São Francisco afirmava: «Contra todas as maquinações e ardis do inimigo, a minha melhor defesa continua a ser o espírito da alegria. O diabo nunca fica tão contente como quando consegue arrebatar a alegria à alma de um servo de Deus. Ele tem sempre uma reserva de poeira que sopra na consciência através de qualquer orifício, para tornar opaco o que é límpido; mas em vão tenta introduzir o seu veneno mortal num coração repleto de alegria. Os demónios não podem nada contra um servo de Cristo que encontram repleto de santa alegria; enquanto uma alma desgostosa, melancólica e deprimida se deixa facilmente submergir pela tristeza ou absorver por prazeres enganosos.»
Eis por que ele mesmo se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44, 8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela se começava a infiltrar na sua alma, recorria imediatamente à oração. «À primeira perturbação, dizia ele, o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo» (Sl 50,14).
Com os meus próprios olhos o vi eu por vezes apanhar do chão um pedaço de madeira, colocá-lo sobre o braço esquerdo e raspá-lo com um pau como se tocasse com o arco na viola; assim, fazia de conta que acompanhava [com música] os louvores que cantava ao Senhor em francês.
1 comentário:
Mas, a verdadeira Alegria é realmente aquela que brota do Espírito, do nosso interior, e nos permite estar em Paz no meio de toda a adversidade, tendo a certeza de que Deus está connosco e que tudo é passageiro.
Daí percebermos, como um Santo, um Mártir pode ser feliz no sofrimento...porque a sua Alegria e a sua Paz não vêm do mundo, tal como Jesus promete. E dada a conjuntura atual, até por sobrevivência ou equilíbrio mental, bem vamos precisar dessa Força Divina, tal é o sofrimento que nos está reservado, a todos os níveis; não só por nós, mas também, pelo nosso Semelhante, a quem já começa a faltar tudo: até as forças para lutar, segundo estatísticas...Primeiro os mais frágeis e, depois, os restantes! As notícias diárias começam a ser perturbadoras, quando constatamos o desespero daqueles que tudo fazem para enfrentar a Crise e, vítimas de todas as leis INJUSTAS, veem as suas vidas a afundar-se de dia para dia.
Que, pelo menos, saibamos REPARTIR com eles essa Paz, que ainda nos resta, mas também estejamos ATENTOS às suas dificuldades económicas, porque é muito difícil levar Deus, a quem tem os estômago vazio...Que Deus nos ILUMINE E AJUDE!!!
Redobremos , então, de ORAÇÃO e LOUVOR, como São Francisco, para que Deus tenha Misericórdia e nos ajude a não desesperar, estando SEMPRE ATENTOS, a quem sofre mais do que nós!
Enviar um comentário