SACERDOTES CULPADOS, e que são causa de escândalos e de ruínas!"
"... Ao contemplar Judas, Eu contemplei, nele, os Escolhidos, para os quais a Redenção se transformou em ruína, por causa da PERVERSA VONTADE DELES!..."
"... Ficai sempre longe das seduções de toda a espécie! Fugi delas! Ficai sempre contentes com o que Deus vos der! Ele sabe o que vos é útil, e de que modo!"
"...Eu dei a todos os mesmos dons. Mas, o que vos tornou melhores arruinou Judas.
Será que os dons eram maus? Não! Mas, maligna era a vontade daquele espírito..."--De "O Evangelho como me foi revelado"--Maria Valtorta

A. Costa Gomes disse...

De acordo.