segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Parar os jihadistas ou voltamos à pré-história - Cardeal Raï

O que está a acontecer por obra do Estado islâmico e de outros grupos fundamentalistas, reconduz-nos à pré-história, ao tempo em que ainda não havia nenhuma lei.

Queremos dizer ao mundo inteiro que nós, cristãos do Médio Oriente, não somos uma minoria: o estatuto de minoria não se aplica aos cristãos, aplica-se aos grupos étnicos, aos grupos políticos, aos grupos culturais. Somos a Igreja de Cristo presente no Médio Oriente. Portanto, não somos uma minoria! Há dois mil anos somos cidadãos de todos estes países do Médio Oriente, 600 anos antes dos muçulmanos. 

Vivemos com os muçulmanos 1400 anos e transmitimos-lhes os valores do Evangelho, os valores e a dignidade da pessoa humana, a sacralidade da vida humana. Mas também recebemos das tradições e dos valores dos muçulmanos: construímos uma cultura juntos, uma civilização juntos. Devo dizer ao mundo inteiro que a Síria, o Egipto, a Jordânia, a Palestina, o Iraque são culturas cristãs, com um fundamento inteiramente cristão. Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos!"

Cardeal Béchara Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas in radiovaticana.va


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto é verdade - o fundamentalismo religioso e o tradicinalismo radical, quaisquer que sejam, conduzem-nos à pré-história.