terça-feira, 14 de junho de 2022

São Basílio Magno sobre a crise ariana

São Basílio Magno foi Bispo de Cesareia no séc. IV. É um dos 3 Padres (da Igreja) da Capadócia, sendo os outros: Gregório de Nazianzo e Gregório de Níssa. Os seus sermões são muito importantes em termos doutrinais, especialmente na luta acérrima contra a crise ariana. 

Durante esse tempo a maioria dos Bispos e muitos sacerdotes e leigos na Igreja tinham sido seduzidos pelo arianismo - que defendia Cristo como a criatura mais perfeita alguma vez criada mas não como Deus feito homem. Foram tempos difíceis para a Igreja e para os leigos que permaneceram com a Fé Católica, como se pode ver por esta descrição de São Basílio cerca do ano 372:

Os fiéis são obrigados a estar em silêncio mas qualquer língua blasfema tem a liberdade de falar. As coisas sagradas são profanadas, Os leigos verdadeiramente católicos evitam os lugares de oração que são escolas de impiedade e elevam os braços em oração a Deus na solidão, gemendo e chorando. (Ep. 92).

As coisas chegaram a este ponto: as pessoas abandonaram os locais de oração e encontram-se no deserto. É um espectáculo triste. Mulheres e crianças, velhos e doentes, sofrem sem qualquer abrigo com chuva, neve, vento, intempéries e, no Verão, sob um sol abrasador: Eles suportam tudo isto porque não querem ter parte activa no nefasto fermento ariano. (Ep. 242)

Há apenas um pecado que agora é gravemente punido: a observância atenta das tradições dos nossos Pais. Por essa razão, os bons foram expulsos de suas casas e levados para o deserto. (Ep. 243)


blogger

Sem comentários: