segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dar os parabéns a Nossa Senhora! diz o Papa

Quando uma mãe faz anos, os filhos dão-lhe o seu carinho e amor, portanto certifiquem-se que fazem o mesmo na festa da Natividade de Maria, disse o Papa Francisco.

O dia 8 de Setembro da festa litúrgica "é o seu aniversário. E o que é que fazem que a vossa mãe anos? Enviam-lhe os vossos parabéns e felicidades", disse o Papa depois de rezar o Angelus com as pessoas reunidas na praça de S. Pedro no dia 7 de Setembro.
O papa pediu às pessoas para dizerem "uma Ave Maria do coração" e não se esquecerem de lhe dizer "Parabéns!"

Maria tem três lições muito importantes para os Cristãos de hoje, disse o Papa numa mensagem escrita aos bispos Cubanos, a propósito do 8 de Setembro como festa de Nossa Senhor da Caridade de El Cobra, padroeira de Cuba.

Ele disse que Maria ensina as pessoas a viver a alegria de Cristo e a partilhá-la com os outros; a nunca deixar as adversidades deitarem-nos abaixo; e a ajudar sempre os que mais precisam de amor e misericórdia, disse ele.

O Papa disse que as pessoas deviam imitar como Maria respondeu ao chamamento de Deus com a mesma alegria, pressa e perseverança.

"Sempre que leio a Sagrada Escritura, nos versos que falam sobre Nossa Senhora, três verbos chamam a minha atenção," disse o Papa.

Os três tipos de acção - ser alegre, ajudar sem hesitação e perseverar, deviam "ser postos em prática" por todos os Católicos, acrescentou.

Quem descobre Jesus ficará "cheio com uma alegria interior tão grande que nada nem ninguém lhe podem tirar," disse ele.

Com Cristo nas suas vidas, as pessoas encontram a força e a esperança "para não estarem tristes e desanimadas, a pensar que os problemas não têm solução."

Para a segunda acção, as pessoas deviam levantar-se sempre "com pressa", tal como Maria, para ajudar os necessitados, disse ele.

"A vitória é para aqueles que repetidamente se levantam sem desanimar. Se imitarmos Maria, não podemos ficar sentados de braços cruzados, sempre a queixar-nos ou talvez a evitar qualquer esforço a ponto de outros fazerem o que é a nossa responsabilidade", disse ele.

Fazer a diferença e ajudar os outros não tem que ser feito a uma grande escala, disse ele, mas implica fazer coisas do dia-a-dia "com ternura e misericórdia".

"O terceiro verbo é perseverar," disse o Papa.

Maria dependia de Deus e da sua bondade para a força e coragem necessárias para ficar do lado de Cristo, independentemente do que acontecer e para encorajar os seus discípulos a fazer o mesmo.

"Neste mundo onde os valores duradouros são rejeitados e tudo está a mudar, onde o que é despojável é que triunfa, onde as pessoas parecem ter medo dos compromissos da vida, a Santíssima Virgem encoraja-nos a ser homens e mulheres que são constantes nas suas boas obras, que mantêm a sua palavra, que são sempre fiéis", disse o Papa.

Os bispos cubanos visitaram o Vaticano no final de Agosto para a instalação do seu presente, a réplica da estátua de Nossa Senhora da Caridade de El Cobre, que foi colocada nos jardins do Vaticano.

in Catholic News Service


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Até Lhos cantei :) Ai que Senhora tão bonita!
R.