quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Santo Ambrósio sobre a morte do seu irmão: "Por que choras?"

Que chorem os que não têm a esperança da ressurreição; não é a vontade de Deus que lhes tira essa esperança, mas a dureza daquilo em que acreditam. Tem de haver uma diferença entre os servos de Cristo e os pagãos. E essa diferença é a seguinte: estes choram os seus julgando-os mortos para sempre; desse modo, não conseguem pôr fim às suas lágrimas, não encontram descanso para a tristeza. 

Mas para nós, servos de Deus, a morte não é o fim da existência, mas apenas o fim da nossa vida. Dado que a nossa existência será restaurada por uma condição melhor, que a chegada da morte varra portanto todas as lágrimas.

A nossa consolação será tanto maior quanto acreditamos que as boas ações que fazemos terão grandes recompensas depois da morte. Os pagãos têm a sua consolação: para eles a morte é um repouso para todos os males. Como pensam que os seus mortos estão privados de fruir da vida, pensam também que ficam privados da faculdade de sentir e libertos da dor das duras e contínuas tribulações que se sofrem nesta vida. Nós, porém, assim como devemos ter um espírito mais elevado por causa da recompensa esperada, devemos também suportar melhor a dor graças a essa consolação.

Os nossos mortos não foram enviados para longe de nós, mas apenas antes de nós; a morte não os tragará, a eternidade recebê-los-á.


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


E porque, para Deus, o que verdadeiramente conta é o Amor, mais uma vez, vou transcrever palavras de Jesus, da Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
(...)Justos não faltam em nenhuma religião ou nação. E se algum gentio, sendo justo de coração, pratica naturalmente a Lei que o Sinai manda, porque deveria considerá-lo desprezível? Não é mais meritório aquele que, não conhecendo os Mandamentos de Deus, impõe a si mesmo uma ordem de não fazer o que a sua razão lhe diz que não é bom, do que aquele que, conhecendo a Deus e a Sua Lei, assim como, o fim para que o Homem foi criado, e relativiza essa mesma Lei, através de cálculos interesseiros, de maneira a construir uma nova lei ou mandamento, que sirva a sua vontade corrompida? Será que Deus aprova o que Israel introduziu em sua obediência, para não ter que se sacrificar e, assim, poder satisfazer a sua concupiscência?
Eu vo-lo digo: Deus julgará as ações do Homem e o Cristo será Juiz de todas as gentes.
Tomai cuidado e não sirvais vós de escândalo para os gentios!
(...) Combatei, com todas as vossas forças, todas as heresias em si mesmas, mas procurai CONVERTER os hereges ao Senhor! Nunca vos canseis de procurar as ovelhas transviadas e trazei-as novamente para o Ovil. Rezai, sofrei, fazei rezar, pedi esmola de sacrifícios e sofrimentos aos PUROS, aos BONS, aos GENEROSOS. A Paixão de Cristo continua nos cidadãos. EU NÃO VOS EXCLUI DESTA GRANDE OBRA QUE É A REDENÇÃO DO MUNDO! SEDE TODOS MEMBROS De UM Só CORPO! Que os mais fortes e bons trabalhem pelos mais fracos; ajudai-vos uns aos outros, chamando os irmãos que estão longe!
E, para aqueles que ainda têm o Meu Nome e lutam por Ele, mas continuam separados, pobres filhos! O seu trabalho será sempre imparcial e os seus merecimentos sempre imperfeitos, porque, separados da Videira, suas obras serão SEMPRE
INCOMPLETAS(...)